Ter eficiência logística é um desafio para as empresas que entregam e/ou recebem mercadorias em suas operações. O agenciamento de cargas é um processo que pode otimizar tais atividades.

Márcio Freitas, especialista em Gestão Estratégica de Operações e Relações Intraorganizacionais e docente do curso Técnico em Logística do Senac EAD, compartilhou conosco valiosas informações sobre o assunto. Saiba mais!

Entenda o que é e como funciona o agenciamento de cargas

Podemos definir o agenciamento de cargas como o processo de coordenar, reunir e administrar todas as fases logísticas do transporte de mercadorias.

Nas palavras de Freitas: “O agenciador de cargas, muitas vezes, trabalha como um consultor, que utiliza de seus conhecimentos para organizar, planejar e otimizar as rotas de entregas, sempre com foco na redução de custos e melhor eficiência”.

Ainda no entendimento de Freitas: “Uma vez escolhido o agenciador de cargas, a empresa terá que fornecer todas as informações sobre o seu processo e rotinas, incluindo as informações sobre os itens armazenados, volume transportado e distribuído.”

Ele prossegue: Isso se faz importante para que o especialista possa montar, criar ou aperfeiçoar o fluxo de operações”.

O professor do Senac EAD diz ainda que, após essa integração de informações e alinhamento de processos, o agenciador inicia o trabalho de roteirização das entregas, contratação de transportadoras e a busca de capacidade de transporte.

Na prática, o especialista em agenciamento de transportes monta um planejamento estratégico para que os produtos da empresa sejam transportados maximizando os resultados e minimizando os custos.

O agenciamento de cargas na intermodalidade

Quando o agenciamento de cargas exige operações intermodais, Freitas acredita ser necessário garantir que o especialista contratado entenda bem de todos os modais escolhidos para o transporte.

“O agenciador precisa ter conhecimento dos modais a serem utilizados, assim como a disponibilidade de rotas e a frequência de saída e chegada”, pontua o professor.

“Uma vez que esses conhecimentos estão alinhados, o agenciador trabalhará os prazos de entrega junto aos clientes da empresa e organizará os embarques, translado de produtos e as documentações de cada modal. Além disso, ainda fará o acompanhamento das cargas até o destino”, encerra ele.

Por falar em intermodalidade, você já parou para pensar que a utilização do transporte intermodal pode ser extremamente vantajosa para a sua empresa? Leia nosso artigo que fala sobre esse tema!