Em junho de 2022, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, declarou em um evento que o projeto de Marco Legal das Hidrovias será entregue ao Congresso até o final deste ano.

Apelidado de BR dos Rios, o projeto pretende incentivar a navegação nos rios brasileiros, reduzindo a dependência do modal rodoviário na logística nacional.

A professora Célia Kazuko Kinochita, pesquisadora e professora de cursos de Logística do Senac São Paulo, nos cedeu entrevista sobre o assunto. Confira!

Entenda o que é a BR dos Rios

“A BR dos Rios é um projeto de estímulo ao transporte na navegação interior, realizado em rios, canais, lagoas, enseadas, baías e angras. Ele pretende atrair investimentos e ampliar a participação das hidrovias na matriz de transportes nacional”, explica Kinochita.

Segundo a professora, a ideia surgiu após debates que resultaram na aprovação da Lei nº 14.301/22, que ficou conhecida como BR do Mar, que trata do incentivo ao transporte por cabotagem.

Kinochita também acredita que o projeto tem grande relevância para que o transporte marítimo seja valorizado e incentivado pelas empresas brasileiras.

“O transporte hidroviário ainda carece de leis específicas que regulamentem o setor, bem como sua integração com outros modais. Isso causa insegurança jurídica à iniciativa privada, o que dificulta o aporte de investimentos e o crescimento da navegação interior no Brasil”, opina a docente do Senac São Paulo.

Principais propostas da BR do Rios

A principal proposta da BR dos Rios, segundo Kinochita, é incentivar o transporte por meio dos rios, considerando que a navegação interior movimenta apenas cerca de 5% do total de cargas no país. 

Assim sendo, o  objetivo do projeto é obter, no mínimo, um incremento de 3% até 2035. Sobre tal meta, a pesquisadora opina: 

“Para tanto, é necessário estabelecer leis e regulamentações para atrair investimentos privados ao setor. Com isso, seria possível viabilizar novas hidrovias e ampliar as que já se encontram em atividade, integrando-as aos modais marítimo, rodoviário e ferroviário”.

Impactos da BR dos Rios para a logística brasileira

Kinochita acredita que a BR dos Rios trará impactos bastante positivos para a logística brasileira. Entre eles, a especialista destaca:

  • Melhor aproveitamento da malha viária;
  • Maior competitividade em termos de preços ao consumidor final;
  • Melhora de índices de sustentabilidade, como a redução de emissão de CO2;
  • Redução do custo total de transporte;
  • Diminuição dos gargalos de escoamento de produção;
  • Entre outros.

Como comentamos, a expectativa do Governo Federal é de que o projeto seja apresentado ao Congresso Nacional até o final do ano. Quando isso ocorrer, os deputados federais e os senadores definirão se ele será ou não implementado.

Além da BR dos Rios, também está se discutindo muito sobre a integração entre os portos brasileiros e as ferrovias. Leia também nosso conteúdo sobre o tema!