Na era da digitalização e da automação, a logística de comércio exterior emerge como um campo fértil para a aplicação da Inteligência Artificial (IA).

O constante movimento de mercadorias por meio das fronteiras demanda eficiência, precisão e adaptação rápida – exatamente as qualidades que a IA pode oferecer. 

Para falar sobre essa questão, conversamos com Luiz Fernando Passos, graduado em Comércio Exterior, especialista em gerenciamento de projetos de TI e CEO da SkyChart. Continue a leitura para saber mais!

O uso da Inteligência Artificial na logística de comércio exterior

Luiz Fernando Passos explica que, atualmente, a Inteligência Artificial na logística de comércio exterior, apesar de embrionária, está em uma fase de rápida evolução e adoção.

“As empresas estão cada vez mais reconhecendo o valor da IA para otimizar processos, aumentar a eficiência e reduzir custos em toda a cadeia de suprimentos”, destaca o especialista.

Ele acrescenta que, apesar do avanço, as organizações dependem muito ainda dos provedores atuais de tecnologia para avançar.

“Isso pode tornar o processo mais lento, entretanto não vejo nenhuma empresa séria não investindo e indo nessa direção. Dentro de dois anos acredito que vamos ter uma mudança relativamente grande nesse cenário”.

Otimização de rotas e escolhas de transporte com o uso da IA

Passos ressalta que, hoje em dia, a IA vem sendo bastante aplicada na realização de mudanças de rota de transporte visando uma maior economia de custos. 

“Por meio de algoritmos de análise de dados, a IA considera uma série de fatores específicos do comércio internacional, como tarifas aduaneiras e de transportes, permitindo às empresas identificar as rotas mais eficientes e econômicas”.

“No nosso sistema vemos na prática, principalmente na Europa onde há várias possibilidades de aeroportos de embarque mudando o inland, considerando levar isso ou não para um hub logístico”, exemplifica.

Melhoria de processos aduaneiros e gestão de documentos no Comex com IA

Os processos aduaneiros e a gestão de documentos no comércio internacional também são questões que podem ser automatizadas com o uso da IA. 

“Sistemas baseados em IA são capazes de automatizar tarefas de classificação de produtos, verificação de conformidade regulatória, detecção de fraudes e erros”, cita Passos.

“Além disso, a IA é utilizada para extrair e analisar informações de documentos comerciais, garantindo conformidade e precisão nos processos documentais, facilitando o preenchimento e aumentando a qualidade das informações”, completa.

Tendências emergentes na aplicação de IA na logística de comércio exterior

À medida que a globalização continua a impulsionar o comércio internacional, a logística enfrenta demandas crescentes na busca por eficiência e otimização.

Nesse contexto, a IA se torna uma ferramenta fundamental para impulsionar a inovação e enfrentar os desafios emergentes. 

“Poderia vir aqui e falar de tecnologias como IoT e blockchain, que vão melhorar a visibilidade e tudo mais, mas acho que isso vai demorar um pouco mais no curto prazo”, comenta.

“O que temos implementado fortemente nesse momento é a integração completa do e-mail do interveniente com o sistema de automação e previsão de acontecimentos”, conta o entrevistado.

“Hoje quem trabalha com comércio exterior sabe que o e-mail é onde fica a maior parte da demanda, e com a IA estamos automatizando para deixar o operador trabalhar apenas no que ele realmente precisa”, conclui.

LEIA MAIS: