A Raízen é uma empresa integrada de energia e referência global em bioenergia. Com um ecossistema integrado, que vai desde o cultivo e processamento da cana até a comercialização e logística, oferece serviço para todo o sistema em diversos tipos de energia e prossegue com a distribuição de combustíveis.
A rede de revendedores alcança mais de sete mil postos com a marca Shell. Atua no varejo de conveniência com os mercados OXXO e as lojas Shell Select. ”Somos responsáveis por toda a movimentação física do produto, da origem até o cliente final. Essa interface entre os modais é fundamental para fazer a roda girar”, diz.
Cases de logística
O executivo citou como exemplo o case Santarém, que habilita navios de longo curso, criando diferencial competitivo na região que, com maior capacidade de escoamento, ganha mais flexibilidade.
A base de distribuição dos terminais portuários de Santarém e Belém abastece as regiões Norte e Centro-Oeste atendendo o crescimento da demanda do setor agrícola gerada pela maior produção de soja e milho.
Já dentro dos Programas de Práticas de Intervenção, a Raízen mantém treinamentos contínuos e fortalece uma cultura de valorização das pessoas. “Hoje esse profissional sabe lidar com a interface em todos os pontos da cadeia, sem ficar limitado a uma área específica e essa melhor gestão entre as interfaces gerou redução de tempos operacionais e no valor da conta frete como um todo”, diz.
De acordo com o executivo, alguns pontos merecem destaque, como um melhor posicionamento da cadeia entre oferta e demanda, criação de sinergia com seus parceiros e organização da cadeia buscando a interface entre os modais. “A empresa gerencia um ambiente complexo e essas relações são fundamentais”, avalia.
Tecnologia logística
Nas Operações Inteligentes, com supervisão remota com o uso de IA, 100% da frota contêm dispositivos de rastreamento de segurança, como monitoramento de fadiga, por exemplo, em que todos os caminhões que prestam serviços para a Raízen são controlados por telemetria que acompanha o desempenho de cada motorista, monitorando as velocidades, jornadas e pausas essenciais para descanso. E com o Programa Integra, 70% das operações são digitalizadas em tempo real, as operações são acompanhadas de maneira muito mais automática, conseguindo melhor controle da cadeia, que identifica, por exemplo, os caminhões ociosos.
Segurança logística
Com foco na segurança viária, a Raízen promove o Rodeio de Caminhões, competição cujo objetivo é incentivar e promover as melhores práticas de segurança viária entre os motoristas que transportam para a Raízen por todo o Brasil.
A competição busca valorizar os motoristas que se destacaram em segurança durante o ano, avalia as habilidades desses motoristas de caminhão e premia a busca constante pela meta Zero Acidente.
Os motoristas com as melhores marcas de segurança e zero acidentes participam das etapas regionais, e são desafiados a mostrar suas habilidades em testes teóricos e práticos, como precisão de manobras, curvas com cones, estacionamento e parada.
Os melhores são premiados com estadias para um fim de semana em um resort com toda a família, onde participam da grande final do rodeio, concorrendo a grandes prêmios.
Ainda com foco na segurança, a Raízen também promove o Desafio de Brigadas de Incêndio que incentiva a integração das equipes de resposta às emergências nos terminais e bases em aeroportos.
Os profissionais simulam operações de carregamento e descarga de combustível com caminhão-tanque em plataforma operacional, com emergências envolvendo derrame de produto, incêndio e resgate de vítimas.
“A premiação para as melhores brigadas do Brasil leva as equipes para uma competição saudável. Estamos prestes a comemorar a meta Zero acidentes nos últimos quatro anos, o que muito nos orgulha”, diz o executivo.
Desenvolvimento social
Já uma iniciativa da Raízen no sentido de contribuir para o desenvolvimento social das localidades onde a empresa está presente é o programa VOAR: Voluntários em Ação Raízen. Promove o Desafio VOAR, uma competição entre equipes que, na terceira edição, teve mais de dois mil voluntários inscritos e foram beneficiadas mais de 40 escolas e instituições. As equipes arrecadaram e doaram mais de 37 mil itens, impactando mais de 10 mil pessoas.
Veja também:
- “Podemos dar saltos gigantescos com investimentos públicos e privados em infraestrutura”, Tarcísio de Freitas
- Desenvolvimento tecnológico e sustentável dos portos nacionais é pauta da Intermodal South America
- Recorde de Público: Intermodal South America 2024 supera todos recordes das edições anteriores
Quer rever os principais assuntos da 2ª Interlog Summit na Intermodal 2024? Baixe gratuitamente o report que preparamos!