LCL e FCL são termos comuns para quem trabalha com comércio internacional, principalmente no campo da importação marítima.
Apesar disso, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre o real significado de cada modelo e como escolher entre eles. Por isso, conhecê-los mais a fundo é de fundamental importância para quem atua no setor logístico.
Ciente dessa necessidade, conversamos com Márcio Freitas, professor do curso técnico em Logística do Senac EAD. Continue lendo abaixo e confira as considerações feitas por ele sobre o tema!
LCL e FCL: entendendo as siglas
LCL é uma sigla para “Less Container Load”, que, em português, significa “Menos Carga de Contêiner”.
“Nessa modalidade o importador não possui capacidade de carga para estufar o contêiner, ou seja, sua remessa não consegue preencher totalmente o unitizador.
Quando isso ocorre, é normal que o importador busque um parceiro para dividir os custos e preencher (estufar) o restante do contêiner (unitizador). Isso é bem normal entre as empresas que importam, e nessa cooperação, os custos também são divididos, facilitando muito todo o processo”, explica Freitas.
FCL, por sua vez, é uma sigla para “Full Container Load”, expressão que pode ser traduzida para o nosso idioma como “Contêiner Carregado”.
Segundo Freitas: “Nessa opção, o importador consegue estufar (preencher totalmente) o unitizador com a sua carga, não sendo necessário encontrar um segundo importador para dividir o contêiner”.
A importância de diferenciar o LCL do FCL
No entender de Freitas, é importante saber diferenciar o LCL do FCL, não apenas pelas questões teóricas, mas também pelas sistemáticas de custos.
“No LCL, os custos de frete são sempre realizados por dólar por metro cúbico ou tonelada utilizada no container. Já no FCL, o custo é sempre organizado por valor fechado do contêiner, considerando a utilização máxima do unitizador”, diz o professor do Senac EAD.
Freitas comenta que, sabendo dessas informações, cabe ao importador tomar a decisão que for mais estratégica para o seu negócio.
Saiba como escolher entre o LCL e o FCL
De acordo com Freitas, a escolha entre LCL e FCL é sempre uma decisão estratégica para os importantes e depende exclusivamente do volume a ser transportado.
“A questão básica é observar os custos operacionais e determinar qual será mais vantajoso, considerando sempre volume, peso e tamanho da carga”, sintetiza o especialista.
Ele também acredita ser necessário considerar que: “No FCL, a disponibilização da carga é mais rápida, há maior risco de demurrage, maior segurança da carga contra avarias e extravios e melhor custo-benefício quando se tem grandes volumes”.
Já no LCL, por sua vez: “Há mais demora na disponibilização da carga, menor risco de demurrage, menor segurança da carga contra avarias e extravios e melhor custo-benefício para pequenos volumes”.
Considerando tais pontos, o importador precisa listar os prós e os contras de cada modalidade para cada situação. Assim, poderá escolher a opção mais adequada para suprir as necessidades logísticas do seu negócio.
Para saber mais, baixe nosso manual de processos de importação no Brasil e confira várias informações interessantes para profissionais da área. Boa leitura!