A relação entre embarcador e armador é de extrema importância para o comércio e a logística como um todo, já que, ao manter os processos em sincronia, é possível alcançar melhores resultados e ganhos para todo o setor de Comex.

Enquanto o embarcador é a empresa ou pessoa que contrata o serviço de frete marítimo, o armador é o profissional ou organização responsável em realizar as operações dos navios de transporte, garantindo que tudo esteja em ordem.

Para sabermos mais sobre como ter uma melhor relação entre embarcador e armador, conversamos com Alexandre Ferrari, Gerente de Operações da Embrareb Soluções Marítimas – Empresa Brasileira de Cabotagem e Longo Curso, companhia com mais de 25 anos de atuação no segmento.

Confira mais sobre como otimizar este relacionamento abaixo!

As responsabilidades do embarcador e do armador

“As responsabilidades do embarcador e transportador são embasadas no Código Civil e Comercial brasileiro, assim como em leis e normas subsidiárias”, explica Ferrari.

O especialista destaca ainda que é preciso ter um contrato pré-estabelecido entre o contratante e o contratado, confirmando assim as responsabilidades de cada parte.

“A relação comercial/operacional se baseia em primeiro estágio no contrato de transporte firmado entre as partes. Este contrato define o objeto, valores, responsabilidades, direitos e deveres, seguros, fórum para discussão legal, dentre outros”, comenta o entrevistado.

Ferrari observa que a empresa onde atua, a Embrareb, trabalha com o modelo de contrato “BIMCO”, que define em cláusulas todo o universo contratado. O especialista destaca que o modelo de contrato utilizado é internacional e com ampla aceitação no mercado de shipping, com mais de 300 anos de aplicação.

Por que manter um bom relacionamento entre o embarcador e o transportador?

Segundo Ferrari, “o bom relacionamento comercial entre embarcador e transportador está implícito nas relações comerciais estabelecidas.”

O especialista destaca que, para tornar esta relação entre embarcador e armador mais eficaz, é preciso ter o serviço contratado como foco principal nas ações que envolvem todo o processo de embarcação, despacho e entrega.

“A Embrareb, como transportadora, sabe que presta um serviço complementar ao negócio maior do embarcador, ou seja, o embarcador é o protagonista e principal do negócio”, comenta Ferrari.

Comentando sobre o que deve ser feito para que esse relacionamento se dê da melhor forma, o entrevistado destaca alguns parâmetros que devem servir como guia em toda a relação entre contratante e contratada.

“Um bom fluxo de troca de informação, conhecimento da atividade realizada por um e outro, planejamento estratégico prévio, briefing e debriefing, logística direta e reversa envolvidas, avaliação de risco em toda a operação, monitoramento contínuo do serviço em andamento e a interação entre as equipes envolvidas são requisitos maiores neste relacionamento”, diz ele.

4 dicas para melhorar a relação entre os embarcadores e armadores

A nosso pedido, Ferrari apontou quatro dicas que ajudam a melhorar essa relação tão importante para o setor logístico. Confira:

  • Relação de ganho mútuo

“A relação sempre deve ser baseada no ‘win-win’, ganha-ganha. Margens e resultados positivos são indiscutíveis e mutuamente considerados para o resultado final da parceria.”

  • Objetivos da empresa 

“O cliente é a razão do negócio, e nele se baseia todo o universo comercial/operacional. Prestar serviço a um cliente é garantir a qualidade e integridade do produto transportado, a sua eficiência na distribuição ao consumidor final. É ser parceiro e profissional.”

  • Eliminar ruídos de comunicação 

“Toda relação profissional é feita por pessoas, envolve processos, protocolos, ações continuadas e um firme e permanente canal de comunicação para correção de desvios, adequação de ações, alteração de timing e intervenção no processo quando for preciso; Informação e comunicação são ferramentas imprescindíveis ao bom negócio na parceria estabelecida. Zero ruído é a meta!”

  • Integração de processos com a tecnologia 

“O mundo digital e suas ferramentas integram de forma obrigatória uma logística profissional e eficiente na relação operacional e comercial no transporte de cargas.  A escolha de uma plataforma, o seu desenvolvimento, a sua operacionalidade e eficiência são determinantes no processo e num projeto vencedor.”

Por isso, lembre-se: ter objetivos e obrigações estabelecidas em contrato e comunicação direta e sem amarras são pontos essenciais para que essa relação entre embarcador e armador se dê da melhor forma, trazendo os melhores resultados tanto para quem despacha mercadorias quanto para quem realiza o frete.

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