A exportação de produtos brasileiros para os países muçulmanos têm crescido de forma considerável, especialmente no setor alimentício.

Por conta disso, cresce também o número de organizações brasileiras interessadas em obter a Certificação Halal.

Isso se justifica porque os países muçulmanos em geral apenas aceitam importar produtos que são certificados com esse selo. Logo, estamos diante de um pré-requisito para quem deseja atender este mercado de grande importância.

Para entendermos mais sobre a Certificação Halal, conversamos com Ana Paula Morais Boteon de Lima, que é graduada em Comércio Exterior, mestre em Administração de Empresas e professora do curso de Tecnologia em Comércio Exterior do Senac EAD.

Confira mais sobre o tema abaixo!

O que é a certificação Halal?

“A Certificação Halal é um processo em que uma organização islâmica devidamente reconhecida pelo governo qualifica uma indústria para produzir, armazenar e comercializar produtos destinados aos consumidores muçulmanos”, explica Lima.

Ou seja, trata-se de um documento que comprova que um determinado produto cumpriu com todas as regras e procedimentos de fabricação exigidas para exportação.

A importância dos países muçulmanos no comércio exterior brasileiro

Lima explica que os países muçulmanos têm uma grande relevância para o comércio exterior brasileiro, em especial no que refere a produtos agrícolas e da pecuária em geral.

“Esse mercado consumidor tem crescido consideravelmente e estar preparado para atendê-lo é fundamental. A Certificação Halal é extremamente importante para a inserção dos produtos nesse mercado”, comenta a especialista.

Veja como obter a Certificação Halal

Tendo em vista a relevância do mercado muçulmano para o comércio exterior brasileiro, muitas empresas têm despertado o interesse em obter a Certificação Halal. Lima explica mais sobre ela:

“A certificação é mais comum para a indústria, porém o setor de logística também pode solicitá-la. Basta procurar uma entidade certificadora e solicitar o documento. A empresa solicitante fornecer todas as informações solicitadas pela certificadora”.

A professora de Comércio Exterior também diz que são várias as etapas que devem ser percorridas para tirar a Certificação Halal. No entanto, ela resume em três passos:

  1. Solicitação da Certificação;
  2. Análise de todos os documentos;
  3. Realização da auditoria.

Uma vez que a empresa obteve a Certificação Halal, poderá firmar negócios com organizações islâmicas, aumentando assim o seu potencial de lucros e mercados.

Para esclarecer possíveis dúvidas, bem como consultar a lista de documentos necessários para obter a Certificação Halal, Lima recomenda o contato com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).

Se você atua com comércio exterior e quer seguir se informando, confira também nosso conteúdo sobre os principais corredores logísticos de exportação no Brasil!

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