Os indicadores de performance logística são ferramentas fundamentais para avaliar e otimizar diversas operações como o tempo de entrega, a satisfação do cliente e os custos da cadeia. Entenda como utilizá-los para gerar insights valiosos!

Dos impérios comerciais da antiguidade às complexas cadeias de abastecimento modernas, a eficiência logística sempre foi um fator determinante para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios em todos os setores.

Diante destas dinâmicas aceleradas do mercado, surgem os indicadores de performance de logística. Uma poderosa ferramenta para avaliar, aprimorar e impulsionar o sucesso de operações.

Cada etapa do processo logístico, desde o recebimento de um pedido até a entrega final, pode ser medida por indicadores. Para, assim, serem otimizadas a partir de uma visão ampla do desempenho da operação. Neste artigo, exploraremos o cenário de indicadores de performance logística, e para tal conversamos com Ângelo Vicente, Engenheiro de Produção e fundador e CEO da Selia powered by Luft. 

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Os principais tipos de indicadores de performance usados na logística e como eles influenciam o desempenho do setor

Sobre os indicadores de performance utilizados na logística, Ângelo Vicente destaca os considerados principais por ele:

OTIF (On-Time In-Full)

Segundo Vicente, refere-se à porcentagem de pedidos entregues no prazo e completos. Um OTIF alto indica alta eficiência operacional e satisfação do cliente.

Taxa de Devolução ou Triagem Reversa

Mede a eficiência em processar itens retornados e reintegrá-los ao estoque disponível rapidamente, uma baixa taxa desse indicador representa a um bom serviço e alta taxa de satisfação.

Performance das Transportadoras

Avalia a capacidade das transportadoras de entregar pedidos dentro do nível de serviço acordado, as empresas tem como objetivo números acima de 98%.

Entretanto, existem outros KPIs tão importantes quanto os mostrados acima que podem auxiliar na otimização de operações:

Tempo de ciclo de pedido

Também conhecido como Lead Time, mede qual é o tempo que um pedido leva para ser concluído. É essencial, ao avaliar todo o processo, mostrar onde estão ocorrendo atrasos.

Taxa de atendimento de pedidos

Mede a porcentagem de pedidos atendidos dentro do prazo prometido ao cliente. Quanto maior a taxa, maior é a qualidade do atendimento e eficiência na gestão de tempo.

Nível de estoque

Responsável por avaliar a gestão de estoque e identificar os produtos disponíveis em relação à demanda, é um KPI importante, pois o nível de estoque deve encontrar um equilíbrio adequado para evitar excessos ou falta.

Custos logísticos totais

Como aponta o próprio nome do indicador, ele calcula todos os custos ligados à logística da empresa, sendo eles: transporte, armazenamento, manuseio de materiais e processamento de pedidos. Controlar os custos é importante para garantir operações financeiras sustentáveis.

Order Cycle Time (OCT)

Este KPI calcula a média de tempo necessário para processar um ciclo de pedido, ou seja, quanto tempo leva para processá-lo do início ao fim. Um OCT baixo é sinônimo de agilidade na cadeia de suprimentos.

Acuracidade do Inventário

Analisa se o inventário é compatível com os registros. A acuracidade alta é essencial, dessa forma, a empresa evita que haja perdas, extravios e erros de contagem;

Índice de ocorrências

Indica a taxa de falhas durante toda a operação, portanto, seu monitoramento é um modo eficaz de identificar áreas de vulnerabilidade na cadeia de suprimentos;

Como os indicadores de performance são implementados e usados de forma eficaz para melhorar as operações logísticas? 

Segundo a empresa, de análise de negócios e mercado, Fortune Business Insights, o setor de logística deve movimentar 1,8 bilhão até 2029. Sendo assim, a preocupação com a precisão e segurança dos processos se torna crescente.

Neste contexto, a implementação de indicadores se torna essencial para qualquer negócio. Mas, é importante ressaltar que cada empresa terá uma necessidade única e distinta. Por isso é necessário seguir alguns passos para a implementação dos indicadores.

O primeiro passo, rumo a um melhor desempenho logístico, é identificar os objetivos estratégicos da empresa, a pergunta que você deve se fazer é: qual é sua maior dificuldade na gestão das operações? A partir desta resposta, é possível identificar qual indicador se relaciona com os seus objetivos.

Baseado nessa escolha é necessário eleger o modo que os dados serão coletados. Por exemplo, a implementação de tecnologias como Internet das Coisas e Identificação por Radiofrequência podem ser uma boa opção para levantamento relacionado ao fluxo de produtos.

Após os dados estarem disponíveis, é indispensável realizar a análise dos mesmos. Para tal, estabeleça, com base nos históricos de dados e referências do setor, benchmarks e metas para cada indicador de performance. A análise comparativa pode ser muito benéfica para identificar tendências, padrões e áreas que podem ter seu potencial otimizado.

Importância da integração dos indicadores de performance com sistemas de gestão logística 

Veja, a seguir, quais são os principais benefícios de integrar indicadores de performance com ferramentas de gestão para otimizar sua logística:

  • Medição da eficiência de todos os processos desde o recebimento do pedido até a entrega final;
  • Otimização de custos através da identificação de áreas de alto custo;
  • Avaliação de desempenho dos colabores em relação aos padrões estabelecidos;
  • Mensuração da satisfação dos clientes, um dado valioso para melhorar a experiência e fortalecer o relacionamento;
  • Tomada de decisões informadas, a partir de uma base sólida de dados, orientadas para a melhoria da eficiência dos processos.

As tecnologias e ferramentas mais eficientes para monitorar e analisar os indicadores de performance na logística 

Vicente cita ainda 4 tecnologias que são consideradas por ele as mais eficientes para monitorar e analisar os Indicadores de Performance Logística. São elas:

  • OMS (Order Management System): prioriza demandas e gerencia as regras de negócios para o atendimento de pedidos;
  • ERP (Enterprise Resource Planning): lida com o faturamento e a gestão financeira dos canais de venda;
  • WMS (Warehouse Management System): assegura a precisão do inventário e a prontidão dos itens para envio;
  • TMS (Transportation Management System): monitora e gerencia a entrega dos pedidos, garantindo a pontualidade.

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“Estas ferramentas ajudam a melhorar a eficiência logística ao fornecer dados em tempo real, aumentar a visibilidade em toda a cadeia de suprimentos e permitir a automação de tarefas repetitivas”, pontua Vicente.

Como os indicadores influenciam a tomada de decisão e o planejamento estratégico dentro das operações logísticas? 

Conforme o fundador e CEO da Selia powered by Luft nos conta, os KPIs logísticos “informam decisões estratégicas ao destacar tendências, identificar gargalos e fornecer uma base para simulações de cenários”. Vicente cita um exemplo:

“Uma taxa de OTIF em declínio pode indicar a necessidade de rever parceiros de transporte ou processos internos, enquanto um alto volume de devoluções pode sinalizar problemas de qualidade ou de satisfação do cliente, levando a revisões no controle de qualidade ou na política de devoluções”, afirma ele.

Tendências futuras em indicadores de performance na logística

Segundo a pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela parceria entre a Octadesk e a Opnion Box, 62% dos consumidores fazem até cinco compras online por mês. E 54% daqueles que responderam à pesquisa disseram que pretendem aumentar a frequência de compras por meio da internet.

Portanto, indicadores ligados à entrega ganham grande relevância. É neste contexto que o aprimoramento da última milha, o último passo da operação, quando o produto sai do armazém para alcançar o cliente final, ganha destaque. Muitas empresas estão implementando drones e veículos autônomos para entrega, e também, investindo em armários inteligentes para a retirada de produtos em diferentes pontos da cidade. 

Abordagens de práticas eco-friendly, como o rastreamento e diminuição de pegadas de carbono, também são uma tendência. Já que 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas preocupadas com a sustentabilidade, segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS).

Estar ligado em todos os movimentos do mercado pode ser um desafio. Por isso, a Intermodal te ajuda a estar à frente das tendências que irão impulsionar a eficiência logística. Acompanhe nosso blog e saiba mais!