Entenda como a Inteligência Artificial na logística e o uso de sistemas como WMS e TMS podem otimizar a cadeia de suprimentos. Leia o artigo!

A tecnologia é primordial para todos os setores, e a logística é uma das áreas que tem alcançado grandes benefícios com o uso dessas inovações. No entanto, apesar dos seus benefícios, as ferramentas ainda não são amplamente utilizadas pelos profissionais da área. 

Uma recente pesquisa da TOTVS revelou que, das 740 empresas do segmento consultadas, apenas 42% utilizam sistemas de gestão de armazenagem (Warehouse Management System, ou WMS), e só 25% contam com sistemas de gestão de transporte (Transport Management System, ou TMS).

O uso desses sistemas torna-se mais atraente quando é integrado a eles a Inteligência Artificial (IA). A ferramenta otimiza a função dos softwares, já que possui a capacidade analítica de identificar padrões, calcular variáveis e interpretar dados do histórico coletado pelo WMS e o TMS.

Como a inteligência artificial está sendo aplicada na otimização da cadeia de suprimentos?

A Inteligência Artificial na logística está ocupando cada vez mais espaço quando falamos de otimização e aprimoramento da logística moderna.  Com uso de diversas formas, indo da gestão de estoques à roteirização eficiente, a IA está revolucionando como as cadeias de suprimentos operam.

Esta tecnologia possui a capacidade de processar imensidões de dados, coletados por ferramentas como Big Data e Machine Learning, em tempo real. Conseguindo indicar padrões e tendências que seriam impossíveis de identificar por métodos tradicionais.

O IA na logística se tornou essencial, por demonstrar sua ampla utilidade em diversas áreas. Entre elas, a determinação de rotas otimizadas, a partir da análise de variáveis, como tráfego em tempo real, condições das estradas, capacidade dos veículos e até mesmo a preferência do cliente, para traçar a rota mais eficiente e rápida.

Essa otimização reduz os custos de transporte, economiza tempo e combustível, contribuindo para práticas mais sustentáveis na logística, ao minimizar a pegada de carbono. Mais a frente exploraremos mais usos da inteligência artificial na logística.

O que é sistema WMS e TMS?

Confira, a seguir, as particularidades e as principais diferenças entre o sistema WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transportation Management System). 

Warehouse Management System (WMS)

É um Sistema de Gerenciamento de Armazém concebido para gerenciar e otimizar operações de estoques e centros de distribuição. O software é automação logística de recebimento, armazenamento, seleção de produtos, embalagem e expedição de mercadorias.

Seu maior benefício é a visibilidade do estoque em tempo real, facilitando a gestão dos produtos e reduzindo erros de contagem de inventário. 

Transportation Management System (TMS)

Significa Sistema de Gerenciamento de Transporte e foi projetado para que operações como planejamento, execução e monitoramento, fossem realizadas com máxima eficiência. 

O TMS auxilia no gerenciamento de cargas, roteirização de transporte e rastreamento de entregas. Ao integrar o WMS e outros sistemas, o software garante a sincronização entre os elos da cadeia de suprimento.  

4 benefícios da utilização de inteligência artificial na logística 

A utilização de inteligência artificial na logística otimiza rotas de transporte, reduz custos operacionais e melhora a precisão no gerenciamento de estoque, aumentando a eficiência e a satisfação do cliente. Confira as principais vantagens: 

  1. Otimização de rotas e entregas

As ferramentas Inteligência Artificial permitem que rotas ideias sejam traçadas, a escolha mais adequada de veículo considerando restrições da carga e preferência do cliente. 

  1. Previsão de demanda e planejamento de estoque

Antecipar a necessidade dos clientes é essencial para o planejamento de estoque, é o que determina o equilíbrio do armazenamento, para não faltar e nem sobrar produtos.

A IA auxilia nesse sentido, analisando tanto a própria cadeia de suprimento quanto fatores externos, como a sazonalidade de matérias-primas, tendências do mercado, condições climáticas e flutuação de preços do setor.

  1. Análise de dados para tomada de decisões estratégicas

A capacidade de analisar quantidades significativas de dados, de diferentes fontes, em tempo real permite que a IA forneça insights valiosos sobre a cadeia de suprimentos. 

Com a identificação de padrões e tendências, os gestores podem identificar oportunidades de mudança e melhoria, além de permitir a adaptação mais rápida dos negócios diante de alterações nos fluxos de mercado. 

  1. Melhoria na eficiência operacional e redução de custos

O que mais chama atenção do uso da inteligência artificial na logística é a capacidade desta tecnologia inovadora automatizar trabalhos operacionais e, portanto, diminuir a possibilidade de erros e desperdícios. E por consequência reduz gastos dentro da operação.

Principais tecnologias de inteligência artificial utilizadas na logística

Machine learning

Esta tecnologia é uma aplicação da IA na qual dispositivos obtêm conhecimento de dados e  aprendem, como otimizar as próprias operações, de forma autônoma. Na logística o aprendizado das máquinas preveem falhas de equipamentos e detecção de atividades incomuns, prevenindo desvios ou fraudes.

Processamento de linguagem natural (PLN)

Dentro do escopo do machine learning está o processamento de linguagem natural, com aplicativos dessa natureza, empresas têm a possibilidade de analisar textos, obter dados sobre pessoas, linguagens e eventos para compreender as opiniões de clientes, sobre a marca, nas redes sociais. 

Na logística a PLN pode ser usada no atendimento ao cliente, processamento de pedidos, extração de informações de contratos e análise de feedbacks

Visão computacional

É a capacidade de computadores interpretarem conteúdo de imagem e vídeos. Para logística, essa tecnologia pode ser útil no controle de qualidade, rastreamento de produtos, segurança e reconhecimento de objetivos em centros de distribuição.

Algoritmos de otimização

Os algoritmos buscam a melhor solução possível para um problema dentro de conjuntos de opções. Na logística são usados para melhor alocação de recursos, roteirização de frotas e maximização de espaço, tanto em estoques quanto em veículos.

Como a inteligência artificial irá impactar a logística nos próximos anos?

É esperado que a IA no setor cause a redução de mão de obra humana, para atividades repetitivas e que não dependem de competências especializadas. Neste contexto, empresas se valerão de veículos autônomos e drone para entregas de curta distância.

Portanto, haverá uma diminuição de custos no longo prazo. Possibilitando que gestores tenham maior margem para inovações, nesse sentido, haverá também mais segurança na tomada de decisões, pois, a Inteligência Artificial permitiu que dados e informações fossem interpretados com mais precisão.

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