O entendimento da diferença entre CIF e FOB é fundamental para as operações de comércio internacional. Ambas são terminologias utilizadas para definir a divisão de responsabilidades, riscos e custos entre comprador e vendedor durante o transporte de mercadorias. Saiba mais!

As modalidades de frete CIF e FOB podem impactar nas suas operações comerciais, de forma positiva ou negativa. Por isso, conheceremos suas vantagens e desvantagens, para transformar sua logística de frete em uma diferenciação do seu negócio. 

Neste conteúdo, você vai entender mais sobre as principais diferenças entre CIF e FOB, o que significa as siglas e qual a importância de cada uma delas. Acompanhe!

Desvendando termos de comércio internacional: os fretes CIF e FOB

A popularização dos e-comerce fez com que o fluxo de produtos nas estradas, mares e ares crescesse exponencialmente nos últimos anos.  Esse tráfego intenso é um desafio na logística de importação e exportação para diferentes tipos de empresas. Tanto para aquelas que vendem direto para o consumidor (business to consumer ou B2C) quanto para empresas que vendem para outras empresas (business to business ou B2B).

Logo, a de logística de frete tornou-se uma das áreas mais estratégicas de uma empresa. É crucial para ter sucesso nessa empreitada, conhecer as opções de fretes indicados pela Câmara Internacional de Comércio e suas diretrizes, os Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS).

No INCOTERMS podemos encontrar os fretes tipo CIF e o tipo FOB, ambos possuem seus riscos e vantagens. Portanto, cabe ao setor responsável avaliar qual modelo cabe melhor para o negócio, pensando nos custos do frete e na sua agilidade, neste artigo esclarecemos as principais dúvidas que rodeiam esses termos de comércio internacional e a tomada de decisão. 

O que significa CIF? E quais são as suas características?

A sigla CIF vem do inglês Cost, Insurance and Freight,  que pode ser traduzido para o português como “Custo, Seguro e Frete”. Esse nome é dado, pois no valor final do produto estão incluídos todos os custos operacionais do trajeto, como o frete e o seguro do transporte. 

A inclusão desses custos pode deixar o valor final mais alto. Mas, é o frete CIF se torna vantajoso para clientes que não querem se preocupar com os pormenores burocráticos do processo e uma vez pago o preço final, não é necessário desembolsar mais nenhum valor.

Vantagens e Desvantagens da CIF

Costuma ter mais aceitação entre negócios B2C, pois o cliente final, prefere a tranquilidade e praticidade de não precisar se encarregar com a entrega do produto. 

As principais desvantagens dessa modalidade são o aumento do custo e a falta de autonomia de escolher um frete com condições mais vantajosas de custo-benefício. 

O que significa FOB? E quais são as suas características?

Do inglês Free On Board, significa “Livre a Bordo”. Podemos entender o nome como uma analogia, pois o vendedor se vê “livre” da responsabilidade sobre os produtos, assim que eles entram a bordo.

Pois, não está incluso no valor final do produto o frete e nem o seguro do mesmo, diminuindo o preço da mercadoria. E como o produto chega até seu destino? Através do frete FOB, uma modalidade na qual o cliente é responsável pela integridade e pela entrega da mercadoria. 

Vantagens e Desvantagens da FOB

A modalidade FOB dá mais autonomia para quem compra poder escolher condições de preço e prazo melhores para cada circunstância. Já para quem vende, este frete representa um alívio das preocupações logísticas, pois o produto deixa de ser responsabilidade do vendedor a partir do momento que sai para o transporte. 

O FOB pode ser uma desvantagem para quem não tem conhecimentos em logística e seus pormenores burocráticos. Logo, essa inexperiência pode causar danos e perdas à mercadoria.

As 3 principais diferenças entre CIF e FOB

A questão que fica é: Qual é a diferença CIF e FOB? Existem três principais, sendo elas: responsabilidade, custos e transferência de posse. 

  1. No frete CIF, a responsabilidade de pagar e fiscalizar o seguro é do vendedor

Ou seja, qualquer adversidade que ocorra durante o trajeto não pode ser cobrada do consumidor. Já no caso do FOB, o comprador pode escolher uma transportadora de sua preferência, portanto, se responsabiliza e paga pelo seguro dos produtos

  1. Outra diferença entre CIF e FOB são os custos

Os custos se destacam ainda mais quando é necessário levar em consideração a tributação. Como no CIF o frete já está incluso, o custo é repassado para o cliente como valor único, informando isso na nota fiscal, o fornecedor absorve todos os gastos.

No FOB o custo do frete está especificado na nota fiscal, já que não está embutido no preço do produto. Sendo assim, todo valor indicado no documento é incluída na base de cálculo de tributos como:

  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias;
  • Prestações de Serviços (ICMS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
  1. Os produtos transportados pelo frete CIF são de posse

Portanto, os produtos enviados pelo frete CIF são de responsabilidade do fornecedor até o momento em que estes são entregues ao seu comprador. Quando a opção FOB considerada como a melhor, o consumidor passa a ter a posse da mercadoria a partir do momento em que está embarca no meio de transporte que a levará ao seu destino. 

Como decidir entre as modalidades CIF e FOB para conduzir suas operações comerciais?

Não é uma resposta simples e varia conforme o tipo de negócio. Mesmo conhecendo as diferenças CIF e BOF, ainda pode permanecer algumas dúvidas de como tomar essa decisão. Aqui vão alguns pontos que podem auxiliar para uma escolha estratégica:

  • O frete FOB é mais comumente usado para transações comerciais B2B, ao ser uma alternativa mais viável para atender cargas de alto valor agregado. O valor do seguro desse tipo de mercadoria costuma ser mais alto, podendo onerar o vendedor; 
  • Para consumidor final é mais recomendado o uso do CIF, pois ao contrário dos negócios entre empresas, o comprador raramente possui parcerias e experiência para realizar esta logística de transporte;
  • Na hora da escolha é importante levar em consideração os encargos tributários. É importante lembrar que todo valor presente na Nota Fiscal entrará na base de cálculo dos impostos ICMS, IPI, PIS e COFINS. 

Compreender as diferenças de CIF e FOB é um desafio, e é fundamental acompanhar mais sobre esse assunto para melhorar suas atividades operacionais.

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