Quem trabalha com logística está sempre em busca de novos métodos de trabalho, para que as operações possam ser realizadas de forma otimizada e sem perder a qualidade.

A logística porta a porta é uma dessas metodologias inovadoras, que buscam melhorar as operações nas empresas.

O professor Élson de Souza Pereira Junior, que atua na área de Administração e Logística do Senac São Paulo, conversou com o nosso canal sobre esse assunto. 

Prossiga com a leitura para conhecer o que é, quais são as vantagens e como fazer a logística porta a porta.

Logística porta a porta: entenda o conceito

Pereira Junior define a logística porta a porta como: “A função da administração responsável pelos fluxos de bens e serviços a partir do estabelecimento do fabricante, que pode ser também o vendedor, até o local indicado pelo comprador”.

O professor vai além, destacando ainda mais especificações sobre o método:

“Essa atividade não está limitada somente ao transporte das mercadorias, mas também se estende às responsabilidades acessórias envolvidas nas rotinas, como a verificação da legislação vigente entre os países envolvidos, levantamento dos documentos obrigatórios e emissão dos certificados necessários para a concretização do transporte.”

No entendimento de Pereira Junior, a logística porta a porta é uma forte aliada para empresas que pretendem garantir a disponibilização de seus produtos e serviços nos estabelecimentos de seus clientes e consumidores.

Além disso, a metodologia também é útil para empresas que precisam assegurar o fluxo de recebimento de bens de suas fontes e fornecedores.

Situações em que a logística porta a porta é indicada

Pereira Junior acredita que a logística porta a porta é um serviço indicado, principalmente, para as operações com um fluxo de atividades mais complexo.

“Quanto maior o grau de complexidade do processo logístico empregado, maior a recomendação para que ele seja efetuado com o intermédio de um agente especializado”, observa.

Ele continua: “No entanto, de forma a tornar seus processos mais focados no core business, a opção pela contratação dos serviços prestados por organizações especializadas em logística porta a porta permite às empresas de qualquer porte focarem em seus negócios, ou seja, se concentrarem naquilo que lhes é estratégico e mais importante.”

Vantagens da logística porta a porta para os negócios

O professor Pereira Junior listou algumas das principais vantagens da logística porta a porta para os negócios. Veja quais são!

Operações mais eficientes

“Devido à especialização e à maior compreensão das atividades de interface, como as ações compartilhadas entre o transporte internacional e o despacho aduaneiro, as empresas têm operações mais eficientes.

Por exemplo, emissão e análise dos conhecimentos de embarque: por meio dessa escolha as empresas conseguem reduzir as chances de que seus produtos vendidos cheguem às localidades de destino desacompanhadas dos documentos necessários para sua liberação alfandegária e comercialização.”

Ampliação da capacidade de monitoramento

“Ocorre a ampliação da capacidade de monitoramento devido à centralização das informações pela prestadora de serviços logísticos porta a porta.

Isso porque essa empresa será a responsável pela contratação de transportadoras e armazéns, podendo até oferecer os serviços de despacho aduaneiro, apresentando um fluxo de informações integradas e que seja capaz de descrever as diferentes etapas.”

Maior geração de economia e redução de custos

“A logística porta a porta proporciona maior capacidade para gerar economias de escala, redução de custos unitários e diminuição das chances de erros.

As empresas podem contar com a experiência alcançada por meio da prática e da observação de diversas operações, além do relacionamento estabelecido com diferentes participantes especializados como transportadoras, armazéns, despachantes aduaneiros etc.”

Se você achou a logística porta a porta interessante, confira também nosso conteúdo sobre logística lean: princípios e implementação!