Um dos principais desafios da logística está em otimizar o tempo de entrega das mercadorias, o que envolve, entre outros pontos, uma melhor gestão do tempo em que os veículos ficam nos pátios.

O tema foi um dos assuntos apresentados na Intermodal 2023. Igor Espírito Santo Moreira, CCO da Trackage, falou mais do assunto em sua palestra com título “Gestão de pátio: como aumentar a produtividade e ganhos”.

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Controle das operações logística para a redução dos custos

Moreira iniciou sua apresentação falando sobre como a gestão de pátio pode reduzir os custos das operações logísticas através de ações como a redução do tempo de permanência dos veículos nos pátios, o que gera menor custo operacional.

“No momento em que uma empresa não consegue dar vazão para os produtos que ela produz, é dinheiro parado. Quanto mais rápido o veículo sair para a entrega, menor custo financeiro e consequentemente maior lucro para o cliente”, destacou.

Ele citou alguns dos clientes atendidos pela empresa hoje, como DHL, PepsiCo e Shopee. No caso da multinacional chinesa de compras online, Moreira explicou que quanto mais rápida a entrega, maior a chance de fidelizar o cliente, destacando que a gestão de pátio tem papel fundamental neste sentido.

“A gente consegue ter um processo mais ágil, dando para eles uma visibilidade maior a tudo que chega na operação, como o que deve ser carregado em cada veículo e quanto tempo ele pode ficar parado em cada etapa do processo”, disse.

Ele prosseguiu: “E em cada etapa que ultrapassa o tempo target é gerado um alerta para que o gestor possa solucionar esse gargalo e liberar o quanto antes.”

Moreira também abordou o exemplo da Orbital, em que a Trackage auxilia na monitoração das movimentações de cargas no aeroporto de Guarulhos. Ele relata que com essa gestão é possível reduzir o custo com combustível das aeronaves por meio de ações como controle do ar condicionado, entre outras.

“Em uma operação prévia da Orbital nós conseguimos reduzir em 40% o custo deles em Guarulhos, o que é muito grande”, afirmou o especialista.

Etapas e indicadores do processo de gestão de pátio

Prosseguindo sua palestra, Moreira comentou que existem quatro pilares na operação: processual, visibilidade, tempo de cada etapa e gestão.

“Quando eu falo de processos, ainda é comum que tenham processos manuais feitos no papel, assim como fila de portaria, pagamento de diárias desnecessárias, o que causa um impacto financeiro”, observou ele.

O especialista complementou: “Nós temos um cliente que pagava em média 80 mil reais de diárias desnecessárias para motoristas. Através do Trackage Maestro isso foi reduzido para uma média de 30 mil reais.”

O CCO da Trackage também destacou que é possível integrar as diferentes etapas do processo, gerando informações confiáveis em cada situação. Ainda segundo ele, fatores como a visibilidade dos veículos são primordiais para melhorar a gestão.

“Nós conseguimos ver onde o veículo está, o tempo que ele chegará, e cruzar essas informações. Isso é uma grande vantagem para os clientes, pois eles conseguem mudar a ordem dos veículos, como ao colocar um veículo que está à frente para realizar a entrega de outro que está atrasado, por exemplo”, disse.

Outro exemplo relatado por Moreira foi o da métrica TPV, Tempo de Permanência dos Veículos, que auxilia os clientes da empresa a encontrarem formas de reduzir o período em que os caminhões ficam parados, otimizando as entregas. Ele detalhou:

“Nós constantemente encontramos situações em que o veículo fica muito tempo parado em uma etapa, o que é chamado de estoque sobre rodas. Através dessas ações nós conseguimos liberar isso mais rápido, reduzindo isso que no fim das contas é um prejuízo para a empresa.”

Melhoria do controle para a otimização das operações de entrega

Moreira também comentou sobre a questão da comunicação, que por vezes ainda é precária, como por ligações que dependem das redes celulares, enquanto que com uso das ferramentas oferecidas pela empresa é possível controlar esse workflow de forma automatizada em tempo real.

O palestrante citou ainda os indicadores utilizados nessa gestão de pátio, como OTD e OTIF, assim como a otimização da segurança da carga, melhorando o lead time das operações e aumentando a produtividade e capacidade operacional.

“O YMS Trackage Maestro é um produto feito através de módulos que se complementam e que geram visibilidade em tempo real. Nós não somos inflexíveis nem engessados, então se a empresa já realiza o agendamento, por exemplo, não precisamos realizar esta etapa”, comentou.

Ele finalizou destacando que o programa ajuda no acompanhamento do veículo em rota, passagem pela portaria, acompanhamento no pátio, controle nas docas, saída e processamento de documentos fiscais, entre outras ações.

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