As expectativas de descarbonização do transporte rodoviário estão ganhando destaque em meio à crescente preocupação com o meio ambiente.
Em diversos setores do mercado, desde a economia até a tecnologia, a aposta em soluções inovadoras, verdes e sustentáveis tem se mostrado uma estratégia competitiva e duradoura.
Dentro desse contexto, a descarbonização surge como uma alternativa promissora para empresas e governos, visando melhorar a qualidade de vida do planeta como um todo.
Para explorar as tendências nessa área, o Intermodal Digital teve uma conversa com Hélio Matias, CEO da Ambipar Logistics. Acompanhe a seguir!
A importância da descarbonização do transporte rodoviário
“A importância da descarbonização do transporte rodoviário vai além do que podemos imaginar. Não é apenas importante, é absolutamente necessário”, afirma Matias.
Ele destaca que, quando consideramos a sustentabilidade, as mudanças climáticas e a logística interna do país, percebemos que mais de 60% do transporte de bens e mercadorias é realizado por meio rodoviário.
Matias ressalta a urgência de ações para mitigar os impactos ambientais: “A descarbonização se faz necessária para que empresas, pessoas, poder público e iniciativa privada tomem medidas concretas”.
Segundo o especialista, um litro de óleo diesel, com apenas 900 gramas de massa, quando transformado em fumaça, gera 2,65 kg de CO2. “São números surreais”, afirma.
Ao considerar as metas das ODS e a busca global pela sustentabilidade, Matias destaca o CO2 como o principal agressor e o “inimigo número um” no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas.
Ele ressalta que o setor de transporte, incluindo a Ambipar Logística, está buscando alternativas desde 2021, com o projeto “Corredor Sustentável”.
O especialista ainda menciona opções como veículos elétricos, GNL, GNV, biometano e, em um futuro mais distante, caminhões movidos a hidrogênio.
Principais estratégias para descarbonização
Dentre as principais estratégias para a descarbonização do transporte rodoviário, Matias destaca o projeto “Corredor Sustentável”.
Essa ação consiste em buscar equipamentos e veículos que possibilitem a transição do uso de combustíveis fósseis para combustíveis alternativos.
O CEO da Ambipar Logistics ressalta a importância da parceria com fabricantes de equipamentos para alcançar esse objetivo: “Nós necessitamos dos fabricantes que nos ofereçam equipamentos que tragam esse benefício, saindo do combustível fóssil para o combustível alternativo”.
Além disso, Matias enfatiza a necessidade de ter uma visão de sustentabilidade como uma ação efetiva, e não apenas como uma estratégia de marketing.
O especialist aressalta que tanto os transportadores quanto os embarcadores devem adotar essa visão, compreendendo que a sustentabilidade é uma prática real e concreta.
Desafios para a implementação os veículos elétricos no Brasil
A implementação dos veículos elétricos no Brasil enfrenta desafios significativos, conforme apontado por Matias.
O empresário ressalta dois principais motivos, começando pela questão da infraestrutura.
“A falta de uma infraestrutura adequada, como pontos de recarga ao longo das estradas, torna difícil a viabilidade dos veículos elétricos para percorrer longas distâncias”, relata.
Outro desafio mencionado por Matias é o custo elevado dos veículos elétricos em comparação com os veículos movidos a combustíveis convencionais: “Saindo fora do fóssil, o custo ainda é alto”.
Ele comenta ainda que a sustentabilidade e o custo financeiro e econômico são vetores antagônicos, dificultando a adoção em larga escala dos veículos elétricos.
Além disso, o ciclo de vida da bateria também se apresenta como um obstáculo: “A bateria representa o maior custo do carro elétrico. E o ciclo de vida é de dez, doze ou no máximo quinze anos”.
De acordo com Matias, no final desse ciclo, a bateria se torna um ativo depreciado, com perda de valor de mercado.
Essa questão acrescenta complexidade à implementação dos veículos elétricos, uma vez que os custos de substituição ou descarte das baterias são relevantes.
Tais desafios ressaltam a necessidade de investimentos em infraestrutura de recarga e soluções econômicas para impulsionar a transição para a mobilidade elétrica no Brasil.
Fique por dentro do case Corredor Sustentável, apresentado pelo Hélio Matias no Intermodal 2023.