A cada dia mais, empresas dos mais diferentes segmentos buscam maneiras de otimizar as suas operações de compra e expandir a sua base de fornecedores. 

Nesse cenário, a importação empresarial simplificada emerge como uma solução eficaz para simplificar e agilizar o processo de compra de produtos da China, um dos maiores mercados de fornecimento do mundo.

Para falar sobre essa pauta, conversamos com Pedro Rocha, graduado em Relações Internacionais e líder comercial da JoomPro Brasil. Acompanhe!

Importação empresarial simplificada: o que é e principais benefícios para as empresas

O serviço de importação empresarial simplificada é uma modalidade que visa simplificar e agilizar o processo de compra de mercadorias do exterior, especialmente da China, para empresas. 

Esse serviço é oferecido por empresas especializadas em logística e comércio exterior. Elas assumem a responsabilidade por toda a operação de importação, desde a negociação com fornecedores até a entrega das mercadorias.

A importação empresarial simplificada traz muitas vantagens para as organizações. A primeira citada por Pedro Rocha é a variedade de fornecedores confiáveis, com os quais é possível negociar com segurança. 

“Além disso, com a importação simplificada, todo esse processo de busca pelo produto e o melhor preço, além dos cálculos de impostos, taxas e demais valores, ficará a cargo do parceiro gerenciador da importação”, destaca. 

Outro benefício, na opinião de Rocha, está na possibilidade de personalização, isto é, poder adquirir produtos que reflitam a marca da empresa importadora.

“Aplicando sua identidade no design do produto, na customização das embalagens, tradução de manuais para o idioma escolhido, e com a garantia de certificações necessárias, como as do Inmetro”, acrescenta.

Outro ponto destacado por Rocha é que na importação simplificada todos os trâmites burocráticos em relação a documentação e logística ficam sob responsabilidade da empresa contratada.

Etapas impactadas pela simplificação e vantagens às companhias

É comum que na importação tradicional muitas empresas desistam do processo devido às dificuldades na comunicação com os fabricantes chineses. Geralmente, esse problema aparece logo de cara.

A solução, neste caso, está na contratação de um parceiro gerenciador de importações.

“A negociação será realizada diretamente por ele por meio de uma base de fornecedores homologados, previamente verificados e validados, tornando todo o processo de negociação e produção mais ágil, transparente e seguro”, comenta.

Outra questão é o processo de desembaraço aduaneiro no Brasil. Na opinião de Pedro Rocha, ele é bastante complexo e, quando não gerenciado corretamente, pode resultar em custos adicionais para o importador.

“Portanto, ter um único parceiro responsável por todas as etapas da importação, incluindo logística e desembaraço aduaneiro, é uma maneira eficaz de mitigar riscos e otimizar a operação”. 

Processos de logística e transporte das mercadorias importadas

A logística e o transporte das mercadorias importadas envolvem uma série de etapas coordenadas para garantir que os produtos sejam entregues de forma eficiente, segura e dentro dos prazos estabelecidos.

Para alcançar este objetivo, nada melhor do que contar com um parceiro que possua uma rede logística completa e confiável. 

“Isso representa mais agilidade na entrega, garantia de abastecimento e mais confiança de retorno sobre o investimento”, opina o entrevistado.

Estratégias para otimizar operações de compras da China

O líder comercial da JoomPro Brasil explica que, para tomar uma decisão informada, capaz de alavancar o negócio por meio da importação, é necessário em primeiro lugar se preparar. 

“É preciso entender quais são os produtos com maior potencial de retorno e buscar por parceiros que contem com uma ampla rede de fornecedores”, orienta.

“Esteja aberto para negociar e considere diferentes cenários. Às vezes, aumentar a produção pode diluir custos fixos e representar uma queda significativa no preço final da sua operação”, exemplifica.

Empresas que adotaram com sucesso a importação empresarial simplificada de compras da China

Sobre empresas que adotaram com sucesso a importação empresarial simplificada de compras da China, Pedro Rocha cita o case apresentado no palco TI Innovation, durante a Intermodal 2024, realizada entre os últimos dias 5 e 7 de março. 

“Nosso cliente nos procurou com uma necessidade: otimizar sua margem de lucro e reduzir o tempo de busca, produção e logística na importação de módulos capacitores para revenda, garantindo ao mesmo tempo a qualidade dos produtos”, inicia. 

“A solução proposta foi a importação empresarial simplificada. Foi possível encontrar com facilidade um fornecedor homologado, que garantisse os padrões estabelecidos pelo cliente, e concluir a cotação de forma ágil, em apenas 4 dias”.

“Além disso, a negociação garantiu um preço muito mais vantajoso, 78% mais barato que a média local, e uma entrega ágil, em 14 dias via transporte aéreo”, finaliza. 

E já o assunto é o entra e sai de mercadorias do país, continue conosco e confira nosso conteúdo sobre as principais importações e exportações brasileiras em 2023!