O transporte de cargas ferroviário desempenha um papel fundamental na economia global, permitindo o movimento eficiente e seguro de mercadorias em larga escala. 

Para garantir a qualidade e a eficácia desse processo, muitas empresas adotam uma abordagem sistemática de melhoria contínua, o método PDCA. Você já ouviu falar nele?

Para entender o que é e como aplicar o método, conversamos com João Camilo Antunes Netto, diretor técnico, consultor e auditor da PDCA Gestão Sustentável. Acompanhe!

O que é e quais são as fases do método PDCA?

As letras da sigla PDCA têm significados em inglês que, em tradução livre, são interpretados como:

  • Plan: planejar
  • Do: fazer
  • Check: verificar
  • Act: agir

De acordo com João Camilo Antunes Netto, o método preconiza quatro questões importantes. 

Planejar antes de fazer, fazer conforme o planejado, verificar/checar se o que foi feito está conforme o planejado e agir, ou seja, tomar ações para corrigir ou melhorar o processo, consequentemente podendo gerar alterações (melhoria contínua)”, explica ele. 

O método PDCA, inclusive, é utilizado como base para as conhecidas normas de gestão ISO (International Organization for Standardization).

“Esta metodologia norteia as normas ISO de sistemas de gestão, como a ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (ambiental), ISO 45001 (saúde e segurança), estimulando assim o planejamento de todas as ações dos processos das organizações”, destaca o especialista.

Os principais objetivos e benefícios da implementação do Método PDCA no setor ferroviário de transporte de cargas

Segundo Antunes Netto, o principal objetivo da metodologia PDCA em qualquer processo, incluindo o de transporte de cargas ferroviárias, é aumentar a previsibilidade do que será feito. 

“Assim, reduz-se a possibilidade de falhas durante a execução das atividades de carregamento, transporte e descarga”, ressalta o entrevistado.

Se todos os processos do transporte ferroviário fossem norteados pela metodologia PDCA, as mudanças seriam visíveis e significativas, com destaque para: 

  • Aumento da probabilidade do cumprimento do tempo de viagem;
  • Economia no consumo de combustíveis;
  • Redução das quebras de equipamentos (PDCA no processo de manutenção);
  • Aumento das competências das pessoas envolvidas nos processos.

“Resumindo, o método PDCA busca o aumento da eficácia dos processos, orientando a empresa a buscar a melhoria contínua”, sintetiza o especialista. 

Processos que podem ser melhorados por meio da aplicação do Método PDCA no transporte ferroviário de cargas

O auditor e consultor também cita os processos típicos que podem ser melhorados com a aplicação do método PDCA no transporte ferroviário de cargas.

Em tese todos os processos podem ser melhorados, como, por exemplo: carregamento (plano de carga) e descarregamento (plano de descarga) de composições, planejamento de viagens e manutenção preventiva e corretiva de equipamentos”, enumera ele.

Os desafios enfrentados pelas empresas ferroviárias ao adotar o Método PDCA e como superá-los

De acordo com nosso convidado, o principal desafio da implantação de uma nova metodologia de trabalho é a “vontade de querer fazer e aceitar fazer diferente do que se fazia”.

“É necessário conscientizar, treinar as pessoas e, principalmente, demonstrar os ganhos que a metodologia trará no médio e longo prazo”, orienta.

Ele acrescenta que, quando se implementa um modelo de gestão baseado no ciclo PDCA, é preciso adotar a própria metodologia durante a implantação. 

“ Ou seja:  P – planejar a implantação (definição de padrões, métodos, treinamentos necessários), D –  fazer conforme o planejado, C – verificar, auditar e monitorar todo o processo de implantação e A – tomar ações sobre os processos em relação aos resultados alcançados”.

Empresas ferroviárias que obtiveram sucesso ao aplicar o Método PDCA e seu impacto na eficiência e qualidade do serviço

No início dos anos 2000, Antunes Netto trabalhou com a MRS Logística. Na época, a empresa estava iniciando sua  implantação do modelo PDCA. 

“Ao longo de dois anos, obtiveram resultados positivos. Fizemos um trabalho de treinamento e implantação da metodologia MASP – Método de Análise e Solução de Problemas”, relata.

“[O método MASP] utiliza o conceito de planejar, fazer conforme o planejado, verificar e tomar ações. Desenvolvemos trabalhos nas áreas de manutenção, treinamento de maquinistas e acompanhamento operacional”, finaliza o entrevistado.

Continue por aqui! Leia agora nosso conteúdo sobre as perspectivas para o transporte ferroviário brasileiro.