Entender e antecipar a demanda sazonal tornou-se fundamental para o sucesso empresarial, especialmente no cenário digital, com o e-commerce e o q-commerce.

O estoque sazonal, composto por produtos alinhados a períodos específicos, desencadeia flutuações na procura. 

Datas como o Natal e o Dia dos Namorados influenciam o comportamento de compra e são uma oportunidade para vender mais. No entanto, é necessário estar preparado para isso.

Conversamos com Evandro Moritz Luz, professor e consultor empresarial, para explorar estratégias inteligentes que as empresas podem adotar para navegar por esses picos de demanda.

Veja aqui os principais insights dessa conversa, que oferece orientações valiosas sobre como gerenciar com sucesso o estoque sazonal!

Produtos sazonais na logística: o que são e como lidar

No entendimento de Luz, os produtos sazonais na logística apresentam uma peculiaridade fundamental: “a demanda de consumo não ocorre regularmente durante um determinado período de tempo”. 

Isso resulta em um desafio logístico duplo: “exige um esforço maior em picos da demanda para garantir o nível de serviço desejado, enquanto em outros momentos, ocorre uma queda acentuada de demanda podendo ocorrer ociosidade”, explica o consultor.

Nesse contexto, a gestão eficaz dos estoques desempenha um papel crucial, visto que é necessário equilibrar períodos de alta e de baixa demanda.

Como Luz enfatiza: “encontrar a taxa de equilíbrio ideal para minimizar esses efeitos deve ser a busca incessante no gerenciamento dos processos de controle”.

Identificação de produtos sazonais: saiba como fazer

Luz explica que o processo de identificação de produtos sazonais começa com a coleta de dados do giro de estoque e das quantidades médias consumidas mensalmente ao longo do ano. 

Dessa forma, torna-se possível mensurar a sazonalidade quando existir e analisar as variações em relação à média geral. 

O especialista ainda enfatiza a importância de uma “margem de segurança como um desvio de erro” para aferir essas flutuações. 

Isso vale tanto para cenários com consumo ligeiramente acima quanto abaixo da média.

Conheça algumas ações para o planejamento do estoque sazonal

Para o nosso entrevistado, o planejamento do estoque sazonal revela “uma abordagem estratégica que se baseia na sabedoria do passado para guiar as ações presentes e preparar o futuro”.

Nesse sentido, Luz ressalta que a “curva histórica de anos anteriores” é um valioso recurso para calcular o consumo em períodos futuros, proporcionando previsibilidade e embasando a compreensão das próximas sazonalidades. 

Essa análise refinada dos cenários futuros capacita decisões informadas sobre a quantidade e o timing dos estoques.

Em situações em que não há histórico de consumo prévio, Luz destaca a importância de recorrer a análises da concorrência e previsões do cenário futuro. 

A consideração dessas variáveis é essencial, uma vez que fatores culturais, eventos, fatos políticos, condições climáticas e outros podem influenciar o consumo, tanto positiva quanto negativamente. 

A convergência das análises e tomadas de decisão com tecnologias de ponta também entra em foco. 

Como Luz aponta: “a implementação de softwares inteligentes, apoiados em tecnologias como big data e machine learning, oferece a capacidade de aprimorar a compreensão do comportamento da demanda em períodos sazonais”.

Estratégias de precificação e promoções para produtos sazonais 

Ao conversar conosco, Luz destacou que as promoções, tradicionalmente utilizadas para liquidar estoques excedentes, exigem uma abordagem refinada. 

O aprimoramento da gestão de estoque se torna essencial para minimizar os produtos não consumidos conforme o previsto. 

A estratégia de precificação, como aponta o especialista, “tem seu ponto de partida em compras mais assertivas e negociadas junto aos fornecedores”, permitindo a criação de margens que possibilitem promoções quando necessário.

Luz reforça que a gestão eficaz dos estoques também implica produtividade e controle dos inventários para reduzir perdas operacionais que impactam as margens. 

Para produtos com prazos de validade curtos, as promoções emergem como ferramentas vitais para minimizar as perdas. 

Ações cuidadosas de controle desses produtos tornam-se importantes para mitigar os excedentes perdidos. 

No que diz respeito à precificação, a estratégia varia de acordo com a sazonalidade. 

Conforme observa Luz: “É necessário incluir uma margem mais ampla durante os picos de demanda de um produto sazonal, permitindo uma margem menor quando o consumo está em um patamar mais baixo. Esse equilíbrio adapta-se às flutuações naturais dos produtos sazonais, garantindo uma gestão mais eficaz e responsiva”.

Além de planejar o estoque sazonal, há uma série de outras habilidades essenciais para o profissional de logística. Saiba mais em nosso conteúdo sobre o assunto!