No cenário da logística, eficiência e agilidade são palavras-chave. Neste sentido, a tecnologia emerge como uma força transformadora, redesenhando completamente as regras do jogo.

Desde a automação dos processos até a análise avançada dos dados, a tecnologia está redefinindo as operações logísticas em todos os níveis, impulsionando a inovação e a otimização em uma escala sem precedentes.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, conversamos com Marcelo Lemos, CEO da empresa Frota 162. Acompanhe para saber mais!

Utilização de diferentes tecnologias no gerenciamento de frotas

A integração de diferentes tecnologias vem transformando a forma como as empresas gerenciam as frotas ao permitir uma visão mais abrangente e em tempo real das operações.

Segundo Marcelo Lemos, hoje em dia, sistemas integrados são capazes de coletar dados de diversos dispositivos e fontes, proporcionando uma visão mais completa das operações e, consequentemente, decisões mais assertivas, eficientes e ágeis.

“Nós atuamos em duas frentes no que diz respeito às interações: fornecemos integração com nossos dados e também conseguimos integrar com outros sistemas, como o de telemetria, por exemplo, com a finalidade de trazer ainda mais valor para nossos clientes”, explica. 

Ele cita como exemplo a integração com o sistema do Senatran (antigo Denatran). Desta forma, os clientes da Frota 162 conseguem pagar as multas de trânsito de forma adiantada com até 40% de desconto.  

Principais benefícios e desafios dos sistemas de gestão de frotas

Sobre as vantagens de utilizar os sistemas de gestão de frotas, o especialista cita alguns principais:

“Os benefícios incluem a melhoria da eficiência operacional, redução de custos, aumento da segurança e melhor experiência do cliente”, enumera. 

Contudo, segundo Lemos, é preciso, em primeiro lugar, garantir a segurança da informação.

“É necessário, algumas vezes, treinar os usuários e até adaptar a cultura da organização. Os bastidores dos operadores logísticos costumam ser bastante burocráticos e podem demorar um pouco para se adaptar às novas tecnologias”, comenta.

Além disso, Marcelo Lemos destaca a importância de manter as integrações bem planejadas e devidamente documentadas de maneira que tudo ocorra sem a perda dos dados.

Análise de dados na tomada de decisões estratégicas na logística

A análise de dados tem um papel crucial na tomada de decisões estratégicas na logística. Ela fornece insights valiosos sobre o desempenho da frota, padrões de uso, eficiência operacional e tendências do mercado.

“Com base nessas análises, as empresas podem otimizar as operações, melhorar a eficiência da frota, reduzir custos e tomar decisões mais inteligentes e estratégicas”, ressalta o entrevistado. 

Inclusive, segundo Lemos, uma pauta levantada constantemente na Frota 162 é a relação entre a análise de dados das multas e a conscientização dos condutores e do setor administrativo da empresa.

“Os dados gerados pelo nosso sistema mostraram que mais de 60% das multas estão relacionadas à má condução no trânsito”, conta.

“Quase 50% de todas as nossas multas são por excesso de velocidade, ou seja, desde 2021 foram mais de 160 mil infrações que não deveriam existir se houvesse uma condução consciente”, acrescenta.

Esse dado divulgado por Lemos se refere apenas às informações do sistema da Frota 162 que, atualmente, conta com mais de 90 mil veículos sendo monitorados.

Conforme o convidado, esses dados, ao serem cruzados com consumo de combustível, telemetria e outros, são excelentes indicativos para prever o risco de acidentes, promover campanhas de conscientização,  treinamentos e até premiação aos melhores motoristas.

“Analisar todos os dados e gerar insights para melhorar a operação é algo que todas as empresas que têm uma frota deveriam fazer semanalmente, senão diariamente”, opina.

A tecnologia como facilitadora da análise e interpretação de dados na gestão de frotas

Marcelo Lemos ressalta que a tecnologia na gestão de frotas está facilitando a análise e interpretação dos dados ao automatizar a coleta, organização e análise das informações.

“Por meio de dashboards e relatórios personalizados, os gestores podem visualizar facilmente métricas importantes, como consumo de combustível, manutenção da frota, desempenho dos motoristas e conformidade regulatória”, exemplifica.

Assim, é possível ter acesso a uma análise mais rápida e precisa dos dados, facilitando a identificação de oportunidades de melhoria e tomada de decisões mais eficazes.

“A verdade é que a planilha de Excel já ficou para trás. Agora as decisões utilizando cruzamento de dados de forma eficiente, Inteligência Artificial e Machine Learning só são possíveis por conta  do número de dados e parâmetros para se analisar com o auxílio de plataformas e softwares especializados”, conclui.

E já que o assunto é o uso da tecnologia no gerenciamento de frotas, você sabia que planejar os trajetos faz toda a diferença na logística? 

Continue conosco e confira nosso artigo sobre “Planejamento de rotas: 5 benefícios para sua empresa”!