O economista Pedro Brito, ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque em diversos setores e instituições. Um marco significativo em sua trajetória foi em 2007, quando assumiu a posição de ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos, consolidando-se como uma figura de referência no setor portuário. Atualmente, Brito ocupa o cargo de diretor-presidente de portos na CSN e tem como uma das suas responsabilidades, a gestão do terminal portuário Sepetiba Tecon. 

O Sepetiba Tecon acumula feitos inéditos no mercado portuário. Pode nos falar mais sobre esse histórico e nos contar sobre a última conquista?

Certamente! O Sepetiba Tecon foi o primeiro terminal a possuir o maior calado, com 15,40 metros, da Costa Leste da América do Sul. Fomos um dos pioneiros no Brasil ao obter autorização para receber navios da classe New Panamax. Recentemente, alcançamos mais um marco histórico: nos tornamos o primeiro terminal do estado do Rio de Janeiro a receber um navio dessa classe, com 366 metros de comprimento e 51 metros de boca. Além disso, entre os portos brasileiros que receberam essa embarcação, o Sepetiba Tecon é o único com capacidade para operá-lo com um calado de até 15,40m. 

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Pedro Brito, Diretor-Presidente do Sepetiba Tecon

 

Como foi o processo para que o Sepetiba Tecon estivesse apto a receber os navios da classe New Panamax?

Nos últimos anos, investimos significativamente na melhoria e ampliação da nossa infraestrutura. Entre as obras, estão a dragagem e as alterações na sinalização náutica nas áreas de manobras, na bacia de evolução e berços do terminal. Além disso, realizamos simulações de manobras com a participação da Praticagem do Rio de Janeiro, no Maritime Institute of Technology and Graduate Studies – MITAGS, nos Estados Unidos, e estabelecemos rígidos parâmetros ambientais para serem seguidos a cada atracação.

A localização do terminal é um fator favorável para a atracação de navios de grande porte?

 Sem dúvida. O terminal possui um canal de acesso com águas protegidas pela Restinga de Marambaia, que, com seu relevo topográfico, separa as águas da Baía de Sepetiba das águas do Oceano Atlantico, tornando o mar calmo, seguro e abrigado contra intempéries e assoreamento. Essas condições criam um cenário propicio à navegação e atracação de navios de grande porte.

Sua localização geográfica também é um fator positivo. Estamos na região sudeste, próximo aos grandes importadores e exportadores e a apenas 12 horas de navegação do Porto de Santos, o que nos torna um importante ponto de conexão com os seus terminais. Além disso, o acesso ferroviário e rodoviário, este último distante dos centros urbanos, permite atender o volume previsto de contêineres para navios desse porte.

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Foto: Rodrigo Kunstmann

 

Nos últimos anos, a tendência dos armadores de navios tem se voltado cada vez mais para a utilização de navios da classe New Panamax. Quais são as vantagens dessa classe de navio?

A classe New Panamax foi criada e projetada para tirar proveito das dimensões ampliadas do Canal do Panamá após sua expansão em 2016. Com capacidade para transportar até 14.000 TEUs, esses navios permitem uma economia de escala significativa, reduzindo os custos operacionais por unidade de carga transportada. Além disso, são mais eficientes em termos de consumo de combustível e apresentam tecnologias avançadas que contribuem para menores emissões de poluentes, alinhando-se às crescentes demandas por sustentabilidade no setor marítimo. A adoção desses navios representa uma resposta estratégica às exigências do comércio global, que requer soluções logísticas mais eficazes e sustentáveis para suportar o aumento do fluxo de mercadorias.

 Quais são as expectativas para o futuro do terminal após esse marco histórico?

A atracação de um navio da classe New Panamax ratificou a importância do Porto de Itaguaí como ponto de conexão dos demais portos da costa brasileira. Além disso, solidificou a posição do Sepetiba Tecon como um dos mais importantes terminais de contêineres do país. Estamos confiantes que essa atracação foi a primeira de muitas e que essa conquista trará ainda mais desenvolvimento econômico para a região e para o estado do Rio de Janeiro.

Para saber mais sobre a atuação do Sepetiba Tecon, acesse: https://www.linkedin.com/company/sepetiba-tecon-sa/