A logística é fundamental para qualquer empresa, independente do segmento em que atua e do formato que utiliza para realizar os seus negócios. É por isso que contar com um parceiro logístico é fundamental.

Koffi Amouzou, coordenador do curso superior em Logística da Faculdade Unyleya, explica que gerir a cadeia de logística é muito mais do que controlar a movimentação dos produtos ou mercadorias de um lugar para outro.

Ele aponta que os erros cometidos nesse setor podem levar uma empresa a ter sérios problemas, colocando em risco suas operações e a sua manutenção no mercado. É por isso que, ao buscar parceiros logísticos, é necessário ser criterioso.

3 dicas para escolher um bom parceiro logístico para o seu negócio

A escolha de um bom parceiro logístico colabora para a redução de custos logísticos tais como: fretes, transportes, armazenamento e estoque de produtos, manutenção etc.

Para não errar na escolha do parceiro, Amouzou elencou algumas dicas. Confira!

1. Mantenha um registro dos lead time

O lead time é conhecido como o tempo de atravessamento, ou seja, o tempo que decorre entre o pedido e a entrega.

O professor da Unyleya orienta: “É importante que antes de contratar um parceiro logístico, que se encarregará de realizar as entregas, se tenha o histórico dos registros de entrega do parceiro para verificar se ele se compromete aos prazos, pois, a única coisa que pode deixar seus clientes frustrados são os atrasos registrados”. 

2. Segmente os clientes para identificar os tipos de frete que necessita

Na cadeia de distribuição é consenso de que identificar o perfil e as necessidades de seus clientes é algo importante para se oferecer uma boa experiência de compra, conquistá-los e conseguir sua retenção. Para tanto, é necessário identificar o perfil de compra dos consumidores e avaliar quais tipos de fretes seu negócio deve oferecer, de maneira a atender de forma eficiente as necessidades levantadas com a maior eficácia possível.

“O perfil de consumo é, de forma básica, o conjunto de informações que determinam o padrão de compra dos consumidores e os classifica, de acordo com: faixa etária; gênero; renda; crenças; localização; frequência de compras; valor médio de cada compra; itens de preferência e outros”, explica Amouzou.

Com esse perfil traçado, fica mais fácil escolher um parceiro que cumpra com as necessidades de seus clientes.

3. Verifique se o parceiro dispõe de um sistema de controle das modalidades de frete

“Dispor de um sistema de controle de modalidades de frete, possibilita que o acompanhamento das entregas pelo parceiro logístico, ocorra de forma automática durante os diversos processos, agilizando as tarefas e garantindo a fidelidade das informações”, diz Amouzou.

O especialista explica que existem cinco modalidades de fretes que podem ser controlados por meio de sistema operacional de controle de informação. São eles:

Frete econômico

O valor de frete que incide na compra é o mais baixo disponível para o tipo de produto oferecido. É a modalidade ideal para clientes que querem pagar menos pela entrega e não se importa em demorar mais para receber o que comprou.

Frete normal

O valor está dentro da média praticada no mercado e o prazo é muito menor do que o do frete econômico. É ideal para quem deseja receber a compra em um tempo razoável.

Frete de urgência

Essa modalidade é mais voltada para clientes que têm urgência em receber seus pedidos, como no caso de compras de última hora. Em contrapartida, o valor é superior aos demais.

Same day delivery

Nesse caso, as entregas são feitas no mesmo dia da compra e o cliente paga bem mais por isso. No Brasil, o serviço é mais popular nas capitais.

Descontos a partir de valor de compra

Essa modalidade é adotada por muitos e-commerces, como estratégia de promoção. Funciona assim: a partir de determinado valor, o cliente paga apenas uma parte, ou fica isento do frete.

Manter um sistema de controle das modalidades de frete, transparente, bem como oferecer essas modalidades de fretes para os clientes, é algo de grande diferencial. Por isso, verifique isso ao escolher o parceiro logístico.

Outra tendência na logística e que você pode questionar possíveis parceiros sobre o assunto, é o milk run. Saiba mais em nosso artigo que trata do assunto!