Você provavelmente já ouviu falar no termo marketing digital, certo? O assunto tornou-se praxe em todos os setores, já que possibilita combinar estratégias de marketing com o tão importante mundo digital, e na logística isso também se aplica.

Mas como aplicar o marketing digital para transportadoras? O tema pode não ser simples, mas está longe de ser um bicho de sete cabeças. 

Para ajudá-lo a entender mais sobre a importância e oferecer dicas de marketing digital para transportadoras, conversamos com dois especialistas na área. São eles:

  • Tércio Gritsch, CEO da Transportes Gritsch Soluções em Logística; e
  • Gabriel Contatersi, Coordenador de Marketing na Raccoon.

Continue lendo e tire suas dúvidas sobre esse assunto tão importante atualmente!

Por que investir no marketing digital para a sua transportadora? 

Ter uma estratégia digital hoje é vital para que sua empresa seja conhecida e lembrada por seu público-alvo.

“Atualmente, toda a experiência do cliente se inicia e finaliza digitalmente. Desde o início quando busca uma empresa para efetuar o transporte de seus produtos (pesquisa no Google e mídias sociais), durante o transporte (quando o cliente efetua o rastreamento do produto), até a entrega final (contato com o pós-venda, mediante a realização de avaliações online no Google e demais canais)”, explica Gritsch.  

Contatersi concorda, destacando que, hoje, estar presente e agir de forma correta no ambiente digital é essencial para todas as áreas, incluindo as transportadoras.

“Estamos em um momento que tudo está no digital, as compras através da internet aumentaram muito. Dessa forma, os lojistas e outras pessoas que precisam fazer os transportes,estão procurando métodos de fazer a gestão desse transporte. Assim, é importante que a sua transportadora esteja em todos os canais”, observa.

Quais são os pilares do marketing digital para transportadoras? 

Mas, afinal, o que saber sobre o tema antes de começar a traçar efetivamente sua estratégia de marketing digital na logística?

Para Contatersi, “No momento atual o segmento ainda não está tão forte no mercado. Assim, é imprescindível que sua transportadora comece a planejar as suas estratégias e se mostrar no mercado para assim atrair os seus clientes em potencial e aproveitar as oportunidades.”

Gritsch, por sua vez, elencou pontos que considera importantes. Confira:

  • Relacionamento e a Expectativa dos Clientes: a comunicação com nossos clientes deve ser não somente para divulgar nossos serviços e produtos, mas também para engajar e ouvir as necessidades e interesses de nossos clientes. Outro ponto relevante é que a experiência do cliente precisa ser omnichannel; ou seja: os clientes escolherão o canal que irão interagir.
  • Posicionamento: o cliente quer saber não somente os nossos serviços e produtos, mas os nossos valores (nossa missão, nosso propósito). Por exemplo, diversos clientes acreditam e fazem negócios com empresas que adotam comportamentos sustentáveis na sua cadeia produtiva.
  • Marketing de conteúdo: o conteúdo a ser desenvolvido em website, mídias sociais e demais canais de comunicação devem ser relevantes e úteis para os clientes. Assim, ocorre um maior engajamento dos clientes atuais e potenciais, com o maior reconhecimento da marca, conversão de leads e geração de novos negócios.
  • Análise de dados: omarketing moderno conecta a marca com o usuário gerando crescimento do negócio.  Para isso, é necessário ter um mix de criatividade e insights com automação e análise de dados. Com isso, a análise de dados deve ser feita de forma eficaz para criar e implementar estratégias de marketing.
  • Processo e Execução: a execução do marketing deve ser ágil, com campanhas rápidas e que se alteram conforme o comportamento de nossos clientes. O importante é entender a jornada do cliente, a experiência do cliente e adicionar ferramentas para aprimorar a satisfação do cliente.
  • Pessoas e a Organização: é preciso desenhar a estrutura organizacional para criar valores para os clientes. É preciso ser uma customer-centric organization, sendo que independentemente do departamento que o colaborador atua, ele deve sempre atender ao cliente.
  • Plataformas e Automação: com o marketing digital, é preciso adotar plataformas que possibilite a empresa se comunicar com os clientes em seus diversos canais de forma consistente, unificada e ágil. 

Como atrair clientes para a sua transportadora com o marketing digital? 

Por fim, perguntamos aos especialistas o que as transportadoras podem fazer para atrair clientes com o uso do marketing digital e suas várias ferramentas.

“É necessário que a transportadora comece a se colocar no mercado, buscando pelo seu público, nessa colocação ela deve mostrar a sua marca, os benefícios que ela irá proporcionar e se mostrando parceira do negócio, a fim de resolver problemas e melhorar o seu negócio”, analisa o coordenador da Raccoon.

O CEO da Gritsch Soluções em Logística complementa, destacando outros pontos importantes sobre o assunto:

“Para atrair clientes é essencial ter clareza em quem é o nosso mercado-alvo, com suas necessidades e características. E, entendendo as características de nossos clientes, implementamos nossa estratégia de comunicação e de oferta de serviços.”

Ele complementa, deixando dicas valiosas para quem ainda não realiza tais ações e quer começar:

“O conteúdo deve ser relevante, explicando nossos produtos e serviços, trazendo novas soluções logísticas, gerando comentários e compartilhamentos positivos. Há necessidade de atingir o público correto, e por isso usamos ferramentas específicas. Adotamos a Inteligência Artificial e relatórios gerenciais otimizados para agilizar a nossa comunicação direta e personalizada com nossos clientes”, conclui.

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