Classificada como a melhor cidade para se morar na América do Sul pela multinacional Mercer, e a 77ª em todo o mundo, Montevidéu é a capital do Uruguai e uma das mais importantes metrópoles do continente.

Uma capital com ares de interior, a cidade exemplifica pontos que fazem do nosso vizinho um exemplo a ser seguido em vários aspectos, incluindo a logística. Eficiente, estrategicamente localizado e com leis e infraestrutura de alto nível, o país tem se destacado como importante elo da cadeia de distribuição na América do Sul.

Neste artigo oferecido pela INALOG, o Instituto Nacional de Logística do Uruguai, apontamos alguns fatores que fazem da nação dos chivitos e asados uma região propícia para quem quer garantir uma boa distribuição pela América Latina.

Vamos conferir? Continue lendo para saber mais sobre o incrível potencial logístico do Uruguai e as vantagens de utilizar o país para realizar suas distribuições!

Localização estratégia

O Uruguai oferece plataformas logísticas integradas e complementares à região. Sua localização geoestratégica o torna um hub logístico por natureza na América do Sul, atingindo um mercado de mais de 250 milhões de habitantes.

A Direcção Nacional de Alfândega do Uruguai procura facilitar os negócios por meio de processos ágeis, ao mesmo tempo em que segue exercendo sua função de controle aduaneiro. Por exemplo: mais 96% da mercadoria que passa pelo país é liberada em menos de 8 horas após passar pela inspeção alfandegária.

O país também tem ótima localização entre seus vizinhos sul-americanos, sendo uma opção eficaz para o transporte de mercados a países como Chile, Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia.

Plataformas logísticas livres

O Uruguai baseia sua logística regional em 4 importantes regimes livres com grandes benefícios: Porto Livre, Zona Franca, Aeroporto Livre e Depósitos Aduaneiros Privados. Entenda mais sobre cada um deles:

1. Porto livre

São 15 portos, dos quais 8 comerciais, localizados em diversas áreas do país. Entre os principais, podemos destacar o Porto de Montevidéu e o Porto Nueva Palmira.

O atual regime do Porto Livre, somado à localização estratégica, tornam o Porto de Montevidéu como um verdadeiro pólo logístico complementário para a América Latina.

2. Zonas livres

As zonas francas operam no Uruguai desde 1923. No entanto, foi após a reformulação do regime, em 1987, que o setor se consolidou substancialmente através do aumento exponencial das exportações de bens e serviços globais, mas também em termos de investimentos, criação de empregos e contribuição para o Produto Interno Bruto do país.

Existem atualmente 14 zonas francas no Uruguai nas quais se desenvolvem atividades industriais, comerciais, logísticas, globais e de serviços mistos. De acordo com estatísticas oficiais recentes, mais de 15.337 pessoas trabalham diretamente em um total de 1.126 empresas distintas que atuam nas zonas francas da nação.

3. Aeroporto livre

O Terminal de Carga do Aeroporto de Montevidéu é a única Airport Free Zone da América do Sul que combina transporte multimodal, benefícios tributários, infraestruturas especialmente desenvolvidas para a indústria farmacêutica entre outras e capacidade de realizar atividades de valor agregado às mercadorias.

Outro benefício é o fato de estar localizado a 2 horas de avião das principais cidades da América do Sul: São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Santiago do Chile e Assunção, entre outras. Uma porta de entrada competitiva para os negócios sul-americanos, em regime de exoneração de impostos e incentivos ao investimento em um país com estabilidade social, econômica e política.

4. Depósitos aduaneiros privados

O depósito aduaneiro é o regime pelo qual a mercadoria entra e permanece em local da administração privada sem o pagamento dos impostos para a sua posterior inclusão noutro regime, como em um reembarque ou reexportação.

Esta definição faz dos depósitos aduaneiros uma opção do pólo logístico do Uruguai para instalar centros de distribuição que ali depositem suas mercadorias em trânsito, oferecendo inclusive a possibilidade de agregar valor a elas.

Por que escolher o Uruguai para realizar operações logísticas na América do Sul?

O Uruguai se destaca na América Latina por ser um país confiável por sua longa história de respeito às leis, normas e tratados internacionais aos quais adere; bem como por ter uma localização estratégica que a coloca no centro dos principais mercados consumidores da região.

O país também é notável pelas facilidades que oferece na realização de negócios dos mais variados segmentos e pela igualdade de tratamento que dispensa ao investidor estrangeiro em relação ao local.

INALOG, o Instituto Nacional de Logística do Uruguai

A criação do INALOG, fundada em 2010, também demonstra o compromisso do país vizinho com ações que busquem reafirmar seu papel na logística da região e do mundo, sendo um importante hub para que as mercadorias da América do Sul e de outros continentes sejam distribuídas com mais facilidade, eficiência e rapidez.

Quer saber mais? Clique aqui e baixe o whitepaper exclusivo INALOG. 
 

Mais informações sobre a atuação da INALOG e sobre a atuação logística uruguaia em http://www.inalog.org.uy.