O uso de equipamentos elétricos é uma tendência para os processos de intralogística nos próximos anos. 

As empresas estão percebendo os benefícios de trocar as empilhadeiras movidas à combustão por modelos elétricos. Logo, o investimento na área está se tornando cada vez mais comum.

Falamos sobre esse tema com o professor de logística Roberto Lange. Ele nos trouxe a sua visão sobre as vantagens dos equipamentos elétricos na logística interna das organizações. Confira, a seguir!

Veja quais são os principais benefícios dos equipamentos elétricos para intralogística

Os equipamentos elétricos usados na intralogística são desenvolvidos com tecnologia limpa. Além disso, são mais silenciosos e com menor necessidade de manutenção preventiva.

De acordo com Lange, enquanto uma empilhadeira à combustão demanda cerca de seis manutenções anuais, um equipamento elétrico precisa apenas de uma. 

“Os ganhos dos equipamentos podem ser verificados em todos os setores, já que proporcionarão a otimização dos processos envolvidos”, diz o professor.

Ele cita algumas das principais vantagens, tais como:

  • precisão no controle e gestão de armazéns;
  • agilidade no atendimento de pedidos;
  • melhoria na gestão de transporte;
  • ganhos de produtividade;
  • redução nos custos de produção; e
  • redução de erros ou retrabalho.

A descarbonização logística com equipamentos elétricos

Os equipamentos elétricos surgem como substitutos dos modelos movidos à combustão, dessa forma reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Esse, portanto, é um dos grandes benefícios proporcionados às empresas que adotam as empilhadeiras movidas à eletricidade.

Na visão de Lange, “a adoção desses equipamentos contribui tanto na mitigação quanto na compensação de empresas e indústrias”.

O especialista também afirma que: “Outro ponto que deve ser destacado é a eficiência energética, já que o objetivo global é mudar ou adequar o volume de trabalho, com menor consumo de energia elétrica.” 

Ele prossegue: “Por isso, é preciso reforçar que a criação e implementação da norma ISO 50001/2011 foi desenvolvida para incentivar as empresas a produzirem e consumirem energia de forma sustentável, por intermédio do Sistema de Gestão de Energia (SGE)”. 

Os principais equipamentos elétricos para a intralogística

Lange explica que os equipamentos elétricos que compõem o setor de intralogística são parte de um sistema que apresenta um papel importante na movimentação interna de produtos em fábricas, centros de destruição, aeroportos, hospitais e serviços de encomendas.

Assim sendo, os equipamentos prioritários movidos à eletricidade são empilhadeiras, transpaleteiras, selecionadoras e rebocadores.

Com a adoção desses itens, as empresas conquistarão mais resultados positivos em suas operações, já que os custos serão reduzidos. Estratégias de marketing verde, explorando a utilização de alternativas mais sustentáveis nos processos também poderão ser realizadas. 

E, por falar em sustentabilidade, que tal baixar agora o nosso conteúdo e-book Logística reversa: contribuição para os negócios e a sustentabilidade: