O Minutos Corporativos recebe Hermano Pinto Jr. Ele é diretor da Intermodal e vai nos contar sobre a nova plataforma de negócios integrados das cadeias logística, de comércio exterior e transporte de cargas. Ele também vai nos esclarecer mais sobre o novo posicionamento da marca Intermodal.
Intermodal: Quais as razões que levaram a Informa Markets, maior promotora e organizadora de eventos do mundo, a investir na transformação digital de seus negócios, em especial no Brasil?
Hermano Pinto: “Desde 2019 já existe uma evolução do mercado em termos de eventos e feiras. Tanto que a Informa alterou seu nome de Informa Exhibitions para Informa Markets justamente olhando para o mercado de forma mais ampla, e não apenas na parte de exposições e congressos.
Esse pensamento já tinha sido estabelecido muito antes da pandemia, vinha desde o início de 2019, e o que aconteceu com a eclosão da pandemia em 2020 foi uma aceleração desse processo. Esse processo já havia sido pensado em termos de transformação no formato de relacionamento com o mercado, e se acelerou com a implementação de novas tecnologias, plataformas, modos de pensar e equipes sendo repensadas na sua forma de atuação.
Toda essa transformação está muito associada ao momento que passava já o mercado com essa percepção, e que acabou sendo acelerado pelo distanciamento trazido pela pandemia, quando a digitalização dos meios de comunicação se tornou fundamental e cresceu de forma sem precedentes.
A gente pega as plataformas que utilizamos normalmente, e vemos o quanto elas cresceram de 2020 para cá. E esse pensamento de planejamento foi apenas acelerado, mas já havia sido feito um passo a passo e pensamento estratégico de como seria feito anteriormente.”
Intermodal: Em 2020 a Informa Markets Brasil teve mais de 20 semanas digitais, 60 webinars e 300 transmissões ao vivo ao longo do ano. Quais fatores você atribuiria para o sucesso desta transição?
Hermano Pinto: “Além de uma grande capacidade de reação de todos nós, da equipe, dos parceiros externos e internos, que conseguiram de uma forma muito rápida construir tudo isso que você falou, pois imagina, 300 transmissão em todo o ano são mais de uma por dia, se descontarmos finais de semana e feriados.
Então essa foi uma capacidade de reação muito forte que a Informa e seus parceiros conseguiram mostrar. Por outro lado, eu acho que também passa por uma questão de um aprendizado muito forte. Eu acho que nós nos abrimos de uma forma inequívoca para todas as questões que estavam sendo colocadas em termos de mercado, de soluções de marketing e transformações de plataforma para buscar o que fosse mais adequado para o momento que a gente passava.
E fomos adaptando isso paulatinamente. Então o ano de 2020 foi de muitas realizações e muitos testes. A gente testou, verificou a aderência do mercado, questões de horário, conteúdo, palestrantes, formatos, e esses são elementos importantes no momento de transformação: que você tenha a capacidade de criar, de testar e de corrigir, de atuar em cima de erros eventualmente cometidos, para que você possa efetivamente depois acertar de uma forma mais abrangente.
Esse é o processo no qual a gente acreditou muito, e criamos toda uma estrutura dentro da metodologia ágil de mercado, formando squads, trabalhando com modelos scrum, para ficarmos pensando efetivamente o que fazer melhor, reunindo cada vez mais as equipes, ampliando a comunicação. Foram todos elementos importantes e aprendizados que tivemos ao longo de 2020.”
Intermodal: Entre os produtos que adotam uma presença digital mais forte e assumem um novo posicionamento de mercado, está a Intermodal, conhecida como a maior feira de negócios da América Latina para o setor logístico, de comércio de cargas e comércio exterior. O que muda com essa estratégia?
Hermano Pinto: “Eu acho que a palavra central é que estamos deixando de ser um evento que acontece naquela data específica, nos transformando em uma grande plataforma de negócios ampla e abrangente para todo o setor logístico, acho que esse é o grande ponto de transformação.
Além da questão da feira em si, que é muito importante, nós fizemos várias pesquisas nesse período, conversamos com o mercado, e o setor da logística demanda um grande relacionamento, portanto o evento físico para ele é fundamental. Mas buscamos oferecer soluções exclusivas de marketing para favorecer esse networking e a geração de negócios.
Então esse trabalho todo é um processo contínuo onde estamos transformando a Intermodal em uma plataforma de negócios para o setor logístico. E claro, estamos usando todo o conhecimento de mercado de mais de 25 anos de trabalho junto ao setor logístico, verificando as tendências da intralogística e do transporte de cargas, o comércio exterior, a tecnologia embarcada, tudo o que é fundamental para que o setor logístico se torna cada vez mais eficiente, mais ágil, tivemos recente a questão do canal de Suez, e o setor logístico preciso se reorganizar.
Nós vimos como o setor sofreu num primeiro momento, mas logo se rearranjou, buscando novas formas de trabalho. Estamos vendo também muitas questões da falta de insumos, e o setor logístico está buscando maneiras de atender o mercado de forma mais plena, e tudo isso é o que chamamos do desenvolvimento de uma grande plataforma do setor logístico, e isso é o que temos feito efetivamente.
Estamos buscando soluções estratégicas para os clientes e soluções que são customizadas de forma muito específica e dedicada para cada um que chegue até nós e fale ‘é isso que precisamos’, vamos lá, pensamos, pesquisamos, montamos uma solução que é customizada. E é isso o que chamamos de plataforma: temos um grande menu de soluções, mas também opções customizadas dentro desse processo da plataforma de negócios.”
Intermodal: Quais inovações e vantagens competitivas a plataforma da Intermodal traz para o mercado?
Hermano Pinto: “Eu acho que o principal ganho está na flexibilidade que a multicanalidade traz. A multicanalidade basicamente é quando você começa a conversar por diversos canais, não especificamente um ou dois, mas vários.
Então abrimos o canal das redes sociais, o canal de mídia, o canal da feira, de conteúdos, de cursos, e assim vai. Então temos uma série de canais de comunicação, de veiculação de informações, de troca de conhecimento, de percepção de produtos, uma série de opções no cardápio mas que também podem ser customizadas para setores específicos.
Recentemente estávamos falando sobre a cadeia farmacêutica, que é fundamental nesse momento, onde a saúde tem uma preponderância muito forte. E sabemos que a cadeia farmacêutica é extremamente profissionalizada. Ela conta com transporte de cadeia fria, parte de verificação do encaminhamento, a última milha sendo feito de forma muito dedicada e atenciosa para evitar problemas de furtos, roubos, e outras coisas que podem acontecer.
E vimos nesse processo de trabalho, junto com a cadeia de logística para a indústria farmacêutica, que muitas inovações foram desenvolvidas. E nós também temos oferecido aos nossos clientes justamente essa inovação que tem sido embarcada cada vez mais fortemente.
Então tanto empresas, quanto profissionais do setor e stakeholders, contratantes e clientes, têm sido muito ouvidos e considerados em todas essas ofertas multicanais que temos trazido para o mercado. E principalmente: temos observado os movimentos e tendências que acontecem lá fora. A Informa é uma empresa internacional, sendo a principal empresa de negócios de marketing B2B, sejam eventos, congressos e assim por diante, temos áreas de consultoria de inteligência lá fora que também utilizamos muito fortemente.
Então toda essa experiência internacional junto com nossa capacidade local, nossa rede de clientes do Brasil e da América Latina, tudo isso é congregado dentro de um grande pensamento para que possamos estabelecer e oferecer para o mercado uma solução efetivamente assertiva para os problemas e desafios de hoje.
Acho que essa é uma grande contribuição e uma das grandes vantagens competitivas que as inovações que a Informa está realizando para a Intermodal trazem para o mercado como um todo.”
Intermodal: Entre diversas soluções oferecidas, como você acaba de citar, quais outras se destacam, e quais são seus diferenciais?
Hermano Pinto: “Nós temos hoje uma plataforma com várias coisas acontecendo, então vamos chamar de Intermodal Xperience, por exemplo, onde fazemos grandes eventos e trocas de informações voltadas para o mercado logístico em seus vários subsegmentos.
Então nós temos a capacidade dentro da plataforma Intermodal Xperience de criar comunidades específicas, como para cadeia logística farmacêutica como falamos anteriormente, ou inovação intralogística para armazéns de pequeno porte e centros de distribuição de alimentos.
Então temos vários elementos que tratamos dentro dessa plataforma para poder abordar essas temáticas de forma mais profunda e assertiva para os nossos clientes. Temos conversas para sentir o mercado, como o Papo em Movimento, a logística está sempre em movimento, de pessoas, de cargas, de tudo, pois a logística trabalha com o todo.
Então aqui dentro nós entendemos a logística como mobilidade e transportes. É uma questão toda integrada, onde nós temos essa conectividade das coisas. E nós trazemos a tecnologia embarcada, as inovações, as ideias que chegam de fora como falei anteriormente, e no Papo em Movimento nossa ideia é trazer toda essa inovação para o mercado.
E claro, nós temos webinars, cursos específicos para o mercado, falar de como funciona o armazém automatizado com tecnologia 5G e IoT, fazer um deep dive e uma inserção para entender o que é necessário. Claro que não é necessário para todos, é de nicho, mas que alguns podem se preparar, ver que é uma boa ideia para o futuro.
E claro, a Intermodal South America, que é nosso grande evento que seguiremos realizando de forma cada vez mais forte e ampliada com todas as experiências. Nós ampliamos a experiência digital, trazendo as jornadas e tours virtuais de algumas empresas, fizemos como um primeiro exercício mas que pode ir mais além.
Fizemos com o Mercado Livre, onde entramos para mostrar como funciona o armazém, a entrega, a intralogística, as muitas mercadorias que passa lá por segunda, e tudo isso é muito interessante para que empresas de qualquer porte possam tirar exemplos táticos, e essa também é uma missão dos nossos produtos.
Quando falamos de soluções diferenciadas que podemos oferecer para todo o mercado da logística, trazer experiências de mercado reais e soluções que estão sendo implementadas com grande sucesso. Aqui no Brasil nós temos excelentes casos de sucesso, e isso também é algo que estamos trazendo em nossas jornadas e tours virtuais.
Acho que toda essa transformação de evento físicos, digitais e híbridos, onde há a conjunção dos dois, a forma que abordamos para realizar o marketplace adequado, a conversa adequada entre parceiros de forma virtual, física ou híbrida, são soluções que estamos trazendo para nos diferenciar e trazer para nossos clientes a capacidade de cada vez mais se conectarem com o mercado como um todo.
E se conectar significa não apenas fazer o negócio em si, mas saber como tornar meu negócio mais eficiente, moderno e aderente aos desafios que estão aí. E não podemos esquecer dois outros produtos que temos e que são fundamentais no processo, que são o Minutos Corporativos, como esse, que é um papo rápido que pode trazer às vezes ideias simples mas que são a ‘eureca’, a lâmpada que acende, algo que você pensa ‘poxa, não tinha pensado nisso’. Então o Minutos Corporativos traz questões rápidas mas inovadoras e relevantes para uma parcela do mercado.
E temos os canais digitais, que são um aprofundamento de tudo o que conversamos, com conteúdo rico, infográficos, textos, estamos abertos a quem quiser submeter suas contribuições. É uma forma de formarmos uma grande biblioteca, uma Wikipedia da logística onde possamos efetivamente contribuir com essa informação.
Então nossos canais digitais passam muito por essa contribuição não só para a troca, mas para compartilhar o conhecimento e as experiências, assim por diante.”
Intermodal: Diante dessa nova realidade de combinação do físico e digital, podemos esperar cada vez mais eventos híbridos que integram tanto experiências digitais quanto presenciais?
Hermano Pinto: “Sem dúvidas. O potencial do digital está muito associado a dois grandes elementos: o alcance, já que você consegue alcançar qualquer pessoa em qualquer parte do mundo e a qualquer horário. Essa questão é fundamental e o digital traz fortemente.
Sabemos que, quando fazemos um evento como a Intermodal física, grande parte da concentração de pessoas que vão ao evento está na região de São Paulo, com cerca de 80 a 90%. E fizemos pesquisas nos nossos eventos digitais e vimos que há pessoas que estão mais longe do nosso ponto focal, que hoje é São Paulo, e percebemos que naqueles eventos digitais mais de 50% dos participantes estavam por exemplo no Norte e Nordeste do Brasil.
Então esse já é um indicativo que o alcance é fundamental, é um grande ganho que temos para trazer através do digital. O segundo pilar é a possibilidade que o digital traz de oferecer conteúdos e elementos que estão muito longe de nós, mas que em algum formato, seja em tour virtual ou conversa, ou mesmo reunião de negócios virtual ou híbrido, você pode tratar com pessoas que talvez você talvez não poderia encontrar, porque efetivamente quando o evento é simplesmente você tem algumas restrições básicas, seja pela mobilidade da pessoa, seja para trazer produtos, o custo para uma feira física também é considerado.
E são elementos que o digital permite, no alcance, abrangência, elementos que você possa querer conhecer, são coisas muito importantes para nós quando organizamos nossas ações híbridas. Queremos ter esse feedback do mercado, ‘seria legal trazer tal pessoa, conversar com a câmara de comércio da Mongólia’, então são elementos que conseguimos trazer.
E falei da câmara de comércio pois, conversando com consulados, verificamos que eles podem trazer trinta ou quarenta empresas para o país de forma física. E no formato digital isso pode ser ampliado para trezentos.
Então podemos ter o ambiente físico onde essas trinta ou quarenta estarão lá, mas criamos em paralelo um ambiente digital onde essas trezentas empresas que sigam no seu país de origem terão seu espaço de pitching, de expor suas ideias, conhecer pessoas que estão em nosso evento. É uma possibilidade gigante que a gente enxerga, e eu acredito que o formato híbrido veio para ficar.”
Intermodal: Se você pudesse conversar com alguém na sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional, com quem seria?
Hermano Pinto: “Nesse ano eu já tive uma oportunidade muito legal em que pude conversar dentro de um evento de tecnologia para o agronegócio com o ex-ministro Alysson Paolinelli, que é criador da Embrapa, hoje candidato a ser prêmio Nobel da Paz, e sempre tive muito orgulho por tudo o que ele fez para alçar a grande produtividade e a capacidade que a agricultura brasileira demonstrou para o mundo.
E quem me conhece sabe que eu gosto de tecnologia, sou engenheiro, fiz física para estudar astrofísica. Então outra pessoa que eu teria muita vontade de conhecer seria o Einstein, para falar sobre o que eu acho sobre a teoria da relatividade, sobre a questão da velocidade da luz ser o limite, sobre formas de transmitir a matéria e a energia. Seria muito interessante.”