A maior edição da Intermodal South America! É o que prometem os organizadores da mais completa feira de logística, intralogística, transportes de cargas e comércio exterior da América Latina. A 27a edição do evento, que acontece de 28 de fevereiro a 2 de março, no São Paulo Expo, já bateu recorde de todos os números: área de exposição, número de marcas, setores representados e países participantes, se comparada a edições anteriores.
A feira tem nesta edição a multimodalidade com ‘norte’ para superar as deficiências e explorar as oportunidades para alavancar a logística nacional e internacional. Adicionalmente, em 2023, o evento oferece uma gama sem precedentes de conteúdo, com o Interlog Summit, composto pela tradicional Conferência Nacional de Logística (CNL) – uma realização da Abralog (Associação Brasileira de Logística) – e pela primeira edição do Congresso Intermodal South America.
“A Intermodal 2023 será diferenciada e as empresas que operam nos setores da logística, intralogística, transporte de cargas e do comércio exterior terão a oportunidade de discutirem, junto aos seus clientes (embarcadores de todos os segmentos da economia), soluções e alternativas aos desafios logísticos que afetam suas operações. As mais de 500 marcas com presenças confirmadas, os 30 portos internacionalmente reconhecidos e representantes de todas as cadeias de suprimento, produção e distribuição estarão representadas fazendo desta a maior Intermodal jamais vista”, comenta o diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil, promotora e organizadora da Intermodal South America, Hermano Pinto Jr.
Entre as mais de 500 marcas que participam do evento, 30 portos brasileiros estarão presentes, incluindo portos internacionais dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Portugal e Uruguai. Também marcam presença 13 terminais portuários/EADIs (Estação Aduaneira do Interior) – terminais alfandegados de uso público – 13 empresas de transporte marítimo/aquaviário; 18 empresas de transporte aéreo e aeroportos; 3 empresas de transporte ferroviário, 28 empresas de movimentação de carga e equipamentos (incluindo serviços, tecnologia marítima e portuárias e apoio marítimo), 22 empresas de software/tecnologia/logitech, 11 empresas de intralogística e armazenagem e 20 empresas de transporte rodoviário.
Transporte Marítimo
Entre as empresas de transporte marítimo/aquaviário, a alemã Hapag Lloyd, com presença confirmada, vem com a novidade da aquisição de 49% das ações do Grupo Spinelli, um dos principais terminais da Itália e operadores de transporte. A empresa expandiu seu envolvimento no setor de terminais por meio de um acordo para adquirir uma participação nos negócios de terminais da SM SAAM, com sede no Chile. A Hapag-Lloyd também possui participações na JadeWeserPort em Wilhelmshaven, no Terminal de Contêineres Altenwerder em Hamburgo, no Terminal TC3 em Tânger e no Terminal 2 em Damietta, Egito, que, atualmente, está em construção.
Transporte Rodoviário
No time das transportadoras logísticas/rodoviárias presentes na Intermodal, os embarcadores que visitam o evento encontrarão a Diavanti. Com sete anos de atuação no mercado, o diferencial da empresa é a diversidade, inclusive com uma frota dirigida por homens e mulheres ao volante. A empresa espera crescimento para 2023, apostando no e-commerce, e na entrada do segmento agro com força total. Além da diversidade, a Diavanti traz para a Intermodal ações de sustentabilidade. “Por ser uma empresa diversificada, temos em vista que o segmento logístico está crescendo e não poderíamos deixar de falar da inclusão de mulheres no volante. Intensificar o empoderamento feminino em um ramo que há anos foi tomado por homens, acreditamos que será a forte inspiração e a novidade da feira”, disse a coordenadora comercial, Karolline Oliveira.
Transportes aéreo
O Aeroporto Internacional de São Paulo também marca presença na 27a edição da Intermodal South America. Depois de encarar um 2022 de incertezas, o GRU – Airport afirma estar preparado para um volume acima do esperado e para entregas de cargas rápidas em um mercado, agora, mais estável. A empresa traz para a feira o novo masterplan de GRU que contempla de forma consolidada a nova cidade de carga, com uma área total de mais de 300 mil m2, que permitirá fixar novos players para explorar modelos de operação e negócios na comunidade GRU Aiport. Outro serviço a ser apresentado na Intermodal é o Transshipment (Trânsito Internacional de Carga), que GRU começou a disponibilizar em janeiro de 2023.
Terminais Portuários
DP World estreia na Intermodal 2023 – Um dos principais terminais privados, localizado à margem esquerda do Porto de Santos (SP), confirmou presença na Intermodal 2023. A novidade da DP World será a participação da subsidiária DP World Logistics, responsável pelas operações NVOCC (Non Vessel Operator Common Carrier). O braço logístico do Grupo DP World foi criado em 2020 e está crescendo organicamente a partir de acordos firmados com armadores. Pela primeira vez na Intermodal South America, a DP World acredita que o setor portuário brasileiro precisa do impulso da iniciativa privada, que espera por segurança jurídica e estabilidade regulatória.
A empresa levará ao evento seu portfólio de soluções, disponíveis nas unidades do Brasil, Chile, Argentina, Equador, Peru, República Dominicana, Canadá e Suriname. “O maior desafio de um terminal é atender às expectativas dos clientes, assegurando eficiência, produtividade e segurança. O setor portuário precisa continuar investindo em tecnologia, aumentando a eficiência e a competitividade do Porto de Santos e, como consequência, contribuindo para trazer bons resultados para o Brasil em seu comércio exterior”, disse o gerente de Comunicação Corporativa da DP World Santos, Paulo Gabriel Setten.
Tecnologia
A MovTrans participa da Intermodal com suas soluções de tecnologia para movimentação de cargas. O carro-chefe da empresa, o Software Movtrans, é um software para Gestão Logística de diversos setores de transporte, como: Transporte Multimodal de Cargas, Fracionado, Containers, Mudanças e de Engenharia de Obras. Destinado a empresas de médio e grande porte. O software atende internamente aos setores comercial, operacional, financeiro e fiscal, incluindo a emissão de documentos fiscais eletrônicos como CT-e e MDF-e. “Na Intermodal 2023, queremos nos aproximar das transportadoras e demonstrar os resultados da nossa solução”, disse Cristian Grando, diretor de negócios.
Ainda no segmento de tecnologia, a NSTech leva para a Intermodal o conceito de Open Logistics. O fundador e CEO da NSTech, Vasco Oliveira, afirmou que a produtividade do transporte de cargas, no Brasil, ainda é muito lenta e os caminhões rodam cerca de 40% do tempo sem carga. Para este ano, Oliveira aposta no avanço da tecnologia e digitalização dos processos na cadeia logística. “O conceito de Open Logistics, no qual as empresas conseguem contratar soluções modulares previamente integradas e com maior confiabilidade no processo, vai avançar muito. Outro ponto a se destacar é o avanço de iniciativas de ESG, seja na melhor utilização de ativos, seja na prevenção de acidentes, que estão com níveis inaceitáveis no mercado atual”, comentou.
Intralogística
Hyster-Brasil apresentará a linha Big Trucks, com destaque para o modelo H25XD-12. O equipamento é indicado para segmentos siderúrgicos, de mineração, portuário e madeireiro. De acordo com dados da Associação Mundial do Aço (Worldsteel), o setor siderúrgico é um dos mais produtivos do Brasil, sendo que, em 2020, produziu 31 milhões de toneladas de aço bruto. Segundo o diretor de vendas de Big Trucks da Hyster Brasil, Fernando Cruz, é de extrema importância que estes equipamentos disponham de cabines que sejam ergonomicamente adequadas, e proporcionem o conforto e confiança necessários para os operadores de empilhadeiras. “Entendemos que precisamos entregar a mesma interface de cabine para todo o nosso portfólio de empilhadeiras de alta capacidade e movimentadores de contêineres, com isso facilitamos a interação do operador, que não precisará aprender novos comandos ou controles a cada vez que trocar de máquina” ressalta o diretor.
Outra novidade será a linha de empilhadeiras a lítio, da Rech Solutions. Especializada em importação e distribuição de produtos de marcas consolidadas internacionalmente, a Rech Solutions participa da 27° edição da Intermodal South America com a linha de Lítio para sete e dez toneladas, que promete ser uma grande atração. “Tivemos um custo alto para transporte marítimo e dólar instável durante o ano passado e, diante de todo esse cenário, tivemos uma queda de 11% em relação a 2021 na aquisição de equipamentos de movimentação. Agora, temos a expectativa de que o mercado reaja de forma positiva e que a indústria se fortaleça retomando o crescimento”, declarou em nota a empresa.
Movimentação de Carga com Máquinas Híbridas
Soluções para o mercado portuário e naval é o que a Liebher apresentará na Intermodal 2023. Líder no fornecimento de máquinas para movimentação portuária, a empresa exibirá máquinas híbridas (diesel-elétricas) que dispõem da melhor tecnologia, segundo o gerente divisional, Ângelo Telles. Ele comenta que, embora ainda existam muitas incertezas sobre como o mercado se comportará neste ano, os gargalos logísticos devem ser reduzidos e há a expectativa de investimentos na cadeia como um todo. “Em 2022, a indústria global sofreu gargalos no fornecimento de matérias-primas que impactaram nos prazos e fornecimento, e os portos tiveram uma importante participação para conseguirem escoar os materiais com agilidade. Sendo assim, a Liebher viu uma oportunidade de investimento e renovação das frotas”, disse o gerente divisional.
Portos
O único empreendimento portuário 100% privado do país estará presente na 27a edição da Intermodal South America. O Porto do Açu participa, pela décima segunda vez, da Intermodal e apresenta, este ano, soluções inovadoras para logística e navegação de conectividade do Brasil, com 20 empresas de porte mundial já instaladas no porto-indústria. A expectativa de mercado para o setor, em 2023, de acordo com o CEO do Porto do Açu, José Firmo, é o Terminal Multicargas (T-MULT), como alternativa logística para aumentar a competitividade das indústrias e do agronegócio do Sudeste e do Centro Oeste. “Nos últimos dois anos, o T-MULT mais que dobrou as suas operações, chegando a movimentar mais de 1,57 milhões de toneladas em 2022, um recorde puxado pela melhoria de eficiência operacional e otimização de infraestruturas e soluções logísticas focadas na necessidade dos clientes”, disse.
Equipamentos portuários
Presente na Intermodal, o Porto Itapoá será o primeiro do Brasil a ter RTGs (Pórtico para Contêineres sobre Pneus), tripulados remotamente. O Terminal já conta com 17 destes equipamentos, da marca ZPMC, com tripulação direta. A entrega das máquinas está prevista para maio de 2023. O ano de 2023 será importante para o Porto Itapoá no sentido de consolidar relevantes investimentos em infraestrutura, como a ampliação total de pátio, e o início das obras de duplicação das vias que conectam o Terminal à BR-101 e de retificação do canal de acesso à Baía da Babitonga. “O mais importante na Intermodal será a oportunidade de conhecer mais sobre um dos portos mais inovadores do país e uma referência em sua relação com o meio ambiente. O Porto Itapoá é vencedor de diversos prêmios de caráter socioambiental e, apesar de possuir apenas 11 anos de atividades, já se coloca entre os mais importantes do Brasil em termos de competitividade”, afirmou Cássio Schreiner, presidente do Porto Itapoá.
Faça a sua inscrições gratuitas no site da Intermodal South America. Você também pode comprar seu ingresso para o Interlog Summit – a união inédita de dois grandes congressos: A tradicional Conferência Nacional de Logística e a primeira edição do Congresso Intermodal South America. Confira todas as palestras!