Não são raros os casos de empresas que, mesmo sendo excelentes em suas ações cotidianas, acabam perdendo ou deixando de conquistar clientes pela falta de estratégias de marketing bem definidas e executadas.

O assunto foi abordado na Intermodal South America 2023 por Jonas Vieira, fundador e consultor em Comércio Exterior da da Invoice Content, que compartilhou um pouco de suas experiências para o marketing voltado ao Comex.

Confira as principais dicas fornecidas pelo especialista abaixo!

Funil de vendas e estratégias de marketing como diferencial no Comex

Vieira iniciou sua palestra falando sobre como foi de agente do Comex para criador de conteúdos voltados ao segmento. Um dos pontos abordados por ele foi a questão de que, mais do que produzir em abundância, é preciso ser original.

Na opinião do palestrante, a pandemia da Covid-19 trouxe mudanças significativas na forma como as empresas enxergam a promoção de suas empresas junto ao público em diferentes canais.

“E aí a oportunidade é o marketing, pois se você não consegue ir até o cliente na forma do cold call, você precisa do marketing. E então houve um aumento de procura para isso”, relembrou ele.

Apresentando dados de sua experiência profissional, o especialista da Invoice Content mostrou como estratégias de marketing dedicadas ao setor de Comex que respondam a perguntas relevantes ao segmento e sejam devidamente veiculadas são uma importante forma de tornar as empresas mais conhecidas na área.

“Hoje temos 16 pessoas, sem contar os mais de 30 escritores freelancers, temos um estúdio de podcast com empresas apoiadoras, atendendo grande parte do Brasil”, comentou.

Vieira também falou sobre as soluções que fazem parte da jornada de empresas de Comex no sentido de ampliar o alcance das marcas junto ao público-alvo. Na opinião do palestrante, é importante se atentar ao que você faz de melhor para que o diferencial da marca seja destacado ao longo da trajetória de marketing digital.

“O consumidor se torna um seguidor em algum momento, porque é útil para ele, e de tanto ver esse conteúdo ele vai lembrar de nós, se tornando um lead e marcando uma reunião. Se der o match, o santo bater, esse lead vai virar cliente”, disse.

Ele prosseguiu: “E esse funil deveria ser bem mais afunilado, porque buscamos os melhores clientes, e não quantidade. Queremos cuidar de cada um com carinho”, comentou.

Jornada do cliente e proatividade para o marketing no comércio exterior

Outro aspecto comentado por Vieira foi sobre as dores dos clientes que procuram sua empresa. Segundo ele, para muitas empresas existe a questão de que, muitas vezes, as nuances do comércio exterior não são devidamente compreendidas. 

Por isso, é necessário ter uma individualidade maior no trato com cada companhia, extraindo assim o melhor de marketing segundo suas características. Neste aspecto, compreender e estabelecer o melhor plano é fundamental.

Ele também citou o fato de que as empresas precisam ter proatividade e saber escutar os especialistas em marketing contratados para que as estratégias sejam efetivas e alcancem os resultados esperados.

“Quem terceiriza e abandona a estratégia continuará achando que marketing é coisa de outro mundo”, refletiu.

Ele acrescentou: “Claro que tem coisas complicadas que você não precisa se preocupar, pois é o nosso trabalho, mas estamos nos comunicando por sua empresa, o que é muito sério, tanto quanto fazer um despacho aduaneiro.”

Quer compreender mais? Acesse a plataforma exclusiva da Intermodal e veja a apresentação completa de Vieira, além de todos os outros conteúdos do evento!