Quando falamos em otimização de operações logísticas, a eficiência na gestão de estoque, com foco na redução, é um dos primeiros tópicos a serem abordados.
Em busca de métodos inovadores, exemplos práticos e novidades sobre o tema, conversamos com Anderson Govoni Azevedo e Cléverson da Rosa Rodrigues, docentes do curso Técnico em Logística do Senac EAD.
A seguir, confira os principais pontos e estratégias de redução de estoque levantados por quem acompanha o cenário de perto e forma novos profissionais de logística. Confira!
A importância do o equilíbrio nos estoques empresariais
Azevedo destaca a dualidade dos estoques nas empresas, enfatizando a importância estratégica e os desafios financeiros que representam.
Segundo ele, os estoques são demasiadamente importantes, assegurando a continuidade das operações e a satisfação do cliente ao manter as cadeias de produção e os pontos de venda abastecidos.
“A busca pelo ‘equilíbrio’ é essencial. Estoque reduzido traz inúmeros benefícios, desde a otimização do espaço físico até a redução de custos operacionais, impactando positivamente o fluxo de caixa das empresas”, afirmou o professor.
Ele ressalta ainda que manter baixos estoques diminui despesas com estrutura, equipamentos, mão de obra e mitigação de riscos relacionados à obsolescência e danos aos materiais estocados.
No entanto, frisa a necessidade de equilibrar essa prática com a garantia de fornecimento contínuo para evitar interrupções indesejadas na produção ou perdas de vendas.
JIT e Kanban: metodologias para equilibrar os estoques
Just-In-Time (JIT) é uma abordagem de gestão de estoque que visa produzir ou adquirir materiais exatamente no momento necessário, reduzindo estoques e custos associados.
Por sua vez, o Kanban é um sistema visual de controle de fluxo de trabalho, onde cartões ou sinais indicam a movimentação de materiais ou tarefas, mantendo um fluxo contínuo e ágil na produção ou no serviço.
No entendimento de Rodrigues: “JIT e Kanban atuam de forma complementar. Enquanto o Kanban sinaliza a necessidade de reposição no ponto de consumo, o JIT assegura o abastecimento preciso, minimizando estoques intermediários”, destacou o professor.
O docente do Senac EAD destaca os desafios do JIT, salientando a importância do alinhamento com os fornecedores para evitar interrupções na produção.
“Implementar o Kanban é mais simples, pois envolve apenas a sinalização para reposição. Já no JIT, o fornecedor abastece diretamente o ponto de consumo após a sinalização do Kanban, eliminando a necessidade de estoques intermediários”, diz ele.
Tecnologias avançadas como agentes da redução de estoques
Para Azevedo, tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA), machine learning e automação são agentes para impulsionar a eficiência e cortar custos na logística empresarial.
Ele enfatiza que sistemas de reposição automáticos, alimentados por dados de vendas e previsões, juntamente com softwares de planejamento empresarial (ERP), oferecem informações precisas para reduzir excessos e escassez nos estoques.
“Essas ferramentas permitem a redução significativa de desperdícios e garantem um equilíbrio entre oferta e procura, evitando a falta ou o excesso de estoque”, ressalta o especialista.
Zara: varejista da moda desenvolve ações estratégicas para reduzir estoques
Questionado sobre um case de sucesso em estratégias de redução de estoque, Rodrigues citou a Zara, conhecida rede varejista de moda feminina e masculina.
O professor apresentou a eficácia de um ciclo de coleções curto, que permite uma rápida disponibilização nas lojas, diminuindo drasticamente a necessidade de manter grandes estoques.
Rodrigues enfatizou ainda a aplicação do JIT pela Zara, fabricando com base na demanda do mercado.
“A Zara desenvolve diversas ações para redução de estoques, dentre elas, um ciclo de coleções curto, que chega às lojas num período muito mais rápido que as demais redes de lojas, diminuindo, consideravelmente, a necessidade de estoque”, comenta.
Ele continua: “Ela também utiliza a abordagem JIT, fabricando seus produtos a partir da demanda de mercado. Sistemas de informação contribuem para que a Zara monitore as vendas e as preferências dos clientes, adequando, assim, sua produção”.”
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