As análises preditivas na logística referem-se à utilização de dados, algoritmos e técnicas de machine learning para prever comportamentos, tendências e hábitos, seja de máquinas, seja de indivíduos.
Essa abordagem revolucionária está transformando o setor logístico, oferecendo uma vantagem competitiva significativa para as empresas que a adotam.
Dirceu Matheus Junior, professor do programa de mestrado profissional em Computação Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie falou conosco sobre o tema.
Ele compartilhou as suas percepções sobre as tecnologias, aplicações e benefícios da logística preditiva. Veja a seguir!
As principais tecnologias utilizadas na logística preditiva
“A logística preditiva se baseia na previsão de demanda, um processo criado para prever as exigências futuras de produtos e serviços, que precisam de análises de dados históricos ou específicos”, explicou Matheus Junior.
No entendimento do professor, “as empresas que empregam esse tipo de operação têm condições de desenvolver um planejamento mais eficiente de várias etapas de trabalho. Por exemplo: estoque, transporte, armazenagem, entre outras operações logísticas”.
Antes da adoção de tecnologias avançadas, a previsão de demanda era realizada com modelos estatísticos ou métodos convencionais, deixando uma margem de risco considerável.
Hoje, com o uso da Inteligência Artificial (IA) e do machine learning, a logística preditiva está contribuindo para a redução de custos desnecessários, como excesso ou falta de estoque.
Tecnologias em destaque: as principais soluções para a logística preditiva
Matheus Junior listou aquelas que julga serem as tecnologias que mais se destacam, no que se refere às soluções para a logística preditiva. São elas:
IA e machine learning
“Sem dúvida, essas duas tecnologias, usadas em conjunto, oferecem os melhores resultados nas operações logísticas”, opinou Matheus Junior.
“Por meio das funcionalidades da IA e do machine learning, é possível melhorar o desempenho das rotas de transporte, prever demandas da empresa e gerenciar os recursos, de modo a economizar os custos fixos mensais,” afirmou o professor.
Internet das Coisas (IoT)
Dispositivos desenvolvidos com a tecnologia de IoT são altamente eficientes para rastrear mercadorias em tempo real.
“As soluções de IoT enviam ao operador informações como localização, condição e tempo estimado de chegada da mercadoria ao destino”, diz o docente da Universidade Mackenzie.
Big Data
Matheus Junior afirmou que: “a tecnologia de Big Data é fundamental no processo de planejamento das operações. Pois, ao fornecer o diagnóstico de grandes volumes de dados, ajuda a empresa a ajustar os serviços prestados para atender melhor os clientes”.
Outros benefícios incluem a otimização de recursos e a melhoria da eficiência operacional.
Veículos autônomos e drones
As operações também foram beneficiadas com tecnologias emergentes aplicadas em drones e veículos autônomos.
“Isso consiste em sistemas de navegação elaborados com IA, que ajudam a reduzir custos, aumentar a eficiência das entregas e ampliar o alcance de atendimento”, comentou Matheus Junior.
As aplicações da logística preditiva em diferentes setores
As aplicações tecnológicas da logística preditiva podem atender todos os segmentos dessa cadeia produtiva.
“Prova disso é que uma pesquisa da consultoria alemã IFO Business Survey destacou que, em 2023, uma em cada três empresas da indústria de transformação empregavam tecnologias com IA,” comentou Matheus Junior.
Com essa perspectiva, as aplicações da logística preditiva podem atender vários setores, incluindo:
- Indústria automotiva;
- Indústria farmacêutica;
- Indústria de aviação;
- Fábricas de máquinas e equipamentos diversos;
- Setor de serviços e comércio; e
- Centros de armazenagem e distribuição
“Pensando em uma aplicação mais específica da IA na logística preditiva, o processo atende as empresas em várias tarefas, como compras, produção, vendas e distribuição. Isso é possível porque a tecnologia tem a habilidade de reconhecer, analisar, planejar, decidir e executar as ações”, explicou o especialista.
Os benefícios da logística preditiva para as empresas
Os benefícios da logística preditiva são diretamente proporcionais às tecnologias empregadas.
“Com esse entendimento, podemos citar alguns benefícios relevantes para os negócios”, Matheus Junior:
Eficiência operacional
“A ação conjunta da análise feita com Big Data e IA contribui para a eficiência das rotas de entregas de mercadorias, redução dos custos operacionais e gerenciamento dos recursos utilizados no cotidiano”.
Monitoramento da cadeia de suprimentos
“Tecnologias como IoT e sistemas de gestão de transporte (TMS) oferecem visibilidade em tempo real das operações logísticas.
Há ainda o monitoramento contínuo e antecipação de possíveis riscos que causem prejuízos ou acidentes”.
Precisão das tarefas
“A análise preditiva permite que as empresas se antecipem às flutuações do mercado e ajustem suas operações a partir das previsões informadas.
O impacto positivo é observado na gestão de inventário e redução de desperdício no estoque, permitindo projetar cenários futuros com maior precisão”.
Economia em manutenção
“Algoritmos de IA, desenvolvidos para a logística preditiva, identificam padrões de falhas e alertam sobre a necessidade de realizar a manutenção dos equipamentos, evitando inoperância”.
Os desafios na implementação da logística preditiva
No entendimento de Matheus Junior, há dois principais desafios a serem enfrentados na implementação da logística preditiva.
O primeiro deles está relacionado à qualidade e à disponibilidade dos dados utilizados.
Nas palavras do professor: “Os sistemas precisam ser robustos tanto na coleta quanto na análise das informações, exigindo preparação e treinamento específico dos funcionários para analisar dados complexos ou interpretar insights preditivos”.
O segundo desafio está na proteção dos dados utilizados. De acordo com Matheus Junior, eles “necessitam de sistemas de alto desempenho para promover a governança dos dados, controles de acesso não autorizado e criptografia”.
Podemos concluir que a logística preditiva representa uma revolução no setor, oferecendo uma ampla gama de benefícios que vão desde a eficiência operacional até a economia em manutenção.
Para as empresas, a adoção de logística preditiva não é mais uma questão de “se”, mas de “quando”. À medida que a tecnologia continua a evoluir, aqueles que estão na vanguarda da inovação logística terão uma vantagem competitiva notável.
Siga por aqui! Leia agora sobre como a tecnologia está mudando as regras do jogo na logística.