Na década de 1960 o Brasil transportava cerca de 89 milhões de passageiros por ano em linhas interurbanas metroferroviárias. Hoje, esse número está reduzido a 1,3 milhão.

Tal fato se dá  por conta da desmobilização das conexões ferroviárias que ocorreu no país no decorrer dos anos. Porém, a sociedade, assim como alguns setores da indústria e do poder público estão se mobilizando para a volta do mercado no Brasil.

Aroldo Cesar de Miranda, pesquisador e docente da área de Logística e Gestão de Negócios do Senac São Paulo entende bem do assunto. 

Ele compartilhou conosco os seus conhecimentos, para que possamos compreender o cenário do transporte de passageiros ferroviários. Acompanhe!

O atual cenário de transporte de passageiros metroferroviários

No Brasil, apenas oito cidades apresentam sistemas de trânsito rápido ferroviário urbano. São elas: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Diante disso, Miranda comenta: “Atualmente, a maioria das capitais brasileiras não possuem a prestação de serviço de transporte de passageiros sobre trilhos.”

Ele prossegue: “No entanto, esse é o melhor modelo de transporte para grandes cidades, devido a sua capacidade de transportar um enorme volume de pessoas, que precisam se locomover diariamente para as suas atividades ocupacionais.”

Desafios para o crescimento do setor no Brasil

No entendimento de Miranda, o alto custo e a complexidade para construir e realizar a manutenção dos trilhos é o que mais desmotiva o investimento no setor metroferroviário.

“As principais dificuldades estão relacionadas ao grau de complexidade que é para os Estados conseguirem custear e, até mesmo, de poder oferecer uma prestação de serviço de qualidade, proporcionando uma tarifa acessível à população, devido ao alto investimento que este modelo de transporte exige”, opina o professor.

Por conta disso, o transporte rodoviário,quase sempre é mais incentivado e utilizado para a locomoção de passageiros de um ponto para outro.

Oportunidades que motivam o investimento no setor metroferroviário

De acordo com Miranda, as questões relacionadas à sustentabilidade e ao meio-ambiente são as maiores oportunidades que o setor metroferroviário tem para gerar investimentos. Ele observa:

“O metrô é um meio de transporte de massa que limita a emissão de gases poluentes por passageiro conduzido em comparação ao automóvel particular, por exemplo”.

Segundo ele, isso faz com que esse meio de transporte contribua diretamente para a proteção e a preservação ambiental. Dessa forma, há a possibilidade de que investimentos sejam direcionados para esse modelo de transporte no futuro.

Planos do Brasil para o futuro do transporte de passageiros metroferroviários

Questionado sobre os planos do Brasil para essa modalidade de transporte, Miranda citou um recente fórum realizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Segundo Miranda, o objetivo do evento foi apresentar as propostas das lideranças do setor para os candidatos à Presidência da República e aos Governos Estaduais.

Dessa forma, os postulantes que forem eleitos pelo povo estarão cientes das necessidades e poderão ter argumentos para investir no transporte metroferroviário.

“Posso concluir dizendo que o futuro do Brasil em relação a esse modelo de transporte deve ser priorizado pelos gestores. Trata-se de um ponto fundamental para o desenvolvimento urbano, no que diz respeito à mobilidade da população nas grandes metrópoles, como uma alternativa de transporte sustentável para o futuro”, finaliza o especialista.

Uma aposta para os próximos anos é que a autorregulação ferroviária possa fazer com que o setor se desenvolva em breve. Saiba mais em nosso e-book que trata sobre o tema!