Um dos períodos mais aguardados do ano pelos comerciantes e consumidores, a Black Friday é também uma excelente oportunidade para o setor logístico.

Além disso, com o avanço cada vez mais expressivo do comércio online, aumentou também a demanda para entregas cada vez mais eficientes e rápidas. E tal crescimento é evidente em números.

Em 2021, a Black Friday alcançou um faturamento total de R$ 5,419 bilhões, registrando um aumento de 5,8% em relação a 2020, segundo levantamento da consultoria Neotrust divulgado pelo portal G1.

Mas como preparar o setor logístico para a Black Friday em um momento em que tanto os clientes quanto as empresas dependem de uma atuação cada vez mais assertiva do segmento?

Confira abaixo algumas dicas para otimizar seus processos logísticos para a Black Friday 2022!

Identifique e corrija gargalos no processo logístico

Quando falamos de melhorar algo, o primeiro questionamento que possivelmente nos vêm à cabeça é “por onde devo começar?”. Pensando nisso, uma ação de extrema importância é identificar quais são os gargalos de seu processo logístico.

Melhorar o fluxo de despacho e entrega, ajustar cronogramas e otimizar processos são alguns dos aspectos que se enquadram neste sentido. Como exemplo, está a rastreabilidade, o controle das demandas e a integração das etapas logísticas.

Uma forma de trazer mais eficiência neste momento é contar com uma solução que permita mais acuracidade na cubagem, equipamentos que permitam o processamento de encomendas de forma ágil e automática e, até mesmo, sistemas de roteirização e frotas.

Além disso, contar com um sistema de gerenciamento de demandas entre departamentos pode auxiliar a equipe a receber e organizar demandas. Outra estratégia, é contar com sistemas que permitem o rastreamento e cadastramento de objetos para envio, incluindo tickets de entrega, com métricas de eficiência, otimização da gestão e acompanhamento dos processos. Como os equipamentos da Linha OneShip.

Uma dica é utilizar o PB One Service , sistema de gerenciamento da Pitney Bowes que permite mais produtividade para equipes, ou o PB One Tracking, sistema de rastreamento e controle de entregas.

Tome cuidados específicos no processo de preparação e embalagem dos produtos

Agora que você já sabe como tornar o processo inicial mais integrado, chegou a hora da estrela do show: o produto.

Segundo a Neotrust, o tíquete médio nacional das compras da Black Friday de 2021 foi de R$ 711,38, o que representa um valor 6,4% superior ao ano anterior.

Considerando o valor, é possível perceber que tais mercadorias são, muitas vezes, feitas de materiais delicados, especialmente quando falamos de eletrônicos. Por isso, todo o cuidado é essencial.

Para que o setor logístico esteja preparado para a Black Friday é preciso tomar cuidados vitais que envolvem o adequado manuseio e embalo das mercadorias de acordo com seus pesos e dimensões.

Neste sentido, é possível contar com soluções que tornam o processo mais seguro e ágil, como nas facilidades oferecidas pela linha OneShip da Pitney Bowes.

Organize sua área de transportes para a Black Friday 2022

Com riscos mitigados e o manuseio dos produtos ajustado, é hora da parte mais importante para o setor logístico: a entrega.

Com a grande oferta e demanda de produtos comercializados na Black Friday, é preciso ter um controle minucioso do que, e como, está sendo entregue. Por isso, lembre-se de estar de olho em fatores que possam tornar esta etapa mais produtiva.

Para tornar a operação logística mais eficiente, é preciso incluir ações como:

  • Garantir a precisão no processo de cubagem para otimizar custos de frete e otimização de frotas;
  • Implantar soluções com processamento rápido de encomendas atender altos volumes de demanda Implantar equipamentos com integração segura aos sistemas mais utilizados no mercado
  • Garantir que a separação de pedidos será ágil e automática permitindo que o last mile seja eficiente
  • Utilizar sistemas que permitem o registro, rastreamento e gerenciamento da expedição para a otimização de processos .

Prepare sua logística reversa para a Black Friday

Um tema que passou a ser primordial no setor logístico é a logística reversa. Isso porque conforme o mercado de compras virtuais se aqueceu, aumentou também a necessidade de um sistema de retorno de mercadorias eficiente.

Se todo o processo que envolve a preparação, manuseio, embalo, rastreamento e entrega da mercadoria já são de suma importância, ter um controle de como tais mercadorias podem eventualmente ser devolvidas ou trocadas é também vital.

Existem duas estratégias que podem auxiliar neste momento. A primeira é a utilização de lockers entre centros de distribuição e min hubs para que a troca de produtos seja mais rápida e o uso de transporte seja otimizado, agilizando o retorno ao cliente.

Já a segunda é a utilização de equipamentos de cubagem e separação de encomendas, que permitem mais agilidade no controle de estoques e facilitam as equipes que ficam na armazenagem a realizarem a troca com menos risco de erros manuais.

Encontrando a melhor solução para o setor logístico na Black Friday 2022

Ao longo deste artigo você viu algumas oportunidades para sua empresa estar preparada para o grande fluxo que envolve a Black Friday.

O setor logístico é a alma do comércio moderno, e ter um sistema bem organizado e completo é a chave para o sucesso.

Se você quer tornar tais processos ainda melhores, conheça as soluções da Pitney Bowes para otimizar a sua área logística!