Impulsionado pela era da indústria 4.0, o setor ferroviário está passando por uma revolução tecnológica. Nesse sentido, novas soluções têm sido desenvolvidas para aprimorar a segurança, a eficiência e a sustentabilidade do transporte ferroviário.
Durante a NT Expo 2023, Caio Prestes, gerente de projetos da Connectrail, empresa pertencente ao Grupo Boslooper, ministrou uma palestra que abordou os avanços da ferrovia 4.0 e as tendências para o futuro do setor logístico.
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Novas soluções que impulsionam a ferrovia 4.0
Em sua apresentação, Prestes reforçou que a inovação é fundamental para lidar com os acidentes ferroviários e reduzir custos, riscos e tempo de trânsito.
Ele também afirmou que a Connectrail oferece soluções com foco na segurança operacional e da comunidade. Veja, a seguir, quais são as principais delas.
Monitoramento da Ponta de Agulha (MPA)
O Monitoramento da Ponta de Agulha (MPA) foi apresentado por Prestes como uma solução inovadora, cujo objetivo é aprimorar a segurança e eficiência das operações ferroviárias, oferecendo um dispositivo eletromecânico com integração por meio da Internet das Coisas (IoT).
“O MPA consiste em um sistema de monitoramento online que acompanha diversas variáveis do sistema ferroviário relacionadas à ponta de agulha”, relatou.
Ele prosseguiu: “Com aproximadamente 150 pontos de instalação já em funcionamento, essa solução é capaz de monitorar, em tempo real, o desempenho de AMVs (Aparelhos de Mudança de Via) manuais, AMVs de mola e todo o processo manual envolvido”.
Ainda de acordo com Prestes, “além de reduzir os riscos de acidentes, a solução contribui para a minimização dos custos de reparo e manutenção, bem como para a melhoria do tempo de trânsito nas ferrovias”.
PN Vision
Outro ponto abordado pelo especialista foi a PN Vision, descrita como uma solução da ferrovia 4.0 com um aspecto positivo e social. Isso porque ela promove a segurança nas passagens de nível e influencia positivamente a comunidade local.
“A PN Vision conta com um sistema de sinalização diferente do padrão, utilizando as cores vermelho, amarelo e verde, que são amplamente compreendidos pela comunidade”, explicou.
Ele acrescentou: “Além disso, a solução emprega inteligência artificial baseada em imagem para detectar a composição dos trens, a altura da linha e os veículos ferroviários envolvidos”, diz o especialista.
O especialista falou mais sobre o funcionamento do sistema, observando que “por meio de filmagens e sensoriamento, a PN Vision é capaz de registrar a passagem do trem e identificar avanços indevidos no sinal vermelho.”
Ele completou: “Esse sistema de monitoramento contribuiu para uma mudança de comportamento na comunidade local, resultando em maior respeito às sinalizações e na redução de riscos de acidentes.”
ID Wagon
Para finalizar, Prestes falou também sobre a ID Wagon, solução que utiliza inteligência artificial para realizar a leitura e identificação dos vagões e locomotivas, sem a necessidade de um banco de dados complementar.
“O ID Wagon é composto por uma câmera que consegue ler até três dígitos, possibilitando a identificação precisa dos vagões e locomotivas”, declarou o representante da Connectrial.
“Ao utilizar a inteligência artificial, o ID Wagon agiliza o processo de identificação dos veículos ferroviários, fornecendo informações relevantes para o gerenciamento das operações”, concluiu o palestrante.
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