Um estudo realizado pela Harvard Business apontou que os conflitos são reduzidos em até 50% nas empresas que apostam na diversidade.

Apesar disso, a diversidade no transporte rodoviário ainda é pouco incentivada pelas empresas da área. São raras as mulheres e pessoas LGBTQIA+ que atuam no segmento, por exemplo.

Pensando em ajudá-lo a reverter essa situação e incentivar a diversidade na sua empresa, conversamos com duas especialistas no segmento:

  • Bruna Ferreira Vasconcelos: head of people na plataforma de recrutamento Relevo; e 
  • Patricia Ansarah: psicóloga e fundadora do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP).

Ambas as profissionais têm experiência em recrutamento e seleção, bem como no desenvolvimento de pessoas no setor logístico. 

Elas nos trouxeram algumas dicas para incentivar a diversidade no transporte rodoviário. Acompanhe!

1. Incentive a contração de mulheres e pessoas LGBTQIA+ 

Para ter mais diversidade na empresa, uma boa alternativa é a criação de vagas afirmativas. Tratam-se de políticas que trazem equidade de oportunidades para pessoas que pertencem a grupos historicamente desfavorecidos no setor, como acontece com as mulheres e com as pessoas LGBTQIA + no campo rodoviário.

Porém, ao adotar essa postura, alguns cuidados devem ser tomados para que a cultura organizacional acompanhe as mudanças.

Nesse sentido, Vasconcelos alerta: “Para transformar um lugar e lutar por vagas afirmativas, é preciso ter uma cultura que abrace as lutas sociais, de dentro para fora. Isso envolve a participação de todos os colaboradores, como um grande projeto coletivo, inclusive a liderança e time executivo.”

E complementa: “É um trabalho diário, que vem de ações principalmente educativas. Deve-se preparar as empresas para receber a diversidade, pois não adianta fazer um processo, trazer pessoas e elas não se sentirem parte da organização”.

Ansarah concorda e afirma que: “Culturas organizacionais que estão prontas para receber pessoas que tragam suas diferentes formas de pensar, são culturas que naturalmente facilitam a contratação sem qualquer distinção”.

2. Desenvolva programas de liderança femininas

Para desenvolver programas de liderança feminina nas empresas do setor rodoviário, Vasconcelos explica que existem dois passos a serem dados.

“Primeiro, é necessário um diagnóstico interno, para entender como está posicionada sua liderança em comparação às exigências do mercado de trabalho. A partir disso, é preciso olhar de perto os processos para identificar o que pode estar sendo uma barreira para o objetivo de mais representatividade”, diz a head of people.

Ansarah complementa e diz que, para que isso aconteça: “É fundamental que a empresa faça rodas de conversa, palestras de sensibilização ao tema e programas de capacitação envolvendo todos os funcionários, especialmente os tomadores de decisão”.

3. Busque meios para reduzir o preconceito e incentivar a diversidade no transporte rodoviário

Muitas vezes as mulheres e as pessoas LGBTQIA + se sentem desmotivadas a trabalhar no setor rodoviário por conta do medo de sofrerem preconceito por parte dos colegas homens e heterossexuais.

No entender de Ansarah, a melhor maneira de reduzir o preconceito é falar sobre ele com os colaboradores.

“Não há nada melhor do que abrir espaço de fala para todos, a fim de que os desconfortos sejam expressos tanto da parte de quem sofre o preconceito quanto da parte de quem não faz ideia de como isso se dá”.

A psicóloga acredita que, para isso, é necessário que a empresa tenha profissionais preparados para facilitarem esse tipo de conversa e o primeiro passo é incluir esse tema na agenda da organização.

4. Invista na capacitação de mulheres e pessoas LGBTQIA+ 

Investir em programas educativos para capacitar as mulheres e as pessoas LGBTQIA + para trabalhar com o transporte de cargas e outras atividades do setor rodoviário também é importante. Afinal, é necessário formar a mão de obra qualificada nesses grupos.

Vasconcelos, nesse sentido, orienta: “Busque aliados no tema! Existem diversos fóruns e grupos de discussão que são gratuitos para começar a se engajar em ações que contribuam para uma ambiente mais diverso.” 

Ela continua: “Procure consultorias e profissionais especializados e que tenham referência de mercado em projetos na temática em que você precisa”.

Com toda a certeza, a sua empresa terá muitos ganhos ao incentivar a diversidade no transporte rodoviário. Coloque em prática as dicas trazidas pelas especialistas entrevistadas e faça a diferença!

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