Atuando como gerente-geral para o setor comercial e operacional do terminal portuário Sepetiba Tecon, em Itaguaí-RJ, Vidal concedeu uma esclarecedora entrevista ao nosso canal.

Neste papo, o executivo abordou a diversificação de cargas nos terminais de contêineres, destacando como essa estratégia impulsiona a receita e contribui para atender à crescente demanda na logística marítima brasileira.

Veja a conversa completa a seguir!

1. Guilherme, obrigado por participar desta entrevista. Pode começar nos contando mais sobre sua trajetória profissional, falando sobre como chegou na Sepetiba Tecon e como se dá sua atuação na empresa hoje?

Desde 2008, a logística faz parte da minha carreira profissional. No Sepetiba Tecon, iniciei minha trajetória em 2016 na área de operações e, em poucos meses, migrei para a área comercial. Em 2023, aceitei um novo desafio e assumi o cargo de gerente-geral comercial e operacional do terminal.

2. O mercado está em constante mudança e alguns terminais especializados em movimentação de contêineres, vem passando por um processo de diversificação de cargas. De que maneira isso é importante para as empresas e para o mercado?

Vivenciamos constantes transformações em nosso mercado e dentro desse cenário, a diversificação de cargas é uma solução estratégica para garantir a sustentabilidade financeira dos terminais.

No Sepetiba Tecon, mantemos o foco na movimentação de contêineres. Entretanto, buscamos diversificar nossas operações para evitar a concentração em um único tipo de carga. Essa ação é crucial para não expor os negócios a riscos significativos diante das flutuações econômicas e das mudanças nas demandas do mercado. Outro ponto importante a ser considerado, é que a diversificação propõe desafios que impulsionam o desenvolvimento da mão de obra e a otimização dos serviços.

E não são apenas os terminais que se beneficiam com a diversificação de cargas. Ao oferecer serviços que atendem diversos setores, o mercado também se beneficia, uma vez que essa variedade de operações atraem a abertura de novas empresas no entorno dos terminais, o que impulsiona a economia dos estados e o desenvolvimento do comercio exterior.

3. O Sepetiba Tecon tem diversificado suas operações oferecendo serviços que abrangem diversos tipos de carga. De que forma o terminal está se adaptando para atender esse mix com qualidade, agilidade e segurança?

Estamos fortalecendo nossa infraestrutura, comprando novos equipamentos e investindo continuamente na capacitação da nossa equipe operacional. No ano de 2022, adquirimos nove RTGs (Rubber Tyred Grantry Cranes) que já estão em pleno funcionamento e aptos a operar diversos tipos de carga. Em 2023, concluímos o processo de aquisição de seis novas empilhadeiras de grande porte, promovemos diversos treinamentos para capacitação em operações envolvendo carga geral, especialmente aquelas com características heavy lift e over size, e foi aberto o cadastro para estivadores visando ampliar a oferta dessa mão de obra no terminal. Paralelamente, reestruturamos nossa equipe comercial para que ela atue de forma mais abrangente na prospecção de novas cargas.

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4. Atualmente, quais os tipos de carga o terminal movimenta?

Produtos siderúrgicos, cargas conteinerizadas e cargas de projeto. Dentre os tipos de carga mais movimentados, posso citar: produtos siderúrgicos como placas/bobinas/chapas, produtos alimentícios, partes e peças para o segmento automotivo, transformadores de energia de alta potência, madeira, granéis sólidos, tubos revestidos para indústria de Oil&Gas, entre outras.

5. Considerando essa variedade de cargas movimentadas, qual desses segmentos o Sepetiba Tecon identifica como o com maior potencial no mercado?

O número de atracações de navios de Break Bulk está em constante crescimento no Sepetiba Tecon. Em 2023, movimentamos mais de 1,7 milhões de toneladas de carga geral e produtos siderúrgicos, o que nos leva a acreditar no grande potencial desse mercado. Dentre as operações, destaco as realizadas para as empresas de energia. Nesse mesmo período, exportamos mais de 6 mil toneladas de carga para esse setor.

6. Olhando para o futuro, o Sepetiba Tecon identifica algum outro setor que considera promissor e no qual está apostando?

O setor de Oil & Gas representa 10% do PIB industrial do Brasil e a expectativa é que esse setor continue contribuindo com o crescimento econômico do país. Por meio de investimentos estimados em US$ 180 bilhões até 2031, projeta-se que a produção nacional de petróleo atinja um volume total em torno de 5,2 milhões barris por dia. Outro número significativo é referente a frota ativa de embarcações Offshore Support Vessels (OSV). Atualmente, o Brasil conta com mais de 300 OSVs e a demanda por essas embarcações está em constante crescimento, especialmente nas atividades voltadas para a Bacia de Santos.

Diante dessas projeções, consideramos setor de Oil & Gas como o mais promissor. O Sepetiba Tecon já realiza operações de desmobilização de plataformas e equipamentos de projetos envolvendo FPSOs para esse segmento. Além disso, temos capacidade para contribuir significativamente oferecendo suporte às International Oil Companies (IOCs), adicionalmente aos serviços já prestados por terminais na Baía da Guanabara. Nossa intenção é investir cada vez mais em infraestrutura e qualificação da mão de obra, para ampliar a oferta de serviços e atender de maneira ainda mais eficiente e abrangente as demandas desse mercado.

7. Para atender a esse mercado de carga geral e Oil & Gas, quais diferenciais um terminal precisa oferecer?

É imprescindível oferecer uma infraestrutura com equipamentos especiais para serviços de içamento e movimentações de cargas heavy lift e over size, contar com uma equipe operacional experiente na carga/descarga de embarcações com diferentes configurações e possuir um canal de acesso com calado que varie de 8 metros, adequado para a atracação de supply boats, até calados com grande profundidade, para a atracação e operação de navios break bulk. Adicionalmente, é necessário dispor de uma ampla retroárea para armazenagem e movimentação de cargas especiais, com dimensões e pesos heterogêneos.

O Sepetiba Tecon possuí todos esses atributos e outros que destaco como importantes diferenciais competitivos no mercado. Temos uma localização estratégica, isenta de interferência do centro urbano da capital do Rio de Janeiro e com acessos rodoviários que permitem o transporte de cargas de grande porte. Além disso, oferecemos para os nossos clientes a opção de transporte ferroviário, com atendimento direto à retroárea, incluindo dois ramais para carga e descarga e dois para manobra.

Acesse o link e saiba mais sobre a atuação do Sepetiba Tecon: https://www.linkedin.com/company/sepetiba-tecon-sa/