O economista Pedro Brito, ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque em diversos setores e instituições. Um marco significativo em sua trajetória foi em 2007, quando assumiu a posição de ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos, consolidando-se como uma figura de referência no setor portuário. Atualmente, Brito ocupa o cargo de diretor-presidente de portos na CSN e tem como uma das suas responsabilidades, a gestão do terminal portuário Sepetiba Tecon.

Sr. Pedro, obrigado por falar conosco. Pode começar contando mais sobre sua trajetória na CSN e como é a sua atuação no Sepetiba Tecon?

Em 2016, dei início à minha trajetória na CSN com a missão de liderar dois grandes projetos: a construção da ferrovia Transnordestina e a prorrogação dos contratos de arrendamento dos terminais portuários da empresa, entre eles o Sepetiba Tecon. Nesse terminal, além do papel institucional, atuo na sua gestão assegurando a expansão de sua infraestrutura, aprimoramento da qualificação da mão de obra, diversificação e excelência dos serviços oferecidos.

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Como está atualmente a situação dos portos brasileiros?

Os portos brasileiros estão em ascensão. Conforme os dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o setor aquaviário atingiu um recorde histórico até outubro deste ano, com a movimentação de 966,3 milhões de toneladas. Esse número representa um aumento de 5,8% em comparação ao ano de 2021, quando o país registrou sua maior movimentação portuária. Já em relação ao mesmo período de 2022, foi constatado um incremento de 6,06%, totalizando 911,3 milhões de toneladas. Acredito que esse crescimento pode ser ainda maior, especialmente com os investimentos previstos em infraestrutura para transportes, conforme destacado no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com a prorrogação da vigência do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto). Essas medidas não apenas impulsionarão o setor portuário nos próximos anos, mas também fortalecerão toda cadeia logística, contribuindo para um crescimento econômico, sustentável e eficiente do setor.

Como o Sepetiba Tecon está se preparando para esse crescimento futuro do setor portuário?

Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais a infraestrutura do Sepetiba Tecon. Nosso processo de renovação do arrendamento portuário recebeu parecer favorável da Secretaria Nacional de Portos (SNP), e estamos comprometidos em investir cerca de R$ 1,2 bilhões na melhoria da infraestrutura do terminal. As obras e aquisições previstas incluem a ampliação do caís 270 m e do calado operacional para um total de 16,5 m, novos Portainers e Rubber Tyred Gantry Cranes (RTG). Todos estes investimentos visam não apenas ampliar a capacidade do terminal, mas também suprir as necessidades dos armadores possibilitando a operação simultânea de dois navios da classe New Panamax, atendendo às suas capacidades máximas de carregamento. Com essas melhorias, esperamos conquistar a posição de primeiro e último porto de escala na América do Sul e consolidar o nosso posto de terminal concentrador de carga de navios de cabotagem.

Ao fazer uma retrospectiva do Sepetiba Tecon em 2023, quais realizações o senhor ressaltaria como as mais significativas?

Encerramos o ano de 2023 com resultados positivos e celebrando as conquistas alcançadas pelo nosso terminal. Até novembro, movimentamos mais de 60 mil contêineres e 1,2 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos. Dentre as operações realizadas este ano, destaco a atracação do navio Cape Artemisio, que exigiu um calado com 15,30 m, um diferencial exclusivo do Sepetiba Tecon, que detém um dos maiores calados da Costa Leste da América do Sul e o maior da região sudeste, com 15,40 m para entrada e saída de navios porta-contêineres. Ressalto também as operações extra call de importação que movimentaram 800 contêineres e atestaram a nossa capacidade de atendimento as demandas do mercado. Nas operações de carga geral, destaco a diversificação de cargas operadas, como placas, bobinas, chapas, transformadores, madeira, granéis, entre outros, o que evidencia a versatilidade e amplitude dos serviços oferecidos pelo terminal.

Quais as ações e aquisições o Sepetiba Tecon realizou em 2023 ano para desenvolver ainda mais seu terminal portuário?

Nosso planejamento estratégico é dinâmico e o ajustamos conforme surgem as novas demandas. Atualmente, no nosso pátio operacional, pode-se observar uma significativa diversificação de cargas. Para atender com eficiência e agilidade às particularidades de cada operação, adquirimos seis novas empilhadeiras e ampliamos e capacitamos a equipe para operações envolvendo carga geral com características heavy lift e over size. Outra ação importante, foi a recente abertura do cadastro para estivadores, o que aumentará a oferta dessa mão de obra no terminal.

Em relação à mão de obra, poderia compartilhar alguma ação realizada em 2023 que considera um destaque?

Neste ano, qualificamos um grupo formado exclusivamente por mulheres para integrar a equipe operacional do terminal. Hoje esse grupo é responsável pela operação dos 15 RTGs que compõem a nossa infraestrutura.

Essa ação faz parte de um projeto do Grupo CSN que visa incentivar, ampliar e consolidar cada vez mais a presença feminina na operação e nas diversas áreas da empresa.

Quais são as expectativas do Sepetiba Tecon para 2024?

Estamos otimistas em relação ao ano que está por vir. Estabelecemos metas ambiciosas, almejando um crescimento de 46% nas operações de produtos siderúrgicos e outras cargas, além de um aumento de 27% nas movimentações de contêineres. Para alcançar esses resultados, contamos com diferenciais significativos, como a autorização para receber os navios da classe New Panamax com até 367 m de comprimento e acesso marítimo com calado de 15,30 m. Além disso, possuímos linhas ferroviárias com atendimento direto à retroárea, incluindo dois ramais para carga e descarga e dois para manobra. Ao mesmo tempo, manteremos o nosso compromisso contínuo com a satisfação dos nossos clientes atendendo as demandas do mercado de contêineres e expandindo a diversidade de produtos siderúrgicos e outras cargas em nosso terminal.

Acesse o link e saiba mais sobre a atuação do Sepetiba Tecon: https://www.linkedin.com/company/sepetiba-tecon-sa/