O Brasil, com sua extensa costa e posição estratégica no comércio internacional, abriga portos de grande relevância para a logística global. Tais embarcadouros se destacam pela capacidade de receber embarcações de grande porte.
Sem dúvida, os portos brasileiros são infraestruturas essenciais para a economia nacional, facilitando a exportação e a importação de mercadorias em larga escala.
A seguir, analisaremos os portos brasileiros com as maiores profundidades, detalhando como as características de calado permitem a atracação de navios de maior tonelagem e quais são os impactos econômicos e logísticos dessa capacidade. Continue conosco!
Portos com 25 metros de profundidade
A maior profundidade registrada em portos brasileiros é de 25 metros. Essa medida é registrada nas seguintes localidades:
Porto de Tubarão
Localizado em Vitória, no Espírito Santo, o Porto de Tubarão é um dos mais profundos do Brasil, com 25,3 metros.
Principalmente utilizado para a exportação de minério de ferro, o porto é um dos maiores exportadores do mundo nesse segmento.
A grande profundidade permite a atracação de grandes navios graneleiros, facilitando operações em larga escala.
Porto do Açu
Situado no município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, o Porto do Açu conta com uma profundidade de 25 metros e é um dos mais modernos do País.
Com infraestrutura avançada e capacidade de receber navios de grande porte, ele se torna um importante hub para a exportação de petróleo, minério de ferro e outras commodities.
Terminal Marítimo Ponta da Madeira
Localizado em São Luís, no Maranhão, o Terminal Marítimo Ponta da Madeira é essencial para a exportação de minério de ferro.
Com seus 25 metros de profundidade, permite a atracação de grandes navios, como os Valemax, que são os maiores graneleiros do mundo.
Terminal Aquaviário de Angra dos Reis
Também com 25 metros de profundidade, o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, é um ponto estratégico para a indústria petrolífera.
O terminal facilita a exportação de petróleo e derivados, beneficiando-se de sua profundidade para receber grandes petroleiros.
Terminal Aquaviário São Sebastião
Localizado no litoral norte de São Paulo, o Terminal Aquaviário São Sebastião é responsável por 50% do volume de petróleo processado no país, de acordo com a Transpetro.
A capacidade de receber grandes embarcações contribui significativamente para a logística e a distribuição de combustíveis no país.
Portos com 19 metros de profundidade
A segunda maior profundidade de portos brasileiros para calado de navios é de 19 metros. Os embarcadouros com tal medida são:
Porto de Vitória
O Porto de Vitória, no Espírito Santo, é essencial para a exportação de produtos siderúrgicos, granito e café.
Além disso, serve como um importante ponto de entrada para produtos importados. Ao todo, são mais de 30 tipos de cargas operadas.
Porto do Itaqui
Situado em São Luís, Maranhão, o Porto Itaqui é um dos principais do Norte do Brasil, facilitando a exportação de grãos, minérios e combustíveis.
A localização estratégica o torna um ponto de conexão vital para o comércio internacional.
Porto com 18 metros de profundidade
Localizado no Rio de Janeiro, o Porto de Itaguaí tem 18 metros de profundidade e é um dos maiores portos de contêineres do Brasil.
De tal modo, desempenha um papel importante na exportação de minério de ferro, produtos siderúrgicos e outras mercadorias.
Porto com 17 metros de profundidade
Situado em Pernambuco, entre os municípios do Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, o Porto de Suape tem 17 metros de profundidade.
É um dos portos mais modernos e dinâmicos do Brasil, facilitando a exportação de açúcar, etanol e produtos petroquímicos.
Porto com 16 metros de profundidade
Os portos para calado com 16 metros de profundidade são os seguintes:
Porto Itapoá
Localizado em Santa Catarina, no município de mesmo nome, o Porto de Itapoá tem 16 metros de profundidade.
Trata-se de um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas.
Porto de Salvador
O Porto de Salvador está localizado na Baía de Todos-os-Santos, considerada a capital da Amazônia Azul dadas suas condições naturais privilegiadas com excelente acessibilidade marítima e rodoviária.
O Tecon Salvador possui conexão com as principais trades globais, a exemplo do Mercosul, América do Norte, Europa e Ásia, onde destaca-se a rota regular de supernavios de 366m com o todo o extremo Oriente, beneficiando exportadores e importadores do Norte e Nordeste, além de estados do Centro-Oeste e Sudeste.
Portos com 15 metros de profundidade
Os portos para calado com 15 metros de profundidade são os seguintes:
Porto do Rio de Janeiro
O Porto do Rio de Janeiro, na costa oeste da Baía de Guanabara, é um dos mais antigos do País.
Ele serve como um importante hub para a exportação de produtos do setor automotivo e da indústria química. Além disso, é um ponto crucial para a importação de mercadorias.
Porto de Santos
O Porto de Santos, em São Paulo, é o mais movimentado porto da América Latina, exportando café, açúcar, soja e outros produtos agrícolas.
Para você ter uma ideia, a área de influência econômica desse porto concentra aproximadamente 67% do produto interno bruto (PIB) do Brasil.
Porto Paranaguá
Situado no Paraná, o Porto Paranaguá tem 15 metros de profundidade e é um dos principais portos graneleiros do Brasil.
O embarcadouro facilita a exportação de soja, milho, açúcar e produtos florestais, sendo essencial para o agronegócio brasileiro.
Portos com 14,5 metros de profundidade
No final do ranking com os maiores portos para calados estão os com 14,5 metros de profundidade. São eles:
Porto de Imbituba
Localizado em Santa Catarina, o Porto de Imbituba é utilizado principalmente para a movimentação de granéis sólidos, contêineres e veículos.
Trata-se de um porto importante para a economia dos estados da região Sul, principalmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Porto Itajaí
Também em Santa Catarina, o Porto Itajaí tem 14,5 metros de profundidade e é o segundo maior porto de contêineres do Brasil.
Com profundidade e infraestrutura avançada é possibilitada a movimentação eficiente de mercadorias, conectando o sul do Brasil aos mercados internacionais.
Com essas variadas profundidades, os portos brasileiros mostram-se capazes de atender às demandas de um comércio global cada vez mais exigente. Sem dúvida, eles contribuem de forma significativa para a nossa economia.
Veja algumas novidades dessa área em nosso artigo que fala sobre o papel transformador de tecnologias emergentes na logística portuária!