A Edenred é uma plataforma global digital líder em serviços e meios de pagamento, que conecta, no Brasil, mais de 130 mil empresas clientes e seus 8,3 milhões de usuários beneficiados a mais de 500 mil comerciantes credenciados.

As soluções de Frota e Mobilidade da Edenred, através das marcas Ticket Log e Repom, formam uma plataforma que ajuda com eficiência e sustentabilidade os diferentes desafios da cadeia logística: abastecimento, manutenção, pedágio, frete entre outras despesas e serviços.

Nesta entrevista, conversamos com Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil. Ele é um dos responsáveis pela linha de negócios Edenred Frota e Mobilidade, que é composta pelas marcas Ticket Log e Repom.

Conheça a trajetória do executivo e as soluções da companhia para o setor logístico!

Perfil: Conheça Douglas Pina

Douglas Pina é graduado pela PUC-MG, MBA pela Fundação Dom Cabral e passou por especializações na IE Business School, Singularity University e no IMD. Com passagens por grandes marcas do mercado, começou a carreira na Shell, onde permaneceu por mais de 15 anos. Em 2011, ingressou ao time da Raízen, onde fez parte do desenvolvimento e lançamento da marca Expers – parceria entre Shell e Ecofrotas, permanecendo como Gerente-Geral Expers e B2B São Paulo. Em 2013, assumiu o cargo de Diretor de Postos no Carrefour Brasil. Em 2017, dentro do mesmo Grupo, assumiu a posição de Diretor do Carrefour Express.  Em 2019, entrou na Edenred Brasil como Head de Mercado Urbano e, em 2021, passou a ser o Diretor de Mobilidade, sendo responsável pelos negócios de Abastecimento, Frete e Vale-Pedágio de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, com as marcas Ticket Log e Repom.

Leia a entrevista completa com o especialista abaixo!
 

Qual a missão da Edenred Frota & Mobilidade com a Ticket Log e a Repom?

Douglas Pina:  Na Edenred Frota e Mobilidade, criamos soluções lado a lado com nossos clientes para diferentes desafios – dos simples aos mais complexos. Desenvolvemos tecnologias confiáveis que conectam pessoas e negócios a uma mobilidade cada vez mais eficiente e sustentável. Este posicionamento tem relação com o nosso propósito global que é ‘Enrich connections. For good’.

Por meio das soluções líder da Ticket Log e Repom, marcas com mais de 30 anos de experiência no segmento, atendemos empresas de todos os portes e segmentos, na gestão eficiente e sustentável de frotas própria ou terceira.

Quais as principais soluções da Edenred  Frota & Mobilidade que contribuem para vocês realizarem essa missão todos os dias?

Nós somos especialistas no mercado de frota e mobilidade e temos um portfólio extenso de soluções destinadas a embarcadores e transportadoras que possuem tanto frota própria como frota terceira. São elas:

Soluções para frota própria:

Gestão de Abastecimento: Temos a solução ideal para frotas pesadas que oferece uma gestão de abastecimento com foco em otimização de preços, redução de consumo e eficiência operacional. Com ela, é possível definir regras para o consumo de combustível e prevenção de fraudes, planejar rotas, controlar os custos com abastecimento, negociar o preço do diesel e reduzir despesas, dentre outras coisas.

Gestão de Manutenção: A maior plataforma especializada em gestão de manutenção de frotas do Brasil. Otimização de custos, eficiência na operação, praticidade e controle para o seu dia a dia!

Gestão de Pedágio e estacionamento: Maior eficiência e controle na gestão de seus gastos com pedágio e estacionamento.

Em 2022 a Edenred anunciou a aquisição do controle acionário da Greenpass, startup emissora de soluções de pedágio eletrônico.

Essa conquista fortalece a posição da companhia neste mercado, bem como amplia sua oferta de novas tecnologias e a capilaridade de vendas em um setor com potencial para explorar a sinergia do portfólio.

Soluções para frota terceira:

Gestão de frete: Redução de custos, aumento da produtividade e eficiência operacional para pagamento e recebimento de frete para terceiros.

Vale-Pedágio: Segurança e mais agilidade no pagamento do vale-pedágio com TAG ou Cartão para terceiros.
 

Os gastos com abastecimentos são uma das principais despesas das empresas logísticas. Como a Edenred Frota & Mobilidade auxilia neste sentido?

Douglas Pina: Com a solução de abastecimento da Ticket Log é possível definir regras para controle e inibição de fraudes, planejar rotas, identificar os melhores postos para abastecimento, negociar o preço do diesel, controlar os custos, reduzir despesas, automatizar processos e acessar um painel com dados consolidados para a tomada de decisão.

A Ticket Log possui 99,7% de cobertura de rede de postos no Brasil, considerando as cidades com mais de 50 mil habitantes. A nossa plataforma é a mais completa do mercado e ainda possui 99,99% de disponibilidade.

A nossa solução é a forma mais eficiente e segura de controlar e reduzir os gastos de sua frota, de um jeito simples e descomplicado. Com ela você tem mais eficiência operacional com prevenção de fraudes e automação de processos e além de tudo isso, você ainda garante preços competitivos podendo negociar com os postos credenciados

A solução conta, também, com roteirizador, uma ferramenta simples e intuitiva para construir e planejar rotas de um jeito inteligente. Tudo isso torna o frete mais rentável uma vez que a inteligência artificial indica os postos com preços competitivos para abastecimento e traz relatórios com base na performance do veículo e do motorista.

E há, ainda, um time especializado para apoiar nas negociações de grandes volumes. Mas, não para por aí: também temos controle por Telemetria, que por meio de uma integração é validado se o veículo está no posto e a quilometragem informada para liberar o abastecimento. E, além disso, a Ticket Log também tem o “Simplifica Fiscal”, um serviço automatizado para recolher, validar e disponibilizar as notas fiscais eletrônicas dos abastecimentos realizados.

Conte um pouco sobre os índices que a Ticket Log e a Repom divulgam para o mercado

Douglas Pina: Nós criamos dois índices que trazem um olhar único para as empresas do segmento: o IFR (índice do preço médio do frete – Repom) e o IPTL (índice de preços de combustíveis – Ticket Log).

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Repom. Esta análise permite aos operadores do segmento encontrarem os melhores valores e condições para seus transportes.

Já o IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca.

Atualmente são um milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. Assim, nossos clientes podem aproveitar as melhores condições para o abastecimento de sua frota, gerando maior economia e rendimento.

Qual o papel da tecnologia na redução de custos do transporte logístico?

A Ticket Log e a Repom, marcas da Edenred Frota & Mobilidade são empresas inovadoras e estamos cada vez mais focados em investir em digitalização, automatização de processos e desenvolvimento de produtos que facilitem o dia a dia do gestor de frota e tenham conexão com um futuro mais sustentável.

Frota própria:

Em julho de 2019 lançamos o TED uma plataforma de inteligência artificial que utiliza dados de abastecimento para sugerir ações preventivas aos clientes ajudando-os a otimizar o consumo de combustível e reduzir custos.

Frota terceira:

Em 2022 lançamos a Quitação Digital, com ela os contratados dos clientes que aderiram ao serviço, podem fazer a prestação de contas em relação ao frete de forma digital, através do WhatsApp, com a ajuda da Eva nossa assistente virtual. Mais autonomia e praticidade para os caminhoneiros, que não precisam se deslocar a um posto da rede credenciada, ou a uma filial do contratante, para realizarem a quitação do frete.

As novidades vão ao encontro da preferência deste público pelo app de mensagens. Em pesquisa realizada em 2021, a Repom ouviu caminhoneiros de todo o País para entender o seu comportamento e perfil de consumo digital. O levantamento apontou que 52% dos caminhoneiros preferem ser contatados pelo WhatsApp e por mensagens de áudio. Quanto ao uso de aplicativos diversos acessados pelo celular, novamente o mensageiro instantâneo foi escolhido como preferido.

Como mais uma alternativa de simplificação de processos, o lançamento do Onboarding do Contratado, que inclui tecnologia de automação de processos robóticos, permitindo que o processo de cadastro e validação de dados dos caminhoneiros seja automatizado, de forma totalmente segura, com o uso de tecnologia facial, resultando em mais agilidade e segurança, com total confiabilidade de dados e melhor experiência no aplicativo.

Para automatizar também os processos para as empresas-clientes, a Repom aperfeiçoou o serviço de Gestão de Cartões, que concede autonomia para que os clientes possam fazer as solicitações sem a necessidade de intervenção humana e contato com a central de atendimento, promovendo um processo mais ágil e prático. Também possibilita escolher a filial para emissão da NF e recebimento dos cartões. Além do status para acompanhamento de todo o processo até o momento da entrega.

Na solução de Vale-Pedágio, a Repom lançou o roteirizador automático que permite que o cliente crie rotas personalizadas, em apenas alguns cliques, visualizando o custo de pedágio que terá naquela rota. Tudo isso, com maior autonomia e agilidade, além de otimizar tempo e recursos.

Frota própria e/ou terceira:

No final de 2020 lançamos o GoHub, uma plataforma de gerenciamento de frotas para controle simples e centralizado. Ele já vem integrado com dados de abastecimento, manutenção e pedágio e todos os demais dados podem ser agregados através de APIs ou upload de planilhas.

As soluções da Ticket Log e Repom proporcionam tecnologia de ponta e contribuem para que nossos clientes tenham diminuição de carga operacional e consequentemente redução de custos.
 

Como a redução de custos do transporte logístico também agrega às pautas de sustentabilidade das empresas da Edenred?

“O setor de transporte e mobilidade é responsável por 25% das emissões globais, e no Brasil é um dos 3 maiores emissores de Gases de Efeito Estufa” (GEE).

Nesse cenário os embarcadores têm buscado operadores logísticos e transportadoras que gerenciam operações com agilidade e qualidade, fazem gestão de transporte e logística retendo custos desnecessários e otimizando serviços que contribuem com informações ágeis, precisas e confiáveis e implementam iniciativas de sustentabilidade, como a transição energética para um transporte de baixo carbono

Neste contexto, a Edenred lançou em 2022 o ‘Move for Good’, programa global de sustentabilidade para apoiar as empresas na transição para uma mobilidade de baixo carbono. O lançamento traz um guarda-chuva de iniciativas atuais e futuras que permitirão à Ticket Log oferecer aos seus clientes meios para ampliar a conscientização, reduzir, evitar e compensar suas emissões de carbono, além de contribuir para a preservação dos ecossistemas em todo o mundo.

Quais são os próximos passos da Edenred Frota & Mobilidade em relação aos investimentos em digitalização e automação de processos?

Em outubro de 2022 o Grupo divulgou seu novo plano estratégico, Beyond, válido até 2025. Ele é uma resposta a um novo paradigma, moldado por mudanças disruptivas nos hábitos de trabalho, transição energética e pela crescente digitalização da economia.

As soluções do Grupo apoiam o segmento de mobilidade na implementação de formas de transporte mais limpas, geram negócios para os estabelecimentos parceiros e impulsionam mais eficiência para as empresas-clientes.

Para os próximos anos, a Edenred Frota & Mobilidade prevê um crescimento sustentável baseado em serviços de valor agregado em mobilidade, para ir além de soluções de pagamento de combustível.

Acesse o site e conheça todas as soluções da Edenred Frota & Mobilidade, representada pelas marcas Ticket Log & Repom e veja como otimizar as atividades de seu negócio!