As obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) começaram a tomar forma neste ano de 2023. De acordo com um comunicado divulgado pelo Governo Federal em fevereiro, o primeiro trecho já foi aterrado e quase 8 mil toneladas de trilhos foram compradas.
A expectativa de investimento gira em torno de R$ 2,73 bilhões. A Fico terá, no total, 1.641 quilômetros de extensão divididos em três trechos:
- 383 quilômetros entre Mara Rosa, em Goiás, e Água Boa, no Mato Grosso;
- 505 quilômetros entre Água Boa e Lucas do Rio Verde, ambas cidades em Mato Grosso;
- 646 quilômetros entre Lucas do Rio Verde e Vilhena, em Rondônia.
Quando a Fico entrar em atividade, vai ser possível transportar as safras regionais para os portos de Santos, em São Paulo; Itaqui, no Maranhão; e Ilhéus, na Bahia. Ela vai conectar ainda o Vale do Araguaia e as ferrovias de Integração Norte-Sul e Oeste-Leste (Fiol).
Para entender mais, conversamos com o engenheiro civil José Manoel Ferreira Gonçalves, fundador da Frente Nacional Pela Volta das Ferrovias (FerroFrente).
Siga lendo para saber o que ele nos falou sobre este relevante projeto ferroviário!
A importância da integração da Ferrovia Centro-Oeste para o Brasil
O grande objetivo da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste é promover o escoamento da produção dos estados situados na região Centro-Oeste do Brasil em direção aos grandes portos do País.
Dito isto, é possível afirmar que a Fico tem uma grande importância para todo o território brasileiro. Golçalves explica:
“Essa ferrovia Centro-Oeste ajudará na chamada multimodalidade, escoando produção agrícola e mineração para os portos do norte e nordeste, com isso aumentando nossa capacidade no mercado internacional com a redução dos preços dos produtos para o consumidor final.”
Principais investimentos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste
O projeto da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) iniciou no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Desde então, obras vêm sendo realizadas em diferentes trechos. Em 2023, elas foram retomadas no mês de fevereiro com boas expectativas de término.
“Em fevereiro o primeiro trecho da Fico começou a tomar uma certa forma. Investimentos de cerca de R$ 2,80 bilhões, com expectativa de geração de mais de 4,6 mil postos de trabalho durante as obras e nos serviços relacionados ao empreendimento”, destacou Ferreira Gonçalves.
Expectativas para finalização das obras da FICO
Como explicado na abertura deste artigo, o projeto da Fico está dividido em três trechos diferentes que farão a ligação entre Goiás, Mato Grosso e Rondônia.
“O primeiro trecho, com 383 quilômetros de extensão, conectará Mara Rosa, em Goiás, a Água Boa, no Mato Grosso. Com isso a produção agrícola do Vale do Araguaia ficará conectada ao sistema ferroviário”, explica o engenheiro.
O segundo trecho, com cerca de 500 quilômetros, vai ligar Água Boa, no Mato Grosso a Lucas do Rio Verde, também no Mato Grosso. “Esse trecho fica exatamente na região norte do estado, que é uma das maiores produtoras de soja no Brasil”, informa o entrevistado.
Por fim, o terceiro trecho tem quase 650 quilômetros conectando Mato Grosso a Rondônia, mais exatamente de Lucas do Rio Verde (MT) a Vilhena (RO).
“Essa conexão vai juntar a região sul de Rondônia ao sistema para o transporte de combustíveis e produtos industriais”, ressalta o especialista da FerroFrente.
Integração da FICO com outras linhas ferroviárias
Na cidade goiana de Mara Rosa, a Ferrovia de Integração Centro-Oeste se conectará à Ferrovia de Integração Norte-Sul que vai de Anápolis até Açailândia, no Maranhão. Já na Bahia, a Fico encontrará a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
“A conexão do Vale do Araguaia com a Ferrovia Norte-Sul dará acesso ao escoamento da safra regional para o sudeste através do Porto de Santos, em São Paulo; para o Norte através de Itaqui, no Maranhão; e depois com a Bahia através de Ilhéus, ligando a Fico à Fiol”, comenta nosso entrevistado.
Ferreira Gonçalves também lembrou o projeto da construção da Ferrovia Transoceânica, uma ligação transcontinental que ligará a costa do Oceano Atlântico, no litoral do Brasil, ao Oceano Pacífico, no Peru.
“Vale destacar também que esse projeto da Ferrovia Transoceânica e a Fico deverá conectar o nosso litoral no Oceano Atlântico brasileiro ao litoral peruano no Oceano Pacífico favorecendo a conexão econômica com os países vizinhos aqui da América do Sul”, finaliza o convidado.
Continue aprendendo! Leia agora sobre o uso da tecnologia para impulsionar a segurança ferroviária.
Soluções logísticas de ponta a ponta. A Intermodal tem!
De 5 a 7 de março de 2024, no São Paulo Expo. Faça a sua inscrição gratuita!