Se você acompanha as notícias e novidades sobre o mundo digital, certamente já ouviu falar sobre o metaverso, não é mesmo? 

Esse tipo de ambiente ganhou notoriedade, principalmente após Mark Zuckerberg anunciar que a Meta (antigo Facebook) está investindo na área.

Estima-se que o metaverso proporcione mudanças profundas na forma como as pessoas usam a internet, se relacionam e trabalham. No campo da logística, também devem surgir novidades.

Conversamos sobre esse tema com Cláudio Carvajal, coordenador acadêmico dos cursos de Administração, Gestão de TI e Marketing Digital do Centro Universitário FIAP. Veja, a seguir, as projeções que o especialista faz sobre o metaverso aplicado à logística.

Metaverso: entenda de uma vez por todas esse novo mundo

Carvajal explica que o metaverso é um mundo virtual no qual as pessoas poderão ter uma experiência cada vez mais próxima a dos ambientes reais.

“As novas tecnologias permitem criar ambientes incríveis, integrando a realidade virtual e a realidade aumentada. Com isso, as pessoas poderão ter uma vida virtual na qual consumirão cada vez mais serviços, produtos, entretenimento etc”, comenta o professor.

Ainda segundo Carvajal, a evolução da internet para o metaverso deve trazer o autêntico conceito do phygital (PHYsical + diGITAL) para o mercado: a integração do mundo real com o mundo virtual. 

A relação entre as compras no metaverso e as demandas offline

Conforme explicado por Carvajal, a experiência de compra dos consumidores é cada vez mais phygital, ou seja, é resultado da convergência entre as realidades digital e física.

O professor exemplifica: “Uma pessoa pensa em comprar um tênis. Ela faz uma busca na internet para conhecer os modelos, cores, preços etc. Ela pode comprar pela internet mesmo ou pode deixar para comprar numa loja física. Chegando na loja física, ela já teve tempo para decidir qual tênis comprar baseado nas informações que ela consultou anteriormente”.

Ele acredita que, com a popularização do metaverso, esse tipo de experiência seja ainda mais frequente. 

“As pessoas serão impactadas pelas empresas enquanto estiverem no ambiente virtual de um jogo ou de uma plataforma de streaming  recebendo informações de produtos e serviços”, comenta Carvajal.

Last mile no metaverso: oportunidade para as empresas encantarem os clientes

O last mile, ou última milha, é considerado por muitos operadores logísticos como o processo mais importante do supply chain. Afinal, é nesse momento que o cliente recebe o seu pedido em mãos e tem um contato real com o produto.

Carvajal acredita que o last mile é a “hora da verdade”, um momento muito importante na jornada de compra, mas que até agora era pouco explorado pelas marcas.

Em suas próprias palavras: “Normalmente, as marcas não estavam próximas do cliente nesse momento, mas, com o metaverso, isso pode mudar. Através da realidade aumentada, é possível trazer uma experiência que encante o consumidor”.

Outras aplicações práticas da logística no metaverso

Melhorar a experiência do consumidor no last mile não é a única aplicação do universo da logística no metaverso.

Carvajal destaca que a área logística está passando por uma verdadeira revolução já há algum tempo, quando os e-commerces e marketplaces começaram a ganhar mais espaço. 

Com a pandemia da covid-19, essas mudanças se tornaram ainda mais evidentes. Nesse sentido, Carvajal opina: 

“As empresas que atuam com lojas físicas precisam se reinventar, trazendo a realidade do metaverso para seus negócios, o que inclui repensar sua estratégia de cadeias logísticas, operadores, otimização e trade-offs logísticos”.

Na visão do especialista, conforme o metaverso avançar e passar a ser utilizado por grande parte da população, as empresas terão que se adaptar a essa nova realidade. O campo logística tem muito a explorar e quem fizer isso antes sairá na frente da concorrência.

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