Grandes expectativas para o futuro do setor ferroviário de transporte de cargas e passageiros no país marcaram a 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos, encerrada nesta quinta-feira, 02. O evento aconteceu simultaneamente à Intermodal South America, no São Paulo Expo, na capital paulista. 

O clima de otimismo entre os players do setor foi refletido nos corredores lotados do evento e nos diversos painéis de debate apresentados no Congresso NT Expo. Com foco em projetos que impactarão na eficiência do transporte de cargas e de passageiros sobre trilhos, o setor ferroviário vive momento de grande dinamismo e interação entre as esferas do poder público e da iniciativa privada. Presentes ao evento, as 200 marcas expositoras trouxeram soluções state-of-the-art em equipamentos, tecnologia e serviços para todos os elos da cadeia de distribuição que envolvem o modal. 

“A edição de 2023 da NT Expo está excelente. É possível ver uma grande participação de um público qualificado de compradores e fornecedores, o que eleva a feira de negócios ao seu princípio básico de fortalecer as relações entre os atores do nosso setor para a geração de negócios no futuro”, disse a diretora de Relações com o Governo, Marketing e Comunicação da Wabtec, Marcia Gomes, que ainda brincou sobre a ideia de iniciar os contatos no evento para colher novos negócios no futuro. “A NT Expo não é uma corrida de 100 metros e, sim, uma maratona”, concluiu. 

A Wabtec, empresa do segmento de equipamentos, locomotivas, sistemas, soluções digitais e serviços para o transporte ferroviário, aproveitou a NT Expo para destacar a nova solução da empresa de inspeção automatizada de locomotivas e vagões por meio de sistemas de detecção acústica, vibratória e sensores de visão infravermelha (temperatura). A solução KinetiX traz uma tecnologia de análise preditiva de problemas, o que aumenta a produtividade, uma vez que evita, por exemplo, a paralisação do material rodante. 

O gerente executivo de Operações da Loram, Brás Senra, comentou que, neste ano, a intenção da empresa foi o reposicionamento da marca como fornecedora de serviços de manutenção ferroviária. Para exemplificar o direcionamento da Loram neste sentido, ele citou o contrato firmado com a Rumo Logística para a locação, operação e manutenção de um modelo de esmerilhadora de trilho que deve ser iniciado em agosto deste ano e a parceria com a empresa Holland para o fornecimento de aplicações personalizadas de solda em campo. 

“Tivemos a oportunidade de rever muitos clientes nestes três dias e o aquecimento do setor ferroviário está abrindo muitas possibilidades de novos negócios, o que pode ser visto pelo público de diferentes regiões que está visitando o evento”, afirmou Senra.

A oportunidade para encontrar os principais clientes e a maior diversidade de expositores neste ano foram dois aspectos comentados pelo diretor presidente da Cavan, Guilherme de Godoy Pereira, e o Business Unit Head da Marcopolo, Petras Santos. A Cavan, que é fabricante de dormente de concreto, participa da NT Expo desde 2010 e, segundo Pereira, a edição de 2023 já é considerada pela empresa como a melhor. 

O executivo da Marcopolo destacou a evolução do evento com uma ampla seleção de expositores com soluções diferentes para o setor ferroviário. “A NT Expo é uma impulsionadora importante para os players do mercado ferroviário”, comentou Santos. A Marcopolo Rail trouxe para o seu estande um modelo em tamanho real do veículo Prosper nas configurações urbana e intercidades. O Prosper tem fabricação 100% nacional e já foi negociado para a Empresa de los Ferrocarriles del Estado, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do Chile. No Brasil, uma unidade do veículo na formatação VLT já está implantada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. 

“A NT Expo – Negócios nos Trilhos foi um sucesso de público. Os três dias de evento comprovaram como o mercado ferroviário no Brasil está aquecido com as possibilidades de expansão do modal anunciadas para o transporte de cargas e de passageiros. Os expositores encerram a participação em mais uma edição do evento animados com as oportunidades de relacionamento e a qualificação do público visitante”, afirmou o diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets, Hermano Pinto Jr. A data da próxima edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos será anunciada em breve. 

A experiência internacional sobre os trens regionais 

A volta dos trens regionais de passageiros segue em pauta no Congresso NT Expo, principal atração da 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos. O assunto gera expectativas entre os players do setor ferroviário, que enxergam o potencial de expansão deste tipo de modal de transporte no país. Com o objetivo de saber mais sobre as experiências internacionais bem sucedidas de implantação de trens de passageiros, o painel  “Trens regionais como solução de integração e mobilidade” aconteceu no último dia de evento. 

“Vamos estudar os trens regionais”, disse o representante da Asociación Latino-Americana de Ferrocarriles (ALAF), Jean Pejo. Ele falou sobre o desafio de restabelecer a operação de trens regionais de passageiros no Brasil, uma vez que será necessário começar praticamente do ponto zero. “São mais de 20 anos que não temos esse tipo de transporte” lembrou Pejo.

Outro ponto alertado pelo representante da ALAF foi a ideia que os trens regionais precisam também ser pensados para cidades com populações menores e para o transporte regional de cargas. “O Brasil não é constituído apenas por regiões metropolitanas. Temos ampla capacidade para expandir os trens regionais para cidades menores”, disse ele. 

Neste sentido, o vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Massimo Giavina, afirmou que a indústria ferroviária do Brasil tem total capacidade para a fabricação 100% nacional de trens regionais e de realizar a modernização de trens antigos, possibilitando uma sobrevida de mais de 30 anos.  

Já o secretário geral da Asociación Latino-Americana de Ferrocarriles (ALAF), José Villafañe, falou sobre a experiência em Buenos Aires, na Argentina, que desde 2006 passou a recuperar o sistema ferroviário do país com foco primeiro nos trens urbanos de passageiros e depois nos trens regionais. “Parecia apenas um sonho essa ideia de colocar em funcionamento outra vez os trens regionais. Mas, hoje, temos cerca de 75% da rede de trens regionais recuperada com linhas em Mar del Plata e Playa Blanca, por exemplo”, concluiu.