Intermodal Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Novo Centro de Distribuição da Ypê abraça tecnologias 4.0 sem deixar de valorizar força humana

Article-Novo Centro de Distribuição da Ypê abraça tecnologias 4.0 sem deixar de valorizar força humana

Novo Centro de Distribuição da Ypê abraça tecnologias 4.0 sem deixar de valorizar força humana.jpg
Diretor de Operações Logísticas da empresa, Iclacir Mascarello, apresentou o CD inaugurado em Amparo (SP) durante a 28ª edição da Intermodal South America

Em 2018, a Ypê - líder no segmento de produtos de limpeza e higiene no Brasil - iniciou um planejamento estratégico de sete anos que, entre outras iniciativas, resultou em um dos Centros de Distribuição mais modernos da América Latina. O diretor de Operações Logísticas da empresa, Iclacir Mascarello, esteve na 28ª edição da Intermodal South America para dar mais detalhes do funcionamento dessa estrutura pioneira.

Segundo o executivo, o CD de Amparo, no interior de São Paulo, tem operação quase 100% autônoma, com apenas o carregamento dos caminhões ainda dependentes da força de trabalho humana. A estrutura usa da chamada “tecnologia 4.0”, que integra o que há de mais moderno em robótica, inteligência artificial e big data para otimizar processos, automatizar a armazenagem e o transporte e ainda reduzir os desperdícios.

Isso inclui equipamentos como transelevadores para abastecer o armazém vertical, um processo de montagem dos pallets por robôs com comando de voz, e ainda um help desk com suporte 24 horas pós-venda. Ainda assim, segundo Iclacir Mascarello, a parte mais importante do projeto é o envolvimento e a tomada de decisão humana.

“Todas essas tecnologias favorecem o recebimento de pedidos com mais antecedência, o pré-armazenamento dentro do próprio centro de distribuição. Mas a dificuldade de execução desse projeto é muito grande, e para conseguirmos faturar todos os dias sem deixar o cliente desabastecido, entregando 2 milhões de toneladas por ano, a força e a inteligência humana são imprescindíveis. Tivemos o envolvimento irrestrito de todas as áreas da empresa, além de vários dos nossos fornecedores que também demonstraram interesse em conhecer e ajudar na implementação do CD. Sem isso, com certeza teríamos tropeçado no meio do caminho”, lembrou Mascarello.

Funcionários e robôs dividem protagonismo em Centro de Distribuição

A Ypê foi fundada em 1950, originalmente para produzir sabão em barra. Atualmente, a empresa tem 58% de participação de mercado nesse produto, além de 51% detergente lava louças. No total, a companhia fabrica mais de 400 produtos em 20 categorias, e eles estão presentes nas prateleiras de mais de 10 países na América Latina, Ásia e África.

Durante o painel “Case Ypê: Centro de Distribuição 4.0” que aconteceu no Interlog Summit da Intermodal South America, o diretor de Operações Logísticas da empresa explicou que o novo CD foi equipado em parceria com a empresa italiana Elettric80 SpA, detentora da tecnologia, e a montagem aconteceu durante o período da pandemia, com parte do time atuando de forma remota - e tudo isso se tratando de um projeto sigiloso.

Para que o processo fosse bem-sucedido, também foi necessário muito cuidado com as pessoas, com gestão de talentos e promoções e sem nenhum desligamento de funcionário devido ao projeto. O time ainda teve capacitação para a “revolução industrial 4.0” e um programa de idiomas para aprender inglês e espanhol. De acordo com Iclacir Mascarello, qualquer empresa precisa ter atenção a esses pontos para conseguir sobreviver e ter destaque no mercado em 2024.

“O objetivo do projdigital.intermodal.com.br/intralogistica/armazem-40-automacao-iot-e-inteligencia-artificialeto foi a melhora do nível de serviço aos clientes e também da nossa produtividade, e o resultado foi um espaço de 50 mil m² de área construída, abrigando mais de 300 funcionários e movimentando cerca de 500 a 600 carretas todos os dias, entre recebimento e expedição. Na Ypê, somos provocados todos os dias a encontrar formas de evoluir, e a transformação do CD foi disruptiva. Sem ela, não teríamos conseguido sobreviver”, explicou o executivo.

LEIA MAIS:

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar