Fazer compras online tornou-se um hábito comum para grande parte dos consumidores, principalmente após a pandemia da Covid-19. Diante dessa situação, o volume de encomendas entregues pelos Correios cresceu de forma significativa.
Estima-se que, apenas em 2021, a empresa pública viu a sua demanda crescer em 39%. O número é bastante alto e está fazendo com que soluções de infraestrutura e logística precisem ser implementadas.
A professora e pesquisadora Alessandra de Paula, coordenadora dos cursos de Logística e Gestão do E-commerce e Sistema Logísticos da Uninter, conversou conosco sobre esse tema. Confira!
Os Correios como uma parceria estratégica para o e-commerce
“Os correios se constituem em um parceiro de bastante relevância para o e-commerce, porque oferecem os serviços da Integração Correios, que consiste na utilização de um sistema próprio, o SIGEP Web, que oferece garantias de potencialização de resultados para maior satisfação dos clientes”, diz Alessandra.
Na visão da professora, ao utilizar esse sistema, o gestor de e-commerce pode gerar as etiquetas para a postagem de seus produtos, ao mesmo tempo em que faz o cálculo do frete.
Além disso, o serviço possibilita o rastreamento do produto até que ele chegue às mãos do consumidor.
Serviços logísticos implementados pelos Correios para suprir o aumento das demandas
Com mais pessoas comprando nas lojas virtuais, uma das consequências é o aumento da demanda dos Correios, um dos maiores operadores logísticos do país.
De acordo com Alessandra, os Correios procuraram se adequar às medidas sanitárias impostas durante o período mais grave da pandemia. Ela também explica que tais cuidados ainda persistem, embora em menor escala.
Além disso, a empresa buscou reduzir os preços de frete e dos prazos para entrega de encomendas, inseriu novas tecnologias e ampliou a digitalização de seus serviços. Veja, a seguir, algumas soluções implementadas!
Lockers
“Foram lançados os armários inteligentes, “Lockers”, já disponíveis em alguns estados do país, sendo que os Correios pretendem instalar 3000 deles no território nacional, até 2023. Eles oferecem ao cliente a opção de receber sua encomenda em um local e data, de acordo com seu interesse e necessidade”, aponta a professora.
Clique e Retire
Alessandra também citou o serviço “Clique e Retire”, que oferece ao cliente a possibilidade de retirar sua encomenda em qualquer agência da estatal, sem custo adicional, bastando informar, no ato da compra, o CEP do equipamento ou da localidade em que deseja receber sua encomenda.
“Pode-se incluir a aceitação de itens menores e mais sensíveis nesse serviço. Isso também constitui uma mudança positiva, garantindo entregas mais rápidas e fretes reduzidos”, afirma a docente da Uninter.
Novos formatos de entrega
Segundo Alessandra, os Correios também implementaram novos formatos de entrega de mercadorias, como o “Grandes Formatos”, um serviço adicional, que permite o envio de encomendas com dimensões superiores às já conhecidas pelos clientes.
“Essa mudança de tamanho para a remessa de produtos beneficia bastante o e-commerce, pois, às vezes, a encomenda tem dimensões maiores que o anteriormente permitido, embora não ultrapasse os 30 kg convencionais”.
Para quem trabalha no mercado digital, conhecer as inovações dos Correios é mais do que interessante. Afinal, as novidades podem contribuir muito para as operações logísticas das lojas virtuais.
Continue se informando no canal Intermodal Digital. Leia também nosso artigo sobre a unidade integrada dos Correios para e-commerce!
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