“A estufagem de container é um processo fundamental a ser realizado para que a movimentação da carga, seja de alimentos, produtos, bens de consumo ou peças e equipamentos, possa ser realizada de maneira eficiente e com segurança para todos os envolvidos no processo, direta ou indiretamente, por qualquer um dos modais de transporte existentes”. 

Quem faz a constatação acima é Alessandra de Paula, mestra e doutora em Engenharia de Produção, professora e coordenadora do curso de Sistemas Logísticos da Uninter.

A especialista conversou conosco sobre a estufagem de container e trouxe informações das mais interessantes. Acompanhe!

Estufagem de container: entenda o que é

Paula define a estufagem de container como um processo de carregamento, de forma organizada, para que todos os espaços possam ser preenchidos, de maneira completa.

“Dessa forma, busca-se a ocupação do espaço de maneira eficiente, sem perder de vista os limites do container em relação à sua capacidade interna”, explica ela.

A professora continua: “Um aspecto importante a ser considerado é que, se o container contiver mercadorias com pesos e dimensões diferentes, há a necessidade de que haja o balanceamento da carga, para que não ocorram transtornos que possam danificar o produto transportado.”

Saiba como é feita a estufagem de container

Paula nos explicou que, para se fazer a estufagem do container, precisa-se conhecer as características e especificidades da carga a ser transportada.

Isso é necessário, uma vez que cada tipo de máquina ou produto a ser carregado exige que sejam tomadas algumas providências para que a estufagem fique dentro dos padrões de qualidade específicos para cada tipo de carga.

“Assim, pode haver necessidade de revestir internamente o container com um material adequado e necessário para atender cargas frágeis, ou que exijam maior cuidado em seu transporte”, diz Paula.

“Entende-se, portanto, que sempre há necessidade de avaliar a carga que será transportada, antes de iniciar qualquer tipo de carregamento, para garantir sua integridade”, complementa.

A doutora em Engenharia de Produção também salienta que:  “O estufamento pode ser feito manualmente ou com o apoio técnico, de máquinas e equipamentos especializados.” 

Ela destaca alguns:

“Entre eles , podem ser citados os caminhões guindaste, guindautos ou caminhões Munck, com guindaste articulado, que possuem carroceria aliada à lança articulada, bastante utilizados em operações que requerem peso, distância e altura. Além disso, esses caminhões podem trabalhar em locais confinados ou com altura limitada”.

A nosso pedido, a especialista também listou alguns cuidados para que o processo seja feito de forma eficiente:

“Ao se fazer a estufagem do container, deve-se considerar, ainda, elementos externos que possam interferir com as especificações do armazenamento, como a incidência de tempestades, elevações ou quedas significativas de temperatura, a possibilidade de infestação de insetos, as condições das rodovias (no caso do modal rodoviário) ou de enchentes (modal fluvial).”

Veja como ocorre a simulação de estufagem de container

Segundo Paula, existem, no mercado, simuladores que contribuem para o planejamento da estufagem de carga.

Entre eles destacam-se o Load Calculator, o CubeMaster, o PackVol e o SeaRates, que ajudam com o planejamento em paletes, ou ainda com soluções alternativas, criando o espaço de carga com dimensões de palete, que é então preenchido com os produtos da carga.

“Embora os simuladores possam testar um número maior de possibilidades para o planejamento da estufagem, objetivando a economia de espaço, isso não impede que alguns colaboradores possam também realizar estudos e procurar melhorar, manualmente, na tela, o plano apresentado pelo aplicativo utilizado. Há alguns simuladores que oferecem essa opção de intervenção manual”, diz ela.

Ainda segundo a professora, outro facilitador na simulação de estufagem é a possibilidade que alguns softwares disponibilizam, que é o cálculo da carga por eixo, conhecimento que evita a sobrecarga, principalmente em caminhões.

Por falar em containers, preparamos um material completo, que fala sobre os principais tipos do item e suas aplicações. Confira agora mesmo!