Nos últimos anos, a indústria brasileira de cosméticos tem experimentado um crescimento notável no mercado internacional.

Reconhecidos pela qualidade, inovação e uso de ingredientes naturais provenientes da rica biodiversidade do país, os cosméticos brasileiros têm conquistado os consumidores mais exigentes ao redor do mundo.

Esse aumento na exportação reflete não apenas a excelência dos produtos, mas também a eficácia das estratégias de internacionalização adotadas pelas empresas locais.

Ao longo das próximas linhas, vamos conhecer um pouco mais sobre a exportação de cosméticos brasileiros, como foram as vendas no ano que passou e quais as expectativas para o decorrer de 2024.

Para falar sobre o assunto, conversamos com Everton Lobo, pós-graduado pela Univali e gerente de vendas nacionais da Amtrans Logistics.

Se você está interessado no dinamismo do comércio exterior e no potencial dos produtos de beleza do Brasil, este é o lugar para se informar. Continue conosco!

O setor de exportação de cosméticos brasileiros em 2023

O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos do Brasil fechou 2023 com um valor recorde.

No ano que passou, o setor vivenciou um crescimento significativo nas exportações impulsionado por inovações tecnológicas, pela demanda crescente por produtos naturais e pela reputação crescente sobre a qualidade brasileira.

Empresas do setor têm aproveitado a rica biodiversidade do Brasil ao utilizar ingredientes naturais e exóticos que atraem consumidores internacionais em busca de produtos diferenciados e ecologicamente corretos.

Mercados como América do Sul e Central, Estados Unidos, Europa e Ásia têm mostrado um interesse crescente, refletido no aumento das exportações e na expansão das marcas brasileiras nesses territórios.

Além disso, a adoção de estratégias digitais e de marketing internacional eficazes tem sido crucial para conquistar novos consumidores e consolidar a presença global dos cosméticos brasileiros.

Quanto foi exportado

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil exportou, em 2023, um total de USD 911,2 milhões.

“Este valor representa uma alta de mais de USD 150 milhões em relação ao ano de 2022”, destaca Everton Lobo. 

Países

Segundo o entrevistado, os cosméticos brasileiros foram exportados principalmente para Argentina, México, Chile, Colômbia e Paraguai.

Principais produtos

Ainda conforme a ABIHPEC, os principais produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos exportados pelo Brasil no ano de 2023 incluem itens para cabelo, sabonetes e de higiene oral.

As expectativas de exportação de cosméticos brasileiros em 2024

Na opinião de Everton Lobo, as expectativas de exportação de cosméticos brasileiros para 2024 são positivas, principalmente levando em consideração a alta quantidade de matéria-prima natural presente em nosso país.

“O Brasil, especialmente na Amazônia, possui ingredientes diferenciados e apreciados mundialmente”, ressalta Lobo.

As particularidades do transporte de exportação de cosméticos

Segundo Everton Lobo, o transporte de exportação de cosméticos é feito majoritariamente de forma aérea

“O modal aéreo promove maior segurança a carga e a agilidade necessária. Dependendo da composição, os produtos podem ser considerados químicos, havendo a necessidade da ficha de segurança”, finaliza o convidado.

Gostou do conteúdo? Continue conosco e confira nosso texto sobre o impacto da tecnologia na gestão dos processos de importação e exportação!