Presente na Intermodal 2023 a convite da ABRALOG – Associação Brasileira de Logística, a AFILOG, Associação de Logística Francesa, deu alguns exemplos sobre o uso da logística em grandes centros no país europeu.

Em uma das palestras nas quais a entidade participou, Diana Diziain, diretora da AFILOG, falou sobre alguns cases que a associação tem desenvolvido no país e suas utilizações para uma melhor configuração da logística urbana em Paris.

A associação reúne cerca de 130 empresas do setor imobiliário e de logística urbana na França, entre os quais importantes operadores como Carrefour, GLP e Prologis, entre muitos outros.

Siga conosco para saber mais dos exemplos apresentados por ela!

Capela Internacional SOGARIS

Diziain começou apresentando a operação da Capela Internacional SOGARIS, em Paris, que tem como particularidade estar próximo à via férrea.

“Para a logística urbana é algo ainda mais virtuoso quando conseguimos fazer uma logística multimodal. Para dar uma ideia da localização, a Capela se situa muito perto de Montmartre, do coração histórico de Paris, o que é excepcional, pois em uma cidade muito densa temos cada vez mais dificuldades de encontrar lugares adequados para a logística”, ressaltou.

Ela prosseguiu: “Essa operação é única pelo fato de sua integração se dar em um bairro misto de habitações e escritórios. Um dos desafios dessa operação foi sua integração ao lado de outras programações dessa zona de atividades.”

Diziain citou aspectos como o uso de luz natural e a integração da logística urbana multimodal entre os transportes ferroviários e rodoviários, além de um espaço público esportivo gerenciado pela prefeitura funcionando dentro do prédio, que está em uma localização de grande importância para a cidade.

“Estamos em um local relativamente grande, com 33 mil metros quadrados, e o terminal ferroviário concebido para atender dois trens que ainda não estão implementados hoje pelo fato da rede ferroviária estar saturada. Quando regularmos essa questão, poderemos utilizar este terminal ferroviário”, relembrou ela.

A especialista comentou ainda que o projeto conta com um data center e um restaurante no edifício, além de uma superfície verde, que torna a construção algo único na cidade de Paris.

Operação Air2 da Vailog e IKEA Madeleine

Abordando o segundo projeto no qual a AFILOG atuou, Diziain contou mais sobre a Operação Air2 da Vailog, pertencente ao Grupo SEGRO, que fica situada no Porto de Gennevilliers. 

Juntamente está localizado o IKEA Madeleine, próximo à Ópera de Paris, onde a famosa empresa de móveis e produtos domésticos realiza parte de suas operações na capital francesa.

“Este prédio também tem luz natural, o que para a qualidade de trabalho é algo muito importante. Temos assim tentado fazer com que os locais logísticos na França sejam mais agradáveis e funcionais”, disse.

Por fim, Diziain também deu o exemplo de outro projeto logístico na mesma região portuária, de quatro andares, que com 90 mil metros quadrados permitirá operações independentes para os locatários. Ela explicou mais:

“É importante sublinhar que o porto será equipado com um pontão que permitirá o tráfego de mercadorias fluviais, possibilitando assim que o fluxo possa ser gerenciado de forma divisível em células de seis mil metros quadrados no prédio.”

Acesse a plataforma da Intermodal e assista à apresentação completa sobre como a logística urbana tem contribuído com um last mile mais eficiente na França!