Não é de hoje que o termo “customer service” se tornou de suma importância para empresas de praticamente todas as áreas.

Afinal, o termo em inglês cuja tradução é “atendimento ao consumidor” denota o quão essencial é que cada empresa cuide de seu maior ativo: seus clientes.

Para o setor logístico, tão intimamente ligado ao universo da cadeia de distribuidores, transportadores, fornecedores e consumidores, sejam eles clientes finais ou B2B, o customer service é vital para uma relação profissional e satisfatória.

Conforme as inovações atualizam e otimizam processos da logística, surge a dúvida de como tais tecnologias beneficiam este atendimento.

Confira abaixo alguns pontos em que sua empresa pode se tornar ainda mais eficiente através do uso da tecnologia logística para o customer service!

Por que o relacionamento com o cliente é importante para o sucesso dos negócios?

Para cada compra, existe uma jornada de consumo. E, em cada jornada, existe a experiência do cliente. Seja com seu provedor de internet, com a comida que você almoçou ou no site onde você encomendou um produto, todas elas envolvem o relacionamento com o consumidor final, nesse caso, você.

Caso algum ruído, dificuldade ou dúvida surja nesse período, você entrará em contato com o prestador de serviço. É aí que o atendimento ao cliente, ou customer service, entra.

No caso de empresas que buscam soluções logísticas para atenderem consumidores que precisam receber seus pedidos, esse ponto é ainda mais importante, já que, muitas vezes, o produto envolve processos que vão do embalo até a entrega, passando pelo manuseio, despacho e rastreamento de encomendas.

Como exemplo, uma recente pesquisa da Zendesk atestou que 89% das empresas brasileiras que participaram do levantamento concordam que o atendimento ao cliente está diretamente ligado ao sucesso dos negócios.

O mesmo levantamento, no entanto, apontou que 43% dos consumidores de nosso país acreditam que tal atendimento é visto como algo secundário, o que evidencia o gargalo entre o que é atualmente oferecido e o que pode melhorar.

Qual o objetivo do customer service nos sistemas de entrega?

A pandemia do coronavírus causou uma profunda mudança na forma como consumimos produtos e serviços.

Uma amostra clara está no e-commerce, cuja projeção de crescimento para 2022 está em 12% em comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados pela ABComm, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Para o setor logístico, isso representa também um grande avanço, já que, com o aumento do consumo online, aumentou também a necessidade de serviços que estejam preparados para realizar entregas de forma ágil e eficaz.

E mais uma vez o customer service se faz necessário. Seja no processamento das encomendas, na separação de pedidos, nas atualizações de envio e rastreamento do produto até o controle de satisfação pós-compra, passando também por eventuais trocas e devoluções, ter um canal de contato com os clientes é vital para empresas que querem seguir crescendo no setor.

Como a tecnologia logística beneficia o customer service?

O uso de tecnologias variadas tem sido o principal condutor de negócios nos últimos anos, e na logística não é diferente. Mas quais são as tecnologias disponíveis hoje que podem fazer a real diferença nos processos logísticos?

Elencamos essas soluções em duas etapas. São elas:

Equipamentos de cubagem e separação de pedidos

Para e-commerces, empresas e varejistas, prezar pela acuracidade do frete pago pelo cliente, a conferência precisa de pedidos de forma rápida e segura facilita a etapa de distribuição e faz com que o cliente seja atendido rapidamente com sua compra.

No caso de grandes empresas, com centros de distribuição mais complexos e até mesmo hubs espalhados em diversos endereços, contar com a tecnologia para separação de pedidos, classificação de rotas de distribuição e até mesmo conferência de notas fiscais, permitem que o cliente final diminua sua expectativa de recebimento e sua mercadoria chegue com mais cuidado e rapidez.

Sistemas de rastreamento

Em um mundo tão dinâmico quanto o atual, ter o controle de cada etapa do processo de envio e entrega é a alma para um customer service bem feito.

Por isso, utilizar uma ferramenta como o PB One Tracking pode ser o diferencial na hora de criar ou reforçar o relacionamento com seu cliente.

A inovação da Pitney Bowes simplifica o registro, rastreamento e gerenciamento de pacotes e documentos recebidos e entregues. Com ele você monitora a entrada e saída de pacotes e/ou documentos, além de contar com a integração com o sistema dos Correios e transportadoras.

Os benefícios são inúmeros, e incluem outros aspectos essenciais como:

  • Garantir o controle e o rastreio de documentos e pacotes, incluindo mala expressa, desde a entrada até a entrega ao destinatário final;
  • Entrega comprovada através de protocolo digital;
  • Acesso multiusuário de interface simples e muito fácil de usar;
  • Permite integração com o sistema dos Correios e transportadoras;
  • Facilita a gestão de custos de envio/recebimento de documentos e pacotes, com rateio por centro de custos.

Escolhendo a melhor solução para a tecnologia de customer service na logística

Como vimos ao longo deste artigo, acompanhar as mudanças que o mercado vem apresentando faz toda a diferença para empresas que querem seguir crescendo e se destacando no segmento logístico.

Se você quer saber mais sobre como aplicar soluções para potencializar os processos de sua empresa e melhorar o relacionamento com seus clientes, conheça já as soluções da Pitney Bowes para otimizar a sua área logística!