Ter uma malha ferroviária desenvolvida e extensa é essencial para o fortalecimento do agronegócio brasileiro. É nesse contexto que surge o projeto da ferrovia Norte-Sul, que recentemente recebeu novos investimentos do Governo Federal.
Ivana Oliveira e Daniel Urbim, docentes do curso Técnico em Logística do Senac EAD, conversaram conosco sobre esse tema e ressaltaram a importância da Ferrovia Norte-Sul para o agronegócio.
Acompanhe mais abaixo!
A importância da Ferrovia Norte-Sul para o agronegócio
No entendimento de Ivana Oliveira, o desenvolvimento da Ferrovia Norte-Sul poderá reduzir drasticamente o custo logístico de transporte no Brasil. Isso resulta em um fortalecimento do agronegócio nacional, o que beneficia a economia do País.
“Com a redução dos custos logísticos, o transporte ferroviário contribui para a promoção de um mercado mais competitivo. Há economia de combustível, redução nos prazos de transporte e aumento da capacidade de escoamento da produção rural”, diz a professora.
Urbim vai além e explica que a Ferrovia Norte-Sul também contribui para que as transportadoras tenham fácil acesso aos portos, o que facilita a exportação dos insumos produzidos em solo brasileiro.
Principais investimentos realizados na Ferrovia Norte-Sul
Ivana nos explicou que, apesar das tentativas dos diferentes grupos que governaram o Brasil nas últimas décadas, o País ainda conta com baixa participação de ferrovias no transporte de cargas, com menos de 20% da matriz.
A professora comentou que o governo anterior focou em renovar antecipadamente os contratos de concessão para novos projetos e autorizações ferroviárias.
“Ao todo foram liberados 32 contratos com previsão de investimentos na ordem de R$ 149 bilhões”, diz ela.
A especialista acredita que o novo governo, que assumiu em 2023, seguirá os investimentos na Ferrovia Norte-Sul, a partir da estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPP).
Expectativas para a finalização das obras da Ferrovia Norte-Sul
Sobre o prazo de finalização das obras da Ferrovia Norte-Sul, Urbim lembrou que as concessões foram feitas por trechos. De tal maneira, há locais em que as obras estão finalizadas e outros em que ainda não há uma expectativa de término.
“O projeto da Ferrovia Norte-Sul iniciou em 1987 com previsão de conclusão em 30 anos. Isso não ocorreu porque, além de vários fatores, políticos e econômicos, também temos o agravante de impactos ambientais e remoção de famílias que moram ao longo do trecho onde deve ser construída a ferrovia”, observa ele.
Integração da Ferrovia Norte-Sul
Questionado sobre a integração da Ferrovia Norte-Sul, Daniel Urbim crê que haverá progresso conforme novos trechos da malha sejam concluídos.
“A construção da ferrovia está sendo feita por trechos, e, por isso, existem diversas empresas que tiveram a concessão para a construção da ferrovia”, diz ele.
O professor continua: “Os trechos estão interligados entre si ao final da construção e a obra finalizada irá interligar por trilhos, podendo ser escoada a safra de grãos, desde a região Norte até a região Sul do Brasil”.
Conforme vimos com a opinião dos especialistas, a expectativa é que as obras na Ferrovia Norte-Sul prossigam nos próximos anos, aperfeiçoando cada vez mais a logística nacional e o agronegócio brasileiro.
Aproveite e leia também nosso artigo sobre as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL)!
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