Localizado no noroeste chinês, o Porto de Tianjin se ergue como um ícone da revolução digital na logística. Isso porque, em 2019, o governo do país implementou um sistema de automatização com inteligência artificial que possibilitou uma verdadeira transformação nos terminais,

Atualmente, mais de 140 rotas entrelaçam-se nesse centro de inovação, com capacidade para 25 milhões de contêineres. Além disso, tem se mostrado mais eficiente e totalmente sustentável.

Michael Chen, diretor de Comunicação Corporativa da Huawei América Latina e Caribe, falou com a gente sobre o assunto. A seguir, veja mais informações sobre esse interessante case internacional.

A importância do Porto de Tianjin no comércio internacional

Em conversa com nossa equipe, Chen explicou que o Porto de Tianjin é uma aliança estratégica entre a Huawei, a TPG e a China Mobile.

Nas palavras do diretor, “gêmeos digitais, direção autônoma, 5G, nuvem e internet das coisas convergem para criar um ecossistema logístico sem precedentes”. 

Com mais de 76 patentes geradas, o Porto de Tianjin se torna assim um símbolo de excelência tecnológica no setor da logística marítima.

Conforme relatado por Chen, a automatização do porto abrange desde guindastes de embarque e desembarque até caminhões transportadores de contêineres. Tudo isso tem resultado em uma eficiência notável. 

Nas palavras de Chen: “O terminal inteligente permite 20% mais eficiência em relação ao porto manual na gestão de contêineres”.

Logística em Tianjin: embarque, descarga, armazenamento e transporte de mercadorias no porto chinês

Em Tianjin, a revolução logística atinge novos patamares, transformando o processo de embarque, descarga, armazenamento e transporte de mercadorias no maior porto artificial do mundo.

Segundo Chen, o transporte autônomo atinge o seu auge com a condução autônoma L4, uma conquista notável que, de acordo com o especialista, “não requer nenhuma interação humana na operação de veículos”. 

O representante da Huawei também afirma que uma frota de 76 Veículos Guiados Inteligentes (VGIs) colabora harmoniosamente, impulsionada por operações centralizadas em nuvem.

Os desafios do transporte horizontal convencional são confrontados com inovação a partir do Sistema de Transporte Horizontal Inteligente da Huawei. Chen aponta para cinco recursos fundamentais:

  1. Planejamento global de rotas: “A Huawei projetou um algoritmo de planejamento de trajetórias na cinemática dos veículos, que garante que cada um permaneça em seu caminho. O algoritmo permite que vários VGIs façam curvas suavemente, estejam eles seguindo em uma direção ou em outra. 

Essa é a chave para uma cooperação multi-veículos segura e eficiente. A solução também apresenta planejamento dinâmico de caminhos curtos na nuvem, respondendo a uma infinidade de operações do terminal e ajustando tarefas em tempo real”;

  1. Posicionamento de alta precisão: “A Huawei usa BeiDou (um sistema chinês de navegação por satélite), mapas 5G e HD, juntamente com assistência de detecção na estrada, para garantir alta precisão do posicionamento no nível da pista. 

Como resultado, 90% dos guindastes de cais se alinham com sucesso na primeira tentativa, melhorando significativamente a eficiência operacional”;

  1. Plataforma de condução inteligente MDC: “O Huawei Mobile Data Center (MDC) atualizado oferece garantia de nível automotivo, incluindo potência de computação máxima e longa vida útil. 

Também simplifica as atividades de Operação & Manutenção, fornecendo hardware padronizado”;

  1. Integração do sistema central: “Além dos sistemas de serviços centrais, como o Terminal Operating System (TOS), o Sistema de Transporte Horizontal Inteligente da Huawei pode se interconectar rapidamente com outros sistemas de serviços periféricos como, por exemplo, o sistema de gerenciamento de cobrança. 

Com o algoritmo de despacho de cobrança inteligente da Huawei, os VGIs são carregados no melhor momento, evitando interrupções nos serviços da frota. 

Outro exemplo é o algoritmo de despacho inteligente de interseção, com o qual os portos podem definir políticas de tráfego para garantir o acesso adequado por reboques de tração manual e caminhões autônomos”;

  1. Desacoplamento nuvem-veículo: “A Huawei desacopla a nuvem dos veículos por meio de um ecossistema aberto. Como resultado, a solução pode suportar uma ampla gama de modelos de veículos de direção inteligente, tornando-os mais rentáveis e mais fáceis de conduzir. 

Caso ocorra uma falha do VGI, um operador pode assumir remotamente as operações. Para uma solução de condução autônoma regular, a taxa de falha de serviço é de cerca de 5% a 6%. Com a solução da Huawei, é inferior a 0,1%, garantindo operações mais seguras.”

Projetos bem-sucedidos no Porto de Tianjin

Ao ser questionado sobre projetos bem-sucedidos no Porto de Tianjin, Chen diz que isso pode ser mensurado a partir dos inúmeros resultados positivos que as soluções trouxeram. 

“Hoje o porto utiliza 60% menos funcionários. Os motoristas, atualmente, operam os caminhões remotamente, e, portanto, não estão expostos a situações de risco, insalubres ou que possam prejudicá-los de qualquer maneira. A solução também reduziu os custos de operação em 30%”, exemplifica o diretor da Huawei.

Ele também comenta que “a solução também deixou o porto mais sustentável”, segundo Chen, “além de produzir sua própria energia renovável, suplementando fontes mais tradicionais de energia, o porto consome 17% menos energia no geral”. 

Chen acredita ainda que o sucesso do Porto de Tianjin pode ser visto como um grande exemplo para outros países. 

A tecnologia, sem dúvidas, traz grandes benefícios para a logística, que refletem em melhorias para as empresas e os clientes por elas atendidos.

Para seguir aprendendo sobre a área, confira nosso conteúdo sobre 10 maiores portos mundiais e suas curiosidades!