A melhora da mobilidade urbana nas cidades transforma a vida dos cidadãos, trazendo mais comodidade, agilidade e eficiência. Com base nessa premissa foram desenvolvidas obras do projeto de expansão do Metrô de Salvador, na Bahia.

Docente do curso Técnico em Logística do Senac EAD, Cristiane Janaina Duso conversou conosco sobre o tema.

Ela apontou quais foram as melhorias implementadas no metrô da capital baiana e apresentou a sua visão como especialista em logística.

Veja as opiniões da especialista abaixo!

As principais obras realizadas no Metrô de Salvador

Janaina Duso nos explicou que uma das principais obras realizadas no Metrô de Salvador foi a inclusão do Tramo III. 

Ela aponta que a inclusão do novo trecho fará com que o Metrô de Salvador tenha a segunda maior malha metroviária do País. 

Além disso, na estação de Águas Claras, será inaugurada a nova Rodoviária de Salvador. No local, haverá a integração do metrô com ônibus urbanos e metropolitanos.

“O novo trecho terá 5,5 km de extensão. Outras obras realizadas foram as novas estações de metrô, totalizando 22. Com a finalização da obra da Estação Rodoviária, cada modal estará numa ponta de cada uma das duas linhas de metrô”, diz ela.

Recarga de cartão pelo WhatsApp: mais uma novidade do Metrô de Salvador

Segundo Duso, além das novidades na linha metroviária, a empresa CCR BA, responsável pelas obras, inovou também ao implementar o serviço de recarga de cartões de integração pelo WhatsApp. A professora explica:

“Para que seja efetuada a recarga, o usuário deverá primeiramente inserir o número na sua agenda de contatos para que possa fazer uso do serviço. Após a inserção do número, ele deverá enviar uma mensagem e receberá automaticamente uma resposta.”

Ela prossegue: “O passageiro precisará ter o número do cartão para informar na sua conversa, informar o valor que irá recarregar e após fazer um PIX. Para a efetivação do crédito, é necessário passar pelas catracas quando usar o cartão pela primeira vez.”

A docente do Senac EAD também destaca que Salvador é uma das primeiras cidades brasileiras a implementar essa novidade.

A importância do Metrô de Salvador 

No entendimento de Janaina, as obras no Metrô de Salvador têm grande importância para o transporte de pessoas na capital baiana e arredores. 

“A partir do momento que o Tramo III entrar em operação, promoverá uma grande integração entre os modais da cidade de Salvador e seus arredores. Isso trará muito mais qualidade e agilidade para as pessoas que usam o transporte público local”, opina a professora.

Ela lembra que as obras do Metrô III já foram concluídas e serão entregues em março de 2023. Nos próximos meses, portanto, serão realizados ajustes e testes, assim como o desenvolvimento da comunicação visual das estações.

Aproveite e leia agora o nosso sobre a mobilidade urbana e investimentos no transporte de cargas como prioridades do setor ferroviário para 2023!

O tema transporte de passageiros terá uma trilha especial no Congresso da NT Expo. Participe da NT Expo 2023 – Negócios nos Trilhos, o principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina, de 28 de Fevereiro a 2 de Março, no São Paulo Expo. Faça sua inscrição gratuita!