Em 2018, a Ypê – líder no segmento de produtos de limpeza e higiene no Brasil – iniciou um planejamento estratégico de sete anos que, entre outras iniciativas, resultou em um dos Centros de Distribuição mais modernos da América Latina. O diretor de Operações Logísticas da empresa, Iclacir Mascarello, esteve na 28ª edição da Intermodal South America para dar mais detalhes do funcionamento dessa estrutura pioneira.

Segundo o executivo, o CD de Amparo, no interior de São Paulo, tem operação quase 100% autônoma, com apenas o carregamento dos caminhões ainda dependentes da força de trabalho humana. A estrutura usa da chamada “tecnologia 4.0”, que integra o que há de mais moderno em robótica, inteligência artificial e big data para otimizar processos, automatizar a armazenagem e o transporte e ainda reduzir os desperdícios.

Isso inclui equipamentos como transelevadores para abastecer o armazém vertical, um processo de montagem dos pallets por robôs com comando de voz, e ainda um help desk com suporte 24 horas pós-venda. Ainda assim, segundo Iclacir Mascarello, a parte mais importante do projeto é o envolvimento e a tomada de decisão humana.

“Todas essas tecnologias favorecem o recebimento de pedidos com mais antecedência, o pré-armazenamento dentro do próprio centro de distribuição. Mas a dificuldade de execução desse projeto é muito grande, e para conseguirmos faturar todos os dias sem deixar o cliente desabastecido, entregando 2 milhões de toneladas por ano, a força e a inteligência humana são imprescindíveis. Tivemos o envolvimento irrestrito de todas as áreas da empresa, além de vários dos nossos fornecedores que também demonstraram interesse em conhecer e ajudar na implementação do CD. Sem isso, com certeza teríamos tropeçado no meio do caminho”, lembrou Mascarello.

Funcionários e robôs dividem protagonismo em Centro de Distribuição

A Ypê foi fundada em 1950, originalmente para produzir sabão em barra. Atualmente, a empresa tem 58% de participação de mercado nesse produto, além de 51% detergente lava louças. No total, a companhia fabrica mais de 400 produtos em 20 categorias, e eles estão presentes nas prateleiras de mais de 10 países na América Latina, Ásia e África.

Durante o painel “Case Ypê: Centro de Distribuição 4.0” que aconteceu no Interlog Summit da Intermodal South America, o diretor de Operações Logísticas da empresa explicou que o novo CD foi equipado em parceria com a empresa italiana Elettric80 SpA, detentora da tecnologia, e a montagem aconteceu durante o período da pandemia, com parte do time atuando de forma remota – e tudo isso se tratando de um projeto sigiloso.

Para que o processo fosse bem-sucedido, também foi necessário muito cuidado com as pessoas, com gestão de talentos e promoções e sem nenhum desligamento de funcionário devido ao projeto. O time ainda teve capacitação para a “revolução industrial 4.0” e um programa de idiomas para aprender inglês e espanhol. De acordo com Iclacir Mascarello, qualquer empresa precisa ter atenção a esses pontos para conseguir sobreviver e ter destaque no mercado em 2024.

“O objetivo do projdigital.intermodal.com.br/intralogistica/armazem-40-automacao-iot-e-inteligencia-artificialeto foi a melhora do nível de serviço aos clientes e também da nossa produtividade, e o resultado foi um espaço de 50 mil m² de área construída, abrigando mais de 300 funcionários e movimentando cerca de 500 a 600 carretas todos os dias, entre recebimento e expedição. Na Ypê, somos provocados todos os dias a encontrar formas de evoluir, e a transformação do CD foi disruptiva. Sem ela, não teríamos conseguido sobreviver”, explicou o executivo.

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