Multinacional alemã com mais de 130 anos de atuação, a Bosch é conhecida por suas soluções tecnológicas que vão de eletrodomésticos à ferramentas. Porém, a empresa também atua em diversas outras áreas, e a mobilidade é uma delas.

Com o tema “A conectividade na mobilidade do futuro”, a apresentação da Intermodal 2023 conduzida por José Pereira, Procurement Planner da Bosch, apresentou um pouco mais das ações da companhia neste sentido.

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Investimentos e soluções para a mobilidade do futuro

Pereira iniciou sua palestra falando das ações da Bosch em tecnologias para mobilidade urbana, reforçando o fato de que, para a companhia, a transformação digital será a força motriz desse novo cenário.

“Nós oferecemos muito mais do que somente tecnologia. Devido às nossas valiosas sinergias e alto know how em mobilidade, trazemos soluções robustas que ajudam o dia a dia das operações”, disse.

Ele continuou: “Alguns exemplos são o sistema de Powertrain, o nosso sistema de gerenciamento de motor, nossa gestão de segurança, e tudo isso pode ser encontrado para qualquer tipo de veículo.”

Como referências, Pereira destacou o sensor de radar de médio alcance para sistema preditivo de frenagem de emergência, assim como ações de cibersegurança e diagnóstico preditivo, que permite reconhecer falhas antecipadamente e reduzir custos com manutenção.

Outro destaque apontado por ele foi a telemetria Bosch para caminhões, que busca oferecer inovações voltadas ao modal rodoviário. Pereira afirmou que a empresa realizou recentemente  mais de 100 entrevistas com profissionais do sistema para entender as dores dos clientes. 

O especialista também apresentou um vídeo da Bosch que mostra algumas ações da companhia para otimizar a mobilidade urbana, como gerenciamento de tráfego, trens elétricos e direção automatizada para veículos.

“Quando falamos de mobilidade na América Latina e no mundo, até 2025 a Bosch já terá investido mais de 5 bilhões de euros para poder atuar em frentes de desenvolvimento de novas tecnologias nos pilares de mobilidade e indústria 4.0”, revelou.

Pereira prosseguiu: “Quando falamos em mobilidade nas nossas soluções, buscamos algo que seja atrativo, que entusiasme e que as pessoas gostem de utilizar. E, quando falamos das tendências, elas estão fortemente orientadas à parte de conectividade, eletrificação, automação e personalização, e a Bosch tem investido fortemente nisso.”

Uso de novas tecnologias como impulso aos transportes

Ainda segundo Pereira, a empresa tem investido em soluções que buscam a utilização de IoT para transporte de carga, rastreamento de poluentes, tecnologias “over the air”, com atualizações à distância, e aprendizado de máquina com Inteligência Artificial para predição de riscos de veículo e monitoramento de cargas

“Também contamos com o desenvolvimento de engenharia, e um destaque para a gestão de frota através de serviços de telemetria com IoT”, pontuou o palestrante, que também falou mais da diagnose preditiva.

Ele explicou que a companhia instala um hardware de conectividade no veículo do cliente, com dados enviados para a nuvem, quando então a equipe de engenharia da empresa analisa tais informações. Pereira comentou:

“Com esses times, fazemos análises, empregamos algoritmos de aprendizado de máquina e definimos diversos tipos de padrões para antever eventuais quebras de componentes do veículo, assim como comportamento do motorista ou outras situações de risco que podem ser previstas com base nisso.”

Pereira abordou ainda o uso de validações remotas como um dos objetivos da empresa na mobilidade, garantindo mais precisão e eficiência para economia de tempo e dinheiro no transporte de cargas ou passageiros.

“A gente sabe que o setor logístico é cada vez mais competitivo, e qualquer dado que permita a você ter maior precisão nas suas análises para prevenir custos operacionais é vantajoso”, analisou.

Ele acrescentou: “Então analisamos esses dados de modo que você consiga identificar se seus motoristas estão dirigindo de forma segura, econômica e eficaz, trazendo assim um melhor desempenho.”

Jornada do cliente nas soluções de mobilidade da Bosch

Segundo Pereira, a Bosch atua em três etapas na questão da mobilidade: a engenharia, que aumenta a eficiência dos veículos; o pós-vendas, que entrega as informações através de uma plataforma clara e otimizada; e a consultoria digital, que oferece ganhos de valor por meio da digitalização através de relacionamento.

“Um posicionamento novo que a Bosch está trazendo para o mercado é que, além de peças automotivas e ferramentas elétricas, estamos construindo um domínio para serviços digitais que se enquadram em qualquer tipo de veículo”, destacou. 

O especialista concluiu: “Por isso temos diversos campos de aplicação que vão desde desenvolvimento até custos operacionais e otimização.”

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