A logística empresarial é responsável por gerenciar a cadeia de abastecimento e garantir que os produtos ou os serviços cheguem ao cliente final com eficiência e qualidade. 

Sabemos que, atualmente, a eficiência operacional é o grande diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. 

Por isso, a capacidade de otimizar processos, reduzir custos e entregar valor ao cliente são elementos essenciais que a logística empresarial proporciona.

Na intenção de saber mais sobre a logística empresarial, entrevistamos Márcio Freitas, especialista em Gestão Estratégica de Operações e professor do curso Técnico em Logística do Senac EAD. Veja a seguir!

Logística empresarial: entenda o conceito

De acordo Freitas, “a logística empresarial visa tratar dos processos que envolvem a cadeia de abastecimento e a cadeia produtiva”.

Ele explica que essa área “foca muito nas operações relacionadas à otimização do processo produtivo, controlando todo o fluxo e quantidades de insumos e materiais para a produção, e por consequência os produtos semiacabados e acabados”.

Freitas destaca que a logística empresarial vai além de uma simples movimentação de produtos dentro da empresa: 

“Trabalhar a ideia de gestão integrada com demais setores, como finanças, marketing e produção, é essencial para aumentar exponencialmente a eficiência, agregando ainda mais valor ao produto e reduzindo os custos produtivos”, comenta.

Como funciona a logística empresarial

Para que a logística empresarial funcione de maneira eficaz, é necessário que a empresa adote uma visão sistêmica, ou seja, uma compreensão global dos seus processos. 

“Tudo se inicia quando a empresa adota uma visão sistêmica (global), onde a entrega do seu produto ao cliente finaliza todo o processo”, afirma Freitas.

Essa visão sistêmica requer um alinhamento estratégico e integrado de toda a cadeia de abastecimento. 

“Quando uma organização consegue enxergar a entrega de seus produtos como parte central de seus negócios, a logística empresarial começa a funcionar”, diz o professor.

“Isso porque é necessário um alinhamento estratégico, sinérgico e integrado de toda a cadeia de abastecimento, compreendendo que todas as ações devem estar voltadas para entregar o melhor produto ou serviço para o cliente”, reforça.

Freitas também ressalta a importância de não se subestimar a etapa de entrega: “Compreender que entregar os produtos da empresa não é uma atividade secundária, mas sim um serviço que agrega muito valor e fideliza, já é um importante passo para colocar as estratégias de logística empresarial em funcionamento”.

Compreenda a importância da logística empresarial

A logística empresarial tem um papel importante na operação de qualquer organização. 

Para Freitas, “a importância da logística empresarial está na percepção de que as operações logísticas internas não são processos secundários, e a entrega dos produtos não é uma atividade simples”.

Citando Ronald Ballou, um dos grandes teóricos da área, Freitas menciona: “o autor escreve em seu livro de Logística Empresarial: ‘a logística é o último elo de ligação entre a empresa e seu cliente[…]’. Na minha visão, essa frase determina a real importância da logística empresarial”.

Quando bem executada, a logística empresarial permite que a empresa mantenha um fluxo contínuo e eficiente de produtos e informações.

Isso garante que os produtos certos cheguem aos locais certos, no momento certo, e com o menor custo possível.

Conheça os benefícios da logística empresarial

Adotar uma estratégia eficaz de logística empresarial traz inúmeros benefícios para as organizações. 

Segundo Freitas, alguns dos principais ganhos incluem:

  • Redução de Lead Time Total: “tempo necessário para que um pedido seja processado e entregue ao cliente”;
  • Aumento significativo da eficiência: “otimização dos processos internos, resultando em operações mais ágeis e menos dispendiosas”;
  • Redução significativa dos custos: “menor desperdício de recursos e melhor alocação dos insumos”;
  • Redução nas reclamações e devoluções: “produtos entregues com qualidade superior, atendendo ou superando as expectativas do cliente”;
  • Melhoria nos processos por meio da visão sistêmica: “identificação e correção de gargalos que prejudicam a operação”;
  • Aumento significativo na produtividade: “processos bem estruturados e coordenados permitem maior produção em menor tempo”;
  • Melhora na percepção da imagem da empresa: “reforço da confiabilidade, pontualidade e competência da marca”;
  • Melhoria no processo de aquisição de materiais e insumos: “garantia de que a produção não será interrompida por falta de matéria-prima”;
  • Melhor controle de inventário: “redução de excessos ou faltas de produtos em estoque
  • Melhor fluxo interno na movimentação de produtos: “menor tempo de deslocamento e manuseio dentro da empresa”.

Quais são os principais desafios da logística empresarial

Apesar dos muitos benefícios, implementar a logística empresarial também apresenta desafios. 

Para Freitas, “o maior desafio para a logística empresarial está na mudança cultural de muitas empresas, gestores e funcionários. Isso porque o comprometimento e o controle são peças-chave para o bom desempenho”.

O especialista ressalta a necessidade de entender que a logística empresarial não é apenas um conteúdo acadêmico, mas deve estar presente na formulação de estratégias empresariais. 

Saiba o que faz um profissional de logística empresarial

O profissional de logística empresarial desempenha um papel central na coordenação de todo o fluxo de materiais e informações dentro da organização. 

Freitas explica que “um profissional que esteja interessado em trabalhar com a logística empresarial deve saber que o planejamento, a organização, o controle e a execução de todo o recebimento de materiais e insumos da empresa estarão debaixo do seu guarda-chuva de processo”.

Além disso, ele é responsável pelo sincronismo do abastecimento da produção, retirada de produtos acabados e organização do embarque de produtos para despacho e controle das entregas. 

A eficiência desse profissional impacta diretamente no sucesso da logística empresarial e, consequentemente, nos resultados da empresa.

Integrando a logística empresarial com a gestão operacional

“A melhor forma de integrar a gestão operacional com a logística empresarial é derrubar as barreiras internas existentes entre os processos. Deve-se conscientizar as pessoas que todo o processo empresarial faz parte de uma grande logística”, sugere Freitas.

“A promoção do engajamento a partir  de treinamentos e workshops que enfatizem a importância da integração entre processos é uma das formas mais eficazes de garantir que a logística empresarial seja bem-sucedida”, finaliza o professor.

Que tal prosseguir conhecendo os diferentes vieses do campo logístico? Leia agora o nosso artigo sobre logística de suprimentos!